segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENDOMETRIOSE INTESTINAL E SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Como bem sabemos, a endometriose pode acometer vários órgãos não ginecológicos, como por exemplo o intestino.


A Endometriose Intestinal geralmente é de difícil diagnóstico e, muitas vezes confundida com outra doença conhecida pela sigla de "SII" - Síndrome do Intestino Irritável.

Procurando compreender a relação e diferença entre ambas as doenças, encontrei um texto escrito por um médico americano, Dr. Michael D. Birnbaum, que esclarece bem este assunto. Vale a pena conferir:


"Quase todas as mulheres que vejo com Endometriose, em um momento ou outro, dizem ter a "síndrome de intestino irritável" ou um "cólon espástico" ou uma dúzia de outros termos freqüentemente usados para descrever os sintomas gastrointestinais para as quais não houve evidente diagnóstico.

As mulheres com endometriose têm frequentemente sintomas gastrointestinais e, até relativamente pouco tempo, estes sintomas foram atribuídos a uma SII (síndrome do intestino irritável), um "cólon espástico", ou para aqueles que como nós, conhece a endometriose, a real participação intestinal da doença em si.

Ao longo dos últimos anos, tornou-se cada vez mais evidente o envolvimento intestinal em muitas mulheres com endometriose. Em outras palavras, existem reais implantes de Endometriose sobre ou na parede intestinal. A literatura relata uma incidência de envolvimento intestinal variando de 3 a 34%, sendo a média de cerca de 12%. Com base em todos os números, um relatório no New England Journal of Medicine estima que 5% de todas as mulheres têm Endometriose intestinal.

A Endometriose Pélvica é geralmente (mas não sempre) limitada a pré-menopausa - aquelas mulheres com funcionamento dos ovários. A Endometriose Intestinal é diferente, pois não é raro que apareça em mulheres pós-menopáusicas.

De fato, quando uma mulher pós-menopáusica desenvolve Endometriose, quase sempre irá apresentar um envolvimento intestinal. Acreditavam, inicialmente, que essas mulheres tinham câncer de cólon ou de reto, pois 70% da Endometriose Intestinal envolve o cólon sigmóide ou reto.

Também pode aparecer em outras partes do intestino (em ordem decrescente de freqüência) como: apêndice, ceco (a primeira porção do intestino grosso), íleo (a última porção do intestino delgado), e, por último, o cólon transverso.

As mulheres com Endometriose intestinal muitas vezes apresentam sintomas, mas, na maioria dos casos, o diagnóstico correto não é feito. No intuito de diagnosticar a Endometriose intestinal, é necessário fazer as perguntas certas. Quando as boas questões são colocadas, o diagnóstico é fácil. O diagnóstico geralmente é feito pela história (da paciente), porque raios-X do intestino não mostram a doença e nem outros exames, como a colonoscopia. A Laparoscopia pode ou não demonstrar implantes na parede intestinal, mas o médico tem que saber onde procurar por eles. Os implantes da endometriose na parede do intestino não podem ser detectáveis exceto no momento da cirurgia abdominal aberta.

Diagnosticar a Endometriose intestinal é relativamente fácil. Uma mulher com Endometriose intestinal vai me dizer que ela tem significativos sintomas gastrointestinais que variam de acordo com seu ciclo menstrual. Os sintomas podem estar presentes apenas no momento do período menstrual ou podem estar presentes todos os meses e piorar durante a menstruação.

Os sintomas mais comuns incluem: perda de apetite, náuseas (vômitos, mas é raro), diarréia, aumento do gás, inchaço significativo, dor abdominal, dor nas evacuações, dor retal e nítida punhalada. Muitas mulheres também se queixam de obstipação, parece-me que variam de acordo com o ciclo menstrual. A anemia ferropriva pode também ser um indício da presença de Endometriose intestinal. A menstruação associada ao sangramento retal é diagnóstico de Endometriose intestinal.

Em muitos casos, é óbvio que a mulher tem Endometriose intestinal. Quando ela tem menstruação associada ao sangramento retal ou quando apresenta implantes visíveis de Endometriose no intestino (tanto para o intestino grosso ou intestino delgado) no momento da laparoscopia. No entanto, há um grupo considerável de mulheres que têm todos estes sintomas, mas que não têm sangramento retal e cujas superfícies do intestino parecem normais no momento da laparoscopia.

Estudos recentes têm mostrado que agora, ao invés de atribuir os sintomas gastrintestinais ocultos à Endometriose, há de fato uma anormalidade intestinal associada que é visto em mulheres com endometriose - anormalidades que não são encontradas em mulheres sem a doença.

Pesquisadores da Universidade Baylor, em Houston reuniram um grupo de mulheres com diagnóstico de Endometriose para estudar sua função intestinal. Eles notaram que as mulheres com endometriose freqüentemente queixam-se de dor abdominal crônica (não necessariamente limitada à pélvis), náuseas, vômitos, saciedade precoce, inchaço, distensão e alteração de hábitos intestinais. O estudo utilizou alguns testes bastante sofisticados, mas o que ele mostrou é que as mulheres com endometriose têm alteração significativa na ação muscular da parede intestinal. Este tipo de anomalia, muitas vezes com o aumento da freqüência de contrações dos músculos da parede intestinal, nunca foram observados em mulheres normais.

Curiosamente, eles também mostraram que as mulheres com endometriose tiveram hipoglicemia reativa e tolerância à glicose durante um teste. A taxa de açúcar no sangue caiu para um nível anormalmente baixo, embora com níveis normais de insulina. Isto poderia indicar que as mulheres com endometriose podem ser demasiadamente sensíveis às ações da insulina de tal forma que acabam com baixos níveis de açúcar no sangue para uma determinada quantidade de insulina. Um mecanismo que tem sido proposto é que os nervos (músculos) que ajudam a regular o funcionamento dos intestinos acabam reagindo exageradamente às quantidades de insulina presente.

Como isto acontece, ainda é incerto. No entanto, indicam claramente que as mulheres com endometriose têm sintomas intestinais que não parecem estar relacionados com a real participação da Endometriose intestinal, mas associado a uma anormalidade intrínseca na parede intestinal. Isto imediatamente abre a porta para a noção de que as mulheres que desenvolvem Endometriose tem subjacente anormalidades endócrinas e metabólicas que diferem significativamente das mulheres que não têm Endometriose levando à conclusão de que a endometriose é uma doença muito mais complexa do que simplesmente os implantes de endométrio que surgem em locais aonde não pertencem.

Muitos dos sintomas enumerados são iguais aos da Síndrome do Intestino Irritável, por isto é fácil perceber a razão pelo qual este rótulo é muitas vezes colocado nestas mulheres. Lembre-se que a SII é considerada uma desordem psicossomática com um componente orgânico.

No entanto, quando uma mulher me diz que que ela tem sintomas que variam de acordo com seu ciclo menstrual, é quase certo ser Endometriose Intestinal."

Fica aqui nosso alerta para todas as mulheres que estejam apresentando sintomas intestinais, especialmente durante a menstruação. Procurem um especialista em endometriose para ter certeza de que não se trata de uma Endometriose Intestinal.

Confiram abaixo imagens de uma cirurgia para retirada de aderências intestinais:





Até a próxima!

Luciana Diamante

241 comentários:

  1. Essa confusão do diagnostico aconteceu comigo. Fui à uma proctologista meses antes de ser diagnosticada com enometriose. Na ocasião cheguei até a tomar medicação para a tal SII...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Wendy! Infelizmente isto acontece muito ainda! Por isto temos que divulgar a doença o máximo que pudermos! Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Minha mãe tem 54 anos e sofre com dores abdmonimais horriveis. Os medicos dizem ser SII mas ela não tem diarreia e nem constipaÇào. As dores nao tem relacao com alimentacao e ocorrem todos os dias. Ela diz que ao ficar em pé a dor piora. Isso pode ser endometriose intestinal? Como podemos descobrir? Ela ja realizou colonoscopia, raio x, ecogrsfias e nada aparece.
    Obrigada

    Elis

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem? Vcs sabem dizer se endometriose intestinal pode alterar o resultado do exame CEA antigeno carcinoembriologico?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Elis! Olha, seria bom se sua mãe pudesse se consultar com um ginecologista especialista para averiguar a possibilidade de ser a endometriose a culpada destas dores. Este médico irá pedir exames específicos e certamente, se for endometriose, ele irá descobrir! Eu sempre digo que tudo que dói do umbigo prá baixo (na mulher) pode ser culpa da endometriose. Então, é sempre bom averiguar e/ou descartar esta hipótese! Se você é de São Paulo, nós podemos indicar o Dr. Edvaldo Cavalcante, que é nosso parceiro. O tel do consultório é: (11) 5041-0473 e (11) 5044-2821.
    Espero que dê tudo certo para sua mãe! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fui recentemente operada de apêndice por videolaparoscopia, mas, o cirurgião percebeu que tenho pontos de endometriose tanto na tuba como no intestino. Vocês sabem me informar um especialista nesse assunto em Salvador?

      Grata,
      Nari

      Excluir
  6. Sobre o marcador tumoral CEA - "Antígeno Carcinoembriogênico": Já li relatos de caso em que se observou um discreto aumento deste marcador tumoral em mulheres portadoras de endometriose intestinal. Aliás, de acordo com a literatura, este marcador pode-se apresentar elevado em diversas patologias benignas. No entanto, a correta interpretação do resultado para este exame deve ser feita pelo médico que conhece o histórico da paciente e saberá interpretar o resultado de forma precisa, pedindo, se necessário, outros exames, ok?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a todas?Sou nova aki e estou desesperada a 4 anos sinto dores no ovario esquerdo sempre me preocupei muito com a minha saude fui em 4 médicos e eles ñ conseguiram detectar nada nesse tempo,fiz endovaginal e pelvico e nada...Em abril fiz por conta propria a dosagem do ca-125 que deu 7 até ai tudo bem e as dores persistindo muito.Hoje de manhã fiz uma us de abdome total e us pelvico e o resultado foi esse:
    Observação:
    Utero e ovario direito sem particularidades
    Imagem ovalada hipoecogenica e levemente heterogenea no ovario esquerdo,de limites bem definidos,medindo cerca de 3.3x3.1cm nos maiores eixos,podendo corresponder a nódulo sólido ou cisto com conteudo espesso.As principais hipótese diagnósticas a serem consideradas são de endometrioma ou cisto hemorragico.
    Acritério clinico sugiro controle evolutivo ou mesmo correlação com ressonancia magnetica da pelve.
    Ai gente eu estou aflita pois a 4 anos perdi minha mãe com cancer de ovario sera que alguem poderia me esclarecer esse laudo até eu leva-lo p o médico....
    Tenho mais uma duvida alem das dores entre os sintomas ocorre diarreia pois a dias estou com uma diarreia que ñ corta,nunca tive hemorragia por isso acho que ñ é cisto hemorragico,por favoor me ajudem desde já muiiito obrigada a todas!!Meu nome é jusicléia, me ajudem por favor tenho muiiito medo que seja outra coisa ruin...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jusicléia! Entendo sua preocupação. Antes de mais nada saiba que o médico é a pessoa mais indicada para avaliar seu exame. Certifique-se de que você está com um médico especialista em endometriose para que ele pesquise uma possível presença desta doença. Como seu exame mostrou que tem a presença de um cisto, pode ser que vc tenha endometriose ovariana e isto precisa ser investigado. O cisto hemorrágico não causa sangramentos, e se chama assim porque em seu interior há sangue. Quando se rompe, pode causar muita dor. Sobre o CA125 não ter dado alterado, é preciso saber quando você colheu o exame. Para pesquisa de endometriose, este exame precisa ser colhido nos três primeiros dias da menstruação, e mesmo assim, não é um exame que dá certeza do diagnóstico de endometriose. Existem muitos casos em que a mulher é portadora de endometriose, mas tem o exame CA125 normal. Enfim, antes de se preocupar antecipadamente, aguarde a consulta e tire todas as suas dúvidas com o médico!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Keke! Pois é! Minha menstruação depois do zola já voltou há quase 6 meses. No início, ela ficou regulada, mais precisamente nos dois primeiros meses. Daí sempre pinta aquela esperança de gravidez, mas é só ilusória!!! Depois de dois meses, a minha monstra ficou reguladinha. Tão reguladinha que depois que passam 27 dias do ciclo, fico com raiva quando ela vem, porque sei que não engravidei! Complicado!!! Mas, vamos seguindo em frente, com fé! Pelo que estudei e entendi, é mesmo normal a monstra ficar toda desregulada pós Zoladex, mas depois a tendência é voltar ao normal!!! Se não voltar, pode ser por dois motivos: gravidez ou distúrbios da ovulação. Daí é bom sempre investigar!!! Boa sorte prá vc!!! Sei o quanto deve estar ansiosa com esta situação!!! Se Deus quiser, tudo dará certo!beijosssss

    ResponderExcluir
  10. Keke! Acabei deletando seu comentário sem querer!!! Eu ai deletar o meu prá arrumar a frase: "No início, ela ficou regulada"...era prá dizer: "No início, ela ficou DESregulada", mas aí acabei apagando seu comentário!!!! Mesmo assim, quero que saiba que eu li, viu??? beijinhosssss

    ResponderExcluir
  11. Eu to cm endremetriose no ovario direito,más doe muito meu intestino será ki é normal!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga! Dor nunca é normal!! É preciso investigar se vc também tem focos de endometriose no intestino, ou se está com aderências provocadas por outros focos da doença, como por exemplo, em seu ovário. Nos dois casos, você sentirá dores para evacuar, especialmente se estiver menstruando! Converse com seu médico direitinho! Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Olá! Fiz uma ressonancia recentemente e nao deu nada alterado...mas eu tenho endometriose..será que a endometriose esta estacionada ou a ressonancia pode dar errado...dar nenhuma alteraçao quando na verdade existe focos de endometriose?

    Eu tomo gestinol 28 ,as vezes tenho algum escape..mas é raro. O gestinol ajuda a estacionar a endo né?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Julyanna

    Olá Endoamigas!
    Há mais ou menos 2 anos venho sofrendo muito durante meu ciclo mesntrual, sentindo dores fortes ao evacuar como também dor retal e nítidas punhaladas como refera o texto acima. Tudo o que li aqui, descreve bem o meu caso! Ainda não tenho o diagnóstico preciso pois meu exame de colonoscopia ta marcado pra semana que vem, apesar de que li no texto que a colonoscopia não é precisa de se for o cao de Endometriose Intestinal. Se for realmente esse o meu problema, qual o tratamento??

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, amiga! A questão dos exames para o diagnóstico da endometriose é bastante complicada. Todos estes exames, especialmente os de imagem, dependem muito mais da experiência do examinador, que das imagens em si. Ele precisa ter experiência em detectar e conseguir visualizar nódulos ou focos que possam ser de endometriose. Por este motivo é que alguns médicos recomendam certos lugares onde eles sabem que existem examinadores capacitados para "ver" a endometriose. Porém, é importante frisar que nenhum destes exames dá um diagnóstico de certeza da endometriose, somente a videolaparoscopia é capaz de fazer este diagnóstico, e ainda assim, precisa ser realizada por um cirurgião que conheça a doença. No entanto, se vc está em tratamento da endometriose, tomando anticoncepcional e não apresentando sintomas, é esperado que seus exames mostrem que tudo está normal! Isto é bom sinal! O problema é estar apresentando dores ou outros sintomas, aí assim, eu desconfiaria de um exame "normal"!! Beijossss

    ResponderExcluir
  16. Oi, Julyanna! Realmente seus sintomas podem sugerir uma endometriose intestinal. A colonoscopia é um exame que visualiza a parte interna do seu intestino. É ótimo exame para excluir outros motivos (diferentes da endometriose) que possam estar causando seus sintomas. Mas, de fato, existem exames mais precisos para diagnosticar a endometriose intestinal. A "Ultrassonografia com doppler e preparo intestinal" (feita por médico especialista em endometriose) é um destes exames, além da "Ecocolonoscopia" também. A melhor pessoa para avaliar qual tratamento vc deve seguir, caso descubra que está com endometriose intestinal, é um ginecologista especialista na doença.
    O tratamento depende de vários fatores, como o grau de acometimento do intestino, bem como seus sintomas intensos de dores e também o desejo de gravidez. Pode-se optar tanto pela cirurgia, como pelo tratamento medicamentoso. Melhor fazer os exames, e com os resultados levar ao médico, assim ficará mais fácil saber qual tratamento vc deverá seguir! Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Mariana, tenho 27 anos e descobri que tenho endometriose o ano passado, através de um ecodopler colorido transvaginal e abdominal co prepraro no intestino. Fiz o exame com um especialista, o Dr. Manoel Orlando qe constatou endometriose intestinal infiltrativa, profunda e com aderência e pequenos focos no ovário e o CA 125 deu 67. Consultei o Dr. Ricardo Pereira em Londrina também especialista em cirurgia, inclusive melhor cirurgião do Brasil em endometriose. Segundo ele devo fazer cirurgia para não aumentar os focos e obstruir o intestino. Depois cosultei um outro ginecologita Dr. Carlos Batista de Ponta Grossa, especialista em reprodução humana. Segundo ele, não devo fazer a cirurgia porque a endometriose volta e que já tratou de pacientes que fizeram a cirurgia com o Dr. Ricardo e que voltou. Ele indica somente o uso de anticoncepcionais contínuos, é o que venho fazedo até então. Tomo o Elani 28. O problema é que tenho tido muitos escapes. Excesso de gases, estufamento, intestino preso e solto alternadamente,dores abdominais, quadro um pouco depressivo e sensibilidade, vida sexual prejudicada. Não sei mais qe caminho seguir, o que fazer. Além do mais quero ter filho daqui a uns 5 anos e tenho medo de não conseguir engravidar. Vocês podm me ajudar de alguma forma?
    Muito obrigada..bjos!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Mariana! Isto que você está vivendo, muitas meninas também passam! Estes "desencontros" de tratamentos, quer dizer, um médico diz uma coisa e o outro diz outra são realmente comuns em endometriose. Isto porque estamos falando de uma doença sem cura, portanto não existe um protocolo de tratamento, cada médico, dentro daquilo que estudou, propõe o melhor tratamento, e cabe a nós, pacientes, decidirmos sozinhas. Eu diria para você que os dois médicos têm razão. Tanto o que diz para vc fazer a cirurgia, quanto o que diz que a endometriose volta. Mas... no seu caso, de endometriose profunda, a cirurgia realmente é importante, pois sendo a endometriose uma doença progressiva, mesmo tomando anticoncepcional, ela tende a piorar, e certos nódulos e lesões profundas só podem ser retirados após a cirurgia. Claro que a cirurgia não é a cura, mas alivia bastante o quadro de dor que a endometriose profunda causa. Além disto, existem vários estudos comprovando que uma mulher com endometriose aumenta suas chances de gravidez após o tratamento da endometriose, cauterizando os focos na cirurgia. Por outro lado, se vc fizer a cirurgia e não complementar com tratamento medicamentoso, ou continuar a menstruar, de fato, as chances de recidiva são altas. Algumas meninas optam pela cirurgia porque não aguentam de dores e nenhum AC dá conta disto. Outras fazem para aumentar as chances de engravidar, e as meninas sem sintomatologia optam por tratar com medicação. Enfim, talvez fosse bom você procurar outras opiniões médicas, inclusive em relação à indicação do AC que vc está tomando, ok? Espero tê-la ajudado! Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Olá!! meu nome é Clarissa,tenho 41 anos e apresento todos os sintomas de endometriose intestinal!!Porém nada detectado por médicos,o q me deixa agoniada ja´q tenho dores fortes em determinados dias!A dois anos atrás fiz a retirada do útero,devido a endometriose,e penso q ela continuou se espalhando pelo meu intestino,já q meus ovários continuam funcionando!!! Não aguento mais,o q me sugerem??

    ResponderExcluir
  20. Olá, Clarissa! Talvez fosse interessante para você ter uma segunda opinião médica. Acho que seria importante refazer os exames, especialmente a ultrassonografia com preparo instestinal e a ressonância magnética, pois se vc ainda sente dores, então é preciso investigar melhor! Infelizmente, a retirada do útero não garante a "cura" da endometriose, especialmente porque seus ovários continuam a produzir estrogênio, que é o hormônio que alimenta a endometriose. Por isto, vale a pena voltar ao médico e refazer todos os seus exames, ok? Se estiver em São Paulo, te indico o Dr. Edvaldo Cavalcante da Clínica Paulista de Cirurgia Ginecológica. Ele é nosso parceiro aqui! Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Olá tive endometriose intestinal e passei po 2 cirurgias, uma porque meu médico pensava que era a vesículo pois esta tinha cálculos e no dia 10 de Junho de 2010 fiz um Vídeolaparoscopia. Como os vômitos e as dores não paravam e eu já havia perdido uns 21 Kg meu médico rsolveu então abrir e precisei retirar 28 cm do intestino e a biópsia deu como resultado endometriose. Fiz várias consultas com ginecologistas e todos me indicaram a esterectomia, mas que eu precisava dar um tempo de uns meses (09) para realizar outra cirurgia. Zoladex seria a solução mas com tantas reaçoes adversas do medicamento resolvi me amparar nos métodos anticoncepcionais, comecei com Yasmin, passei para o Cerazete e devo commeçar com o Qlaira amanhã. As trocas são porque alguns ACs ainda me provocavam sangramentos pequenos o que chamamos de "borra", talvez o Qlaira suspenda, vou tentar.

    ResponderExcluir
  22. olá,li seu depoimento e o q lhe digo,é q estou numa situação semelhante!!! com um fato importante,ja fiz uma esterioctomia,a dois anos atrás e sete meses depois tive q fazer uma vídeo,onde só retiraram aderências!! Hoje com muita dor e dificuldade extrema de prosseguir com uma vida normal ,pois sinto muita dor,ja em todo abdomem,achei médicos q chegaram a um diagnóstico,endometriose por tudo além de um processo aderêncial em todo o intestino,trompas e algo mais!!! Estou no aguardo da marcação do dia da cirurgia,enquanto isso,tomo medicação para dor em casa,ja q mal posso me abaixar!!! temos q ter fé e esperança q tudo se resolverá o mais breve possível!!! Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, Frida!!! Veja só, nem sempre a histerectomia é uma forma de curar a endometriose. Prá falar a verdade, mesmo se você retirar seu útero, se seus ovários permanecerem, e alguns focos de endometriose também, então você poderá continuar tendo sintomas da doença. Além disto, a histerectomia é uma cirurgia radical que deve ser muito bem indicada. Suponho que vc já tenha tido filhos, certo? Pois se ainda não os teve, tirar seu útero deveria ser a última solução no tratamento da endometriose. Então, converse direitinho com seu médico sobre os prós e contras desta cirurgia, e saiba que existem várias outras maneiras de tratar a endometriose sem precisar recorrer às cirurgias radicais! Beijos e muita força para vc!

    ResponderExcluir
  24. Para "Luis"...amiga, espero que corra tudo bem em sua cirurgia. Realmente, mesmo após a retirada do útero, ainda há possibilidade da endometriose "atacar". Mas, se for feita uma boa cirurgia, vc logo se verá livre das dores!!! Boa sorte! Bjssss

    ResponderExcluir
  25. Olá, hoje fui no GO e contanto a minha historia de colicas intensas,diarreia no periodo menstrual, dor abdominal costante, ela Fez meu historico, depois exame fisico inclusive de toque, relatei a ela que no ano passado ja tinha realizado CA125 , RM e que nos exames tudo normal, mesmo assim continuava a ter dores , em cada ciclo parecia que estava piorando , enfim ela conversou comigo e pediu uma serie de exames de sangue, e me informou que mesmo os exames anteriores dando normal, mas meu historico daria um diagnostico de endometriose, me encaminhou para um medico especialista em endometriose e video, e comentou que em alguns casos somente a laparoscopia daria para ver os focos e que tbm no exame realizado endovaginal estav constando um cisto bem grandinho e que teria a caracteristica de endometriose, fiqui triste pois mesmo achando que poderia ser como em outra ocasião a outra GO que havia passado tinha dito que n era e hoje tendo a noticia que posso passar pela cirurgia me deixou ansiosa, qual tempo de recuperação pos laparo, doe muito, demora para sentir a melhora dos sintomas..me ajudem beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Daniele! Tudo bem? Infelizmente o diagnóstico de endometriose é complicadinho mesmo. Às vezes, com todos os sintomas clínicos, pode acontecer de não aparecer a doença em nenhum exame. Porém, o que conta são seus sintomas, e é necessário tb fazer exames especializados. Se mesmo assim, nada a aparecer, e as dores e cólicas continuarem, então deve-se realizar a videolaparoscopia. A cirurgia é tranquila, visto que são apenas três ou quatro furinhos na barriga e já serve como forma de tratamento. Geralmente, após 15 dias, vc se recupera da cirurgia. O mais importante é conseguir o diagnóstico o quanto antes para que possa ter o tratamento adequado, pois você só verá melhora nos sintomas se seguir direitinho o tratamento, especialmente após a cirurgia! Espero que dê tudo certo!!! No que precisar, estamos aqui para ajudá-la!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  27. fiz uma ressonancia pelvica,usv,exame de sangue e o medico diz estar tudo normal mas não acho que as dores que sinto podem ser normais desconfio ter endometriose intestinal,qual o exame mais preciso para diagnosticar esse tipo de endometriose?
    sos,sos,sos,sos,sos,sos,sos..............

    ResponderExcluir
  28. Olá, amiga! Bom, para detectar a endometriose é preciso fazer estes mesmos exames só que com especialistas. Por exemplo, a Ressonância Magnética deverá ser feita com "protocolo para endometriose" (o que mudará um pouco o preparo) e deverá ser analisada por um médico especialista. É preciso consultar qual laboratório faz a Ressonância com este protocolo e seu médico precisa colocar desta forma no pedido de exame. Outro exame, excelente, para detectar a endometriose intestinal é a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal + vias urinárias realizada por um especialista em endometriose. Em São Paulo, conheço dois especialistas: A dra. Luciana Chamié e o Dr. Manoel Orlando. Você também pode fazer uma colonoscopia para afastar outros problemas intestinais. O exame de sangue a ser realizado é a dosagem do CA125 que deverá ser feito nos três primeiros dias da menstruação. Além disto, o médico pode fazer-lhe um exame clínico, como por exemplo o "exame de toque", aonde poderá perceber nodulações atrás do seu útero, muito comum em meninas com endometriose. Se depois disto tudo, seus resultados continuarem a dar normais e você continuarar com dores, então é recomendado a Videolaparoscopia para melhor diagnóstico.
    De todo modo é bom que vc insista por um diagnóstico correto, pois a endometriose é boa em se esconder, especialmente de exames de rotina! Tomara que não seja endometriose, mas se for, o quanto antes vc começar a tratar, melhor!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  29. Ola bom dia!
    Quero registrar a aqui a importância dos sites de relacionamento,a importância da troca de informações,indicações e de conhecer a doença.
    Ontem fiquei sabendo que uma moça , de 30 anos de idade que sonhava em ser mãe, estava fazendo tratamento para endometriose,e foi realizar a videolaparoscopia neste sábado. O médico, que deve ser despreparado sei la,perfurou o intestino da moça que veio a falecer. Isso aconteceu este final de semana em Sorocaba,tenho uma parente que era vizinha desta moça e todos se comoveram muito com o acontecido.
    Por isso acho muito importante,quando agente troca informações e pega uma indicação de médico que alguem ja foi.

    ResponderExcluir
  30. Amiga! Tenho até medo quando ouço estas histórias! Infelizmente, existem muitos médicos, de olho no ganho financeiro, dizendo que sabem fazer esta cirurgia de endometriose quando na verdade não sabem nada! É muito importante se informar, saber quem é o médico, as cirurgias que fez, o envolvimento que tem com pacientes com endometriose, pois tenho ouvido vários casos de negligência médica. Seu alerta é muito importante mesmo! Obrigada! Bjsss

    ResponderExcluir
  31. Tenho endometriose constatada pelos médicos no ovário, mas meu intestino funciona muito mal, tenho muitos gases,inchaços e quando estou menstruada a situação fica muito pior. Estou preocupada pois, tenho medo que esteja com endometriose também no intestino.Sem falar na enxaqueca que sofro durante no mínimo oito dias no período menstrual.

    ResponderExcluir
  32. Anne! Suas queixas intestinais são muito importantes e devem sim ser investigadas. Ainda mais porque você relata sentir mais dores quando está menstruada. Seria interessante realizar um "ultrassom transvaginal especializado com preparo intestinal" para investigar se existem focos de endometriose no intestino. Às vezes, podem ser aderências também. De todo modo, é preciso sim investigar para receber o tratamento adequado! Que tudo dê certo para você! Beijosss

    ResponderExcluir
  33. Oi meninas queridas!

    Partilho da mesma angústia que muitas de vocês. Há pouco mais de 1 ano venho sentindo dores pélvicas fora do período menstrual. A médica com quem eu consultava há vários anos nunca cogitou uma endometriose. Ha uns 2 meses, no entanto, fui parar no hospital por causa de uma dor muito forte que senti. Lá me disseram que eu tinha todas as características de endometriose. Lá fui eu pra minha saga à procura de médicos especialistas em videolaparoscopia. Me indicaram três médicos daqui de Campinas: Dr. Daniel Faundes, Dr. Carlos Petta e Dr. Frederico Giovanetti. Consultei o Petta e o Faundes e gostei dos dois. Só que fiquei chocada quando fui informada sobre o preço da cirurgia: entre 15 e 20 mil reais!!!! E olhem que o Dr. Faundes atende pela Unimed! Achei um absurdo. A gente tem plano de saúde e tem que pagar por uma cirurgia????

    Bom, de qualquer forma, vou fazer o exame pra detecção de endometriose profunda com o Dr. Kleber Cursino, porque tenho tido MUITOS gases... não tenho dor pra evacuar, mas minha barriga faz uns barulhos, principalmente à noite e quando eu acordo... Tô apavorada só de pensar!

    Força pra nós.

    Bjo

    ResponderExcluir
  34. Amiga, infelizmente esta situação tem sido algo constante para as portadoras de endometriose. Primeiro, a demora no diagnóstico, depois o susto do valor da cirurgia! Eu sou contra e acredito que somos nós, portadoras, que temos que mudar isto. Há dois anos, esta cirurgia estava em torno de 8 a 10 mil reais, mesmo com os planos de saúde. Já era um absurdo...mas agora, os valores ficaram irreais! Não existe pagar 18 ou 20 mil por uma cirurgia! É demais, é um abuso, é revoltante! Temos que começar a falar sobre isto, para que as pessoas conheçam o nosso drama e alguma coisa mude! Os planos precisam pagar melhor aos médicos, e os médicos precisam levar em consideração a condição econômica da maior parte das portadoras. De certa forma, eles sabem que somos mulheres desesperadas pelo alívio das dores, e que fazemos o possível e impossível para levantar a grana.... mas é demais, este valor está totalmente fora da realidade...e tenho muito medo em onde isto vai parar.... Hoje são 15 mil, amanhã será quanto? 50 mil, 100 mil?? É revoltante mesmo amiga!!! Para ficar uma dica para você: brigue para conseguir a cirurgia através do plano de saúde, algumas meninas estão conseguindo através de liminar! Tente ver isto! Beijosss e muita força prá vc!

    ResponderExcluir
  35. Oi meninas, bom minha mãe tem 48 e a muitos anos ela sofre com dores por causa de um cisto,mioma e endometriose,até hj ela não teve coragem de operar, mais agora ela disse q as dores tas muito forte, insuportável e la foi para são josé dos campos, passou em um médico q a desanimou, disse q as dores dela podiam não melhorar depois da cirurgia, foi grosso msm, gostaria de saber uma opinião de vcs pq os médicos q ela passou em caraguatatuba e são josé não a deixaram animada, ao contrário ela esta em depressão agora!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Meninas do última postagem, há meu nome é Andréia, eu esqueci de falar q esse médico q foi ignorante disse q ela tem q fazer histerectomia total,por enquanto ela só fez us tranvaginal e us pélvica. resultado do exame: Útero aumentado de dimensões de ecotextura difusamente heterogênea apresentando formação nodular predominantemente hipoecogenica mais provavelmente relacionada a mioma em parede anterior intramural com componente subseroso. e o usg de parede abdominal: Presença de nódulo, sólido, irregular, medindo 2,3x1,6 cm localizado na parede abdominal anterior na região mediana, palpavel. O nóduloatinge compartimentos subcutâneo e muscular q pode sugerir foco de endometriose. ùtero de aspecto miomatoso. Nódulo sólido em parede abdominal anterior. Gente desculpa ai pelo tamanho do comentario, mais estou muito preocupada com ela. Grande beijo e Deus abençõe...

    ResponderExcluir
  37. Olá, Andréia. Sua mãe já entrou na menopausa? Caso ainda não tenha entrado, às vezes, uma opção para aliviar as dores, e evitar uma cirurgia radical como a histerectomia total, é através de medicações, isto pode ajudá-la. No entanto, se ela já entrou na menopausa e ainda assim continua sentindo muitas dores, vale a pena realmente ter a opinião de mais de um médico e de preferência os que são especialistas em endometriose. É importante também realizar os exames certos, como a Ressonancia Magnética da Pelve (com protocolo de endometriose) e se for possível, a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal (exame somente disponível na cidade de São Paulo). No mais, é bom lembrar que independente do que temos, os médicos tem a obrigação de nos tratar com educação, cuidado e atenção. Médicos ignorantes realmente não devem ser levados em consideração, e geralmente médicos que agem desta forma, é porque não sabem o que fazer diante do problema apresentado pela paciente. Espero que ela fique bem! Beijosss

    ResponderExcluir
  38. Olá companheiras..tenho 44 anos, realizei a colectomia parcial e tb histerectomia total em 04/05/2009 (BH),foi diagnosticado endometriose invadindo a serosa do intestino, tinha mto desconforto abdominal (inchaço), dor anal durante a menstruação (na época o médico chegou a tratar como hemorroida ??) foi uma gde cirurgia onde permaneci no hospital por 06 dias devido a retenção de líquido nas duas pernas, mas passou... hj não sinto mais dor porém meu intestino não funciona, ja fiz dieta... medicamentos...confesso que sinto um vazio mto gde..tristeza..mta ansiedade..não sou mais a mesma pessoa...o que fazer, será que estou entrando na menopausa?
    Att. mineira de SJDR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, qual foi sua medica aqui em BH. M envie u email gisaneves2005@yahoo.com.br. Se puder me enviar seu email para que eu possa conversar com vc.

      Abraço

      Excluir
  39. Oi...Gostaria de saber quais os riscos para saúde da endometriose intestinal... é um tumor? pode virar um câncer se não tratado?

    ResponderExcluir
  40. Olá, Tainan! A Endometriose Intestinal, quando não tratada, pode ser bastante prejudicial à saúde da mulher, pois geralmente causa muitas dores, especialmente no momento de evacuar, e pioram conforme a doença vai evoluindo. Não se trata de um tumor, mas sim de um nódulo, quer dizer, são células do endométrio que se fixaram na parede externa do intestino, e que conforme o tempo passa, podem ir crescendo e invadindo as camadas musculares mais profundas da parede intestinal, causando alterações intestinais e muitas, muitas dores. Em casos raros da doença, estes nódulos podem chegar à "luz do intestino" e causar obstrução intestinal, que é um quadro mais grave. A Endometriose não é um câncer e a possibilidade de se transformar em câncer é, segundo pesquisas, muito pequeno, e estaria mais relacionado aos endometriomas de ovário. Entretanto, quando acomete o intestino é preciso uma avaliação cuidadosa e também tratamento, algumas vezes, cirúrgico, pois a endometriose é uma doença Progressiva, e dificilmente os nódulos, que se encontram no intestino, se resolvem com medicação, as vezes, é mesmo necessário uma cirurgia. Mas, é preciso que seja feita por médicos especialistas, incluindo o ginecologista e o cirurgião proctologista, ok? Beijossss

    ResponderExcluir
  41. Olá, mineira de SJDR! Bom, se você realizou a Histerectomia Total com a retirada dos ovários, então já está na menopausa cirúrgica. Caso tenha sido retirado apenas o útero e preservado os ovários, você pode ainda estar produzindo hormônios. Para saber se está entrando na menopausa, teria que realizar exames hormonais, especialmente a dosagem do FSH, fale com seu médico sobre isto. Em relação ao intestino, vale a pena procurar um médico proctologista para uma melhor avaliação. Às vezes, só a troca de alimentação poderá ajudar seu intestino a funcionar melhor. Mas, é importante consultar um especialista. Agora, me preocupa bastante seu estado emocional, realmente a cirurgia de retirada do útero, não é fácil em termos emocionais, e na maioria das vezes, a paciente se beneficia de atendimentos psicoterápicos para poder falar o que sente a este respeito e aprender a lidar com esta "perda". Seria interessante se você pudesse ter este acompanhamento psicológico. Além disto, se estiver entrando na menopausa, a falta de hormônios, especialmente do estrogênio, podem causar depressão em algumas mulheres, por isto você precisa também conversar com seu ginecologista a respeito disto! Espero que melhore! Beijossss

    ResponderExcluir
  42. Olá! Descobri semana passada que sou portadora de endometriose profunda - intestinal- grau IV. Também fui avalidada pelo Dr. Dorival Gomide Ramos, de Campinas/SP, que me cobrou R$ 44.000,00 para realizar a videolaparoscopia!!!! Friso que tenho convênio médico - unimed. Fiquei revoltadíssima!! Fui procurar outra opinião médica, quando recebi a orientação para não operar em razão dos riscos da cirurgia, bem como das chances de resurgimento da doença. Como tenho 32 anos e pretendo angravidas (só descobri a doença pq tento engravidar faz 3 anos e nehum médico suspeitou deste problema, mesmo com minhas queixas de cólicas terríveis), um especialista me indicou a fertilização in vitro, pq a gravidez suspende por alguns meses a evolução da doneça. Gostaria de saber se alguém já optou pela gravidez antes de qualquer outro tratamento?!
    bjs e boa sorte a todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Lara, gostaria de saber se você fez a fertilização sem fazer a cirurgia e se deu certo,pois minha irmã está com a mesma dúvida. Obrigada.

      Excluir
  43. Lara!!! Agora meu queixou caiu, literalmente! 44 mil??? Tá louco! Foi o preço mais alto que já vi cobrarem por esta cirurgia. Ainda mais porque você tem plano de saúde!! Bom.... sobre a questão de fazer a FIV antes mesmo de fazer um tratamento da endo, é uma questão de opinião médica. Porém, se vc der uma lida no tópico sobre a "Infertilidade e a Endometriose" verá que a Endometriose pode atrapalhar a gravidez de diferentes maneiras, e uma delas diz respeito à inflamação que esta doença nos causa. Por isto, alguns médicos recomendam que se faça primeiro um tratamento para a endometriose, para depois tentar a FIV. Pesquisas demonstram que nos casos de endometriose leve, graus 1 e 2, as chances de gravidez com um ciclo de FIV são maiores quando realizada pós cirurgia. Por outro lado, existem pesquisas que demonstram que a cirurgia para endometriose, quando inclui manipulação dos ovários, pode diminuir a reserva ovariana, diminuindo as chances de sucesso num processo de FIV. Mas, existe ainda uma outra vertente, dizendo que se a mulher com endometriose ativa (quer dizer, não tratada) se submeter aos hormônios utilizados na FIV, pode ter seu quadro de endometriose agravado. Por exemplo, se ela apresentar um endometrioma de ovário, ao realizar a FIV, corre o risco do endometrioma aumentar e a FIV não ter sucesso. Em alguns casos, onde a mulher apresenta um quadro de dor importante, não se recomenda fazer a FIV antes da cirurgia, pois as dores podem aumentar e a mulher pode não conseguir seguir em frente com a FIV. Portanto, é aquele caso: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"! A decisão correta é se consultar com o máximo de especialistas possíveis, ouvir as diferentes opiniões e se informar bastante sobre a doença. Ficarei torcendo para que a sua decisão seja a melhor para você! Beijosss

    ResponderExcluir
  44. A ressonancia magnetica de pelve diagnostica também a endometriose intestinal? pois tenho esses sintomas de dor tanto da menstruação quanto da evacuação durante a mesma e nos exames de ressonancia não apareceu nada.

    ResponderExcluir
  45. Olá amigas,
    Tenho 39 anos e depois de uma longa jornada de consultas e exames, descobri que tenho endometriose profunda. Há focos no intestino, tubas, bexiga, ovários, próximo ao apêndice, etc...
    Já agendei a cirurgia e, apesar da minha idade, optei por realizá-la antes da FIV, pois também tenho hidrossalpinge
    (inflamação nas tubas que, na maioria das vezes, produz um líquido que intoxica o embrião). A minha endometriose intestinal foi descoberta através do ultrassom transvaginal com preparo intestinal. É um exame que custa em torno de 600,00 a 700,00 reais, mas é bastante eficiente. A colonoscopia também confirmou o resultado, embora a médica tenha dito que não é muito comum aparecer neste exame.

    ResponderExcluir
  46. Oi, amiga! Desejo que tudo corra bem em sua cirurgia. Tenho certeza de que vc está indo bem preparada, pois fez os exames ideais para saber exatamente o que está acontecendo, e assim o médico poderá planejar melhor a cirurgia, de forma que já resolva tudo de uma vez só, não é? Vai dar tudo certo!! Beijossss

    ResponderExcluir
  47. Para a amiga que pergunta sobre a Ressonância Magnética:
    Como bem nos falou nossa outra amiga, o melhor exame para diagnosticar lesões de endometriose no intestino é a Ultrassonografia com Preparo Intestinal realizada por médicos treinados e capacitados. Infelizmente, até onde eu saiba, só existem médicos suficientemente capazes de realizar este exame na cidade de São Paulo. A Ressonancia Magnética é menos específica para lesões intestinais, mas algumas vezes, quando realizada por profissionais especializados em endometriose, consegue também visualizar e diagnosticar a endometriose intestinal. O importante é sempre realizar qualquer um destes exames com um examinador que esteja treinado para "ver" a endometriose, pois estes exames são muito "operador-dependentes", quer dizer, dependem mais do examinador, que da própria máquina, ok? Espero que tudo dê certo para vc! Beijossssss

    ResponderExcluir
  48. Olá, meu caso é idêntico ao da Lara, inclusive fui diagnosticada pelo mesmo médico que ela e estou arrasada pelo fato da cirurgia ser tão cara..Lara gostaria do seu contato, um email q seja pra podermos trocar idéias sobre o assunto!!! Meu nome é Fabiana e meu email é fabiana_bueno@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  49. Olá,
    tenho 41 anos e demorou +-20 anos para eu ter um diagnóstico de endometriose profunda, serei submetida a uma video dia 03/09. Estou com medo, o médico é especialista em endo. Sinto-me sgura com ele, não tenho medo da cirugia em si, mas do que o médico possa encontrar lá dentro. Minha história de dor é longa e triste. Sofri muito sem um diagnóstico, acredito que estou chegando na minha resposta. Beijos. Orem por mim, por favor.
    Obs. tenho 2 lindas meninas, aos 35 e 36 anos! e não tive problema algum para engravidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCOBRI A ENDOMETRIOSE A 5 MESES, E MEU SONHO DE ENGRAVIDAR FOI POR AGUA A BAIXO PQ ENVOLVEU O RETO/INTESTINO TB E AS DORES SAO CONSTANTES. DEMOREI MUITO A DESCOBRI A DOENÇA. PRECISO FAZER UMA CIRURGIA MAS MEU PLANO NAO COBRE PARTICULAR E MUITO CARA... PARABENS PELOR TER TIDO A OPORTUNIDADE DE ENGRAVIDAR...

      Excluir
  50. Olá, Maria Barbosa! Realmente a cirurgia sempre nos assusta. Mas, o importante é estar com um bom médico e confiar nele. O resto, entrega para Deus, pois Ele cuida de nós! Espero que sua recuperação esteja sendo ótima! Beijossss

    ResponderExcluir
  51. Boa tare!!!estou com sintomas de endometriose,passei em um pronto socorro que o médico de plantão me indicou tomar primolut-nor p/ evitar a menstruação até o resultado dos exames..o que vc me diz deste medicamento??obrigado!!!Silvana...

    ResponderExcluir
  52. Desculpem... sou Maria Barbosa, estou tão ansiosa que postei a data da minha video errasa: é dia 03/10 e não 03/09. Está quase na hora.....

    ResponderExcluir
  53. Silvana! Este AC é muito usado pelas pacientes de endometriose. O importante é que você tome de forma contínua para não menstruar até que faça todos os exames para o correto diagnóstico da endometriose, ok? Espero que tudo dê certo! Bjssss

    ResponderExcluir
  54. Olá, amiga Maria Barbosa! Estamos na torcida para que sua cirurgia seja um sucesso!!! bjsss

    ResponderExcluir
  55. Olá! Sou Maria Barosa. Espero que esteja tudo bem com vcs, porque comigo está bem, contrariando meu médico e os médicos da minha ressonância magnética, que sugestionavam endometriose profunda, minha vídeo não diagnosticou nada de endometriose, nem um foco sequer! Hoje faz 16 dias da cirurgia e estou trabalhando normalmente. Estou tomando Cerazete para não menstruar e se Deus quiser minhas dores não voltarão. Continuem orando por mim, eu oro por vcs também. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  56. OLA SOU DE RONDONIA ALQUM TEMPO TENHOR FORTES DOR EU JA RETIREI O UTERO COM ESSA ENDOMETRIOSE JA FUI EN VARIOS MEDICO NAO TENHO RESPOSTA AQIU OS MEDICO SAO PESINO SOU POBRE NOA POSSO IR PROCURA MEDICO BOM NA CIDADE GRANDE ME AJUDA POR FAVOR ESTOU COM MUITO MEDO DE SER UMA COISA MAIS SERIA

    ResponderExcluir
  57. Olá amiga de Rondônia! De fato, é uma triste realidade em todo nosso país o difícil acesso ao tratamento adequado para a Endometriose. Infelizmente, é um problema que faz muitas meninas saírem de seus Estados para buscar tratamento adequado em outros Estados, o que onera ainda mais o tratamento. Porém, para quem não tem como dispender deste gasto, o ideal é procurar os Hospitais Universitários da sua região ou o mais próximo possível, de preferência os que mantem um ambulatório de Endometriose.

    A Endometriose não é um câncer e as chances de se tornar maligna são muito pequenas. Por outro lado é uma doença crônica que pode levar a mulher a sentir muitas dores (mesmo após a retirada do útero, que aliás não cura a doença)e isto pode diminuir muito a qualidade de vida. O ideal seria tentar consultar-se com um ginecologia, e pedir-lhe exames para verificar porque ainda continua com dores. Se seus ovários não foram retirados, você continua produzindo hormônios, e se houver algum foco de endometriose que porventura não tenha sido retirado na cirurgia, ele pode estar se desenvolvendo e causando as dores. Infelizmente não conhecemos especialistas em seu Estado, mas podemos buscar informações! Conte conosco para tirar suas dúvidas sempre que quiser! Beijossss

    ResponderExcluir
  58. Olá, Maria Barosa! Que boa notícia! Que você continue assim, sem dores!! Com certeza estará em nossas orações! Bjsss

    ResponderExcluir
  59. menina de rondonia eu nao tenho utero ne ovaria mais sinto muita dor meu genicologista disse que noa tenho nada e essa dor e o que e endonetriose me ajuda

    ResponderExcluir
  60. Adélia...
    É importante que você realize exames específicos de imagem para descobrir o motivo das dores. Por incrível que pareça, pode ser sim da endometriose! Mas, também pode ser por outros fatores, como por exemplo, a presença de aderências pélvicas, inflamações e outras patologias.

    Peça ao seu médico para realizar uma "Ultrassonografia com Preparo Intestinal" ou uma "Ressonância Magnética da Pelve" com especialistas em endometriose, assim vc terá uma ideia melhor do que pode estar acontecendo.

    Além disto, o médico também pode lhe receitar analgésicos para alívio da dor. Isto poderá ajudar-lhe muito!

    Espero que consiga resolver este problema tão ruim, que é ficar sentindo dores!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  61. Minha esposa tem sintomas de endometriose, e sofre com inchaço abdominal (gases) frequentemente mesmo sem menstruar. Toma gestinol 28 e microdiol há 1 ano, apesar de ser eplética e fazer uso de vários antiepléticos os AC's funcionam bem e neste último mês tem tido alguns escapes o que agrava ainda mais as dores e o inchaço. Tem obstipação em períodos irregulares e não vejo relação com a alimentação. Seu médico acredita que o melhor tratamento para a endometriose é o bloqueio da menstruação, mas ai fica a pergunta: se não menstrua, pq as dores? Ele recomendou-nos uma consulta com um gastroenterologista para investigar a síndrome do intestino irritável para eliminarmos essa questão e que não recomendaria a vídeo-laparoscopia por causa do alto valor, agressividade já que é cirúrgico e que os sintomas estavam claros para uma suspeita de endometriose. Porém o que nos preocupa são os gases (inchaço abdominal) e as dores relatadas como "punhaladas". Temos um filho de 7 anos e essas dores começaram a pouco mais de 01 ano. Seria o caso de investigarmos diretamente uma endometriose intestinal?

    ResponderExcluir
  62. Olá, Fábio! Acredito ser importante investigar a presença de endometriose intestinal neste caso. Se vocês puderem, o ideal seria realizar uma "Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal" com um especialista em endometriose, ou a Ressonância Magnética. Com o resultado destes exames em mãos é possível saber se há a presença de endometriose intestinal e se necessitará ou não de intervenção cirúrgica, ok? Se estiverem em São Paulo, indicamos a Clínica da Dra. Luciana Chamié: "Chamié Imagem da Mulher". Espero que tudo dê certo! Beijossss

    ResponderExcluir
  63. Olá pessoal,

    Tenho endometriose grau 4, severa, com compromentimento de toda região pélvica, aderências, principamente intestino, cuja infiltração da endo já chegou à região muscular do intestino. Procurei especialistas em fertilização, pois estes, pelo menos aqui em Brasília, são os que mais têm esperiência em cirurgias de endometriose. Estou me preparando para fazer a cirurgia para retirar os focos e aderências, principalmente tentando preservar a trompa e o ovário direito, pois os do lado equerdo já estão obstruídos, pois gostaria muito de poder engravidar naturalmente, mas as notícias que os médicos me dão não são boas, só contando mesmo com a fé em Deus para conseguir engravidar naturalmente. E o pior, as cirurgias custam em torno de R$ 20.000,00 os honorários médicos só da equipe ginecologica, fora a parte do proctologista que pode custar acima de R$ 5.000,00. Já fiz 2 vídeos, e já tomei as dozagens permitidas de Zoladez - se tomar além do permitido, entra-se na menopausa permante - Enfim, meu quadro está muito complicado, não dá para fazer a cirurgia com um médico que não tenha muita experiencia na área. Eu sentia muitas dores até começar a tomar o anticoncepcional, mas ainda sentia dores, principalmente as pontada/agulhada no lado esquerdo da pelve, e um dia conheci o chá de casca de nóz-pecan, cultivada principalmente no RS, esse chá foi como se Deus tivesse posto a mão, parou todas as dores, mesmo quando eu comia coisas que antes me causavam dor. O suco de melão também é muito bom, quando juntei estes 3 elementos, parecia que eu não tinha mais nada (em sentido de dor). Fica aí a dica pra vcs.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  64. OLÁ ,SOU NOVA POR AQUI.SINTO MUITAS DORES AO EVACUAR NO PERIODO MENSTRUAL, TBÉM UNS 10 DIAS ANTES , SINTO COLICAS FORTES, DOR AO URINAR DURANTE A MENSTRUAÇÃO,MAS O QUE MAIS ME INCOMODA É A DOR RETAL, É UM DESCONFORTO TOTAL ,MINHA GINECO PEDIU UMA ULTRA- TRANSVAGINAL SÓ QUE NÃO DEU NADA , TBEM PEDIU ALGUNS EXAMES LABORATORIAIS ENTRE ELE O CA125,ESSE EXAME AINDA NÃO TENHO O RESULTADO, GOSTARIA DE SABER SE PODE SER ENDOMETRIOSE INTESTINAL, ELA DESCONFIA QUE SEJA MAS PEDIU A ULTRA PELVICA.GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  65. Olá,tenho 43 anos e vendo os posts de vocês fiquei de certa forma aliviada, essa semana descobri que tenho endometriose profunda depois de um exame de ressonância Magnetica da pelve,eu tratamento a 2 anos de cisto no ovario, mioma e hemorroida pois tinha muito sangramento pelo reto, alias tenho e nos dois 2 ultimos meses mesmo não estando menstruada, enfim tenho todos os sintomas relatos por vocês e estou com a cirurgia agendada para 02 de março, no hospital do servidor de SP.Espero que ocorra tudo bem. Voltarei a postar para dar noticias.

    ResponderExcluir
  66. Para Susane: Estamos torcendo para que tudo dê certo em sua cirurgia!! Que Deus a acompanhe e abençoe!

    ResponderExcluir
  67. os convênios não operam endometriomaas porque a cirurgia é multiprofissional. Na verdade o convênio não opera. Os médicos se anunciam nos guias de convênio como credenciados. Nada mais é do que uma propagada grátis do consultório médico. Você telefona para a secretária, marca a consulta, espera um mês para sentar diante da cadeira daquele cara que vai resolver teu problema. Ele te diz que o que o convênio paga não cobre a cirurgia, q v terá que pagar. Você ficou um mês com dores, limitações, sem renda ... e percebe que vai perder mais um mês esperando outro que vai te dizer a mesma coisa. Vai tentar no hospital e descobre que as salas de cirurgia, para serem usadas, são alugadas por um ... médico.

    ResponderExcluir
  68. Jeune... vc está coberta de razão. É exatamente isto que infelizmente vem acontecendo no tratamento da endometriose. Precisamos modificar esta realidade, pois a cada ano, os valores cobrados pelos médicos ficam ainda maiores, inviabilizando qualquer tipo de tratamento! Aonde vamos parar com isto, não é?

    Por isto mesmo montamos o blog "endometriose-protesto", para poder protestar quanto a estes absurdos que vem acontecendo com as portadoras de endometriose.

    E temos sim que nos unir, pois juntas, teremos mais força para começar a mudar a situação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  69. Olá meu nome é Danila, venho sofrendo há 7 anos com dores abdominais acompanhada de outros sintomas. Jà foi diagonsticada como portadora da doença de crohn, fiz tratamento pra tal doença, mas nada de melhora. Com colonoscopia outros medicos disseram não ser, que talvez fosse sindrome do intestino irritavel, mas nunca tive um diagnostico certo.
    No começo do ano fui internada com fortes dores abdominais, onde foi observado com um exame ultrassom abdominal, que tinha muito liquido no abdomem, e que o saco de douglas estava cheio.
    Mandaram investigar endometriose, fiz ressonancia da pelve, e não apareceu nada, o CA125 deu normal, fui até a DR luciana chamié, a qual disse ter alguns focos de endometriose, mas ela disse que não era pra ter tantas dores...
    Comecei tomar anticoncepcional em março deste ano, o qual melhorei bastante, mas em novembro começou tudo de novo. O medico marcou uma videolaparoscopia, mas vi em alguns comentarios que se for no intestino, não aparece, é verdade? O que faço? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  70. Olá, meu nome é Sandra tenho dores fortíssimas no canto inferior esquerdo do abdomem, durante o meu período fértil juntamente com perca involuntária de urina, meu intestino nesse período fica preso e tenho núseas e muitos gases. Quando menstruo o meu intestino solta. Fiz uma colonoscopia e tudo normal, fiz um ultrassom intravaginal e deu que tenho ovário policístico. Fiz uma ces´ria e laqueadura a um ano e meio.Será que tenho endometriose intestinal?

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, amigas desta terrível doença.
    Descubri a endometriose infiltrativa intestinal há 3 meses, fiz ressonância da pelve e transvaginal com preparo intestinal, neles foram suficientes para descubrir o meu problema... Agora estou com problemão, preciso fazer a cirurgiã pois meu intestino está 40% comprometido pela doença, além de endometriomas, ligamentos ultesacro....Porém tenho dois convênios nenhum faz a tal cirugiã multidiciplinar que custa R$20000,00 somente particular, não sei o quê faço tenho 2 convênios e nenhum cobre, indicam médicos especialistas pelo convênio que na realidade não são e passam laudos e procedimentos divergentes e contáditórios, isto qd dizem que imagem não é laudo. estou muito confusa com tudo isto, estou me consultando com uma especialista ótima Dr. Helisabethy salomão Aurosa. (www.ayrosaribeiro.com.br)
    Minha cirurgiã está marcada para 17.01.12, e a doutora é especialista a 16 anos, mas até lá preciso arranjar o dinheiro ou verificar outra forma, mas qual não sei...
    Se alguém tiver algum advogado que tenha conseguido ganhar a causa e fazer o convênio pagar pela cirurgiã me avisem por favor.

    ResponderExcluir
  72. Olá, Larissa! Infelizmente esta é a realidade de muitas portadoras de endometriose. Mesmo com plano de saúde acabam se deparando com uma situação tão estressante quanto as dores causadas por esta doença. E a opção muitas vezes é recorrer à justiça para obrigar o plano a custear a cirurgia. Entretanto, pode ser que mesmo o plano custeando a cirurgia, seja necessário vc trocar de médico (por um credenciado ao plano), ou pagar um adicional ao médico particular que vc está se consultando (neste caso, o plano teria que cobrir a instrumentação cirúrgica e a internação).
    Dê uma lida no blog: www.endometrioseprotesto.blogspot.com
    e informe-se sobre como entrar com uma ação contra o plano!

    Espero que consiga! Bjs

    ResponderExcluir
  73. Olá, Sandra! Os principais sintomas da endometriose são as dores ou cólicas muito intensas que podem ocorrer antes, durante e após o período menstrual. Às vezes também podem ocorrer durante o período da ovulação. Se há dores ou alterações na evacuação ou durante a micção durante a menstruação, isto também pode ser um indicativo da doença.
    Na dúvida, o melhor é consultar-se com um especialista que saberá te fazer um exame clínico correto e também irá lhe pedir exames específicos para diagnosticar uma possível endometriose.
    Marque o quanto antes com este especialista para ter certeza de que não se trata de endometriose. E se for, saiba que tem tratamento e o quanto antes iniciar, melhor!
    No que precisar, conte conosco! bjss

    ResponderExcluir
  74. Oi, Danila! Se as dores continuam e já tendo feito o exame com a Dra. Luciana Chamié que identificou focos de endometriose, então é uma boa indicação que faça a videolaparoscopia. Se os focos vistos durante a ultrassonografia foram no intestino, então o médico cirurgião já deverá ir preparado para a cirurgia nesta região, assim ele já poderá tratar a doença. A videolaparoscopia ainda é o "padrão ouro" no diagnóstico da endometriose, e muitas vezes é indicada quando o tratamento clínico e medicamentoso não surtem efeito (principalmente em relação às dores), ou quando há o desejo de engravidar. Escolha um bom médico, de preferência especialista, pois desta forma vc terá certeza de que estará sendo devidamente tratada. Conte conosco para o que precisar! Bjsss

    ResponderExcluir
  75. Boa Noite, postei meu caso logo acima, que no qual já obtive informação, mas estou com uma duvida, no meu caso já verifiquei com assistente social do convênio, e me informou que não possui médico credenciado que faça está cirurgiã, estão sempre analisando, mas a resposta é sempre a mesma ainda não achamos médicos que faça sua cirurgiã. Comno agir neste caso....

    ResponderExcluir
  76. Boa noite!

    Este é o terceiro mês que noto sangue nas minhas fezes, a exato 1 dia da minha menstruação descer. No primeiro mês, vi um pouquinho, mas achei que fosse da menstruação. Tive um quadro de difteria por 4 dias e passou. No segundo mês, apareceu mais um pouquinho de novo, mas no dia da menstruação (dia seguinte ao do sangramento), passei tão mal, com diarréia durante apenas esse dia, mal estar e muita dor no corpo. Nem consegui ficar no trabalho. E neste mês, novamente notei o sangue a 1 dia do meu período.
    Tenho uma colonoscopia marcada e vou fazer o CA amanhã, mas tendo em vista essas coisas todas que tenho lido, fico preocupada se talvez Endometriose pode ser uma coisa que está comigo há tempos e só agora tem demonstrado os sintomas e, se é possível estar em um estágio avançado. Vou ao ginecologista regularmente, porque quando era nova sempre tive cistos (simples), mas principalmente porque já tive tromboembolia pulmonar 2 vezes, causada provavelmente pelo uso de anticoncepcional. Já 2 anos deixei de tomar e penso, então, quais tipos de tratamento uma pessoa com o meu quadro teria como opção.
    Sei que estou ansiosa, já que ainda não realizei nenhum exame. Mas o sangue nas fezes me deixa apavorada. Só hoje fui ao banheiro 4 vezes e ele estava lá, em meio a um muco.

    ResponderExcluir
  77. Olá pessoal!

    Fui diagnosticada com uma endometriose a algum tempo atrás por uma videolaparoscopia, que a médica descamou no momento do exame. Depois disso engravidei sem problemas, meu filho tem 8 anos. Agora estou com algum problema ainda não diagnosticado. Primeiro foi diagnosticado uma Proctalgia Fugaz por dois médicos, mas os tratamentos não deram resultados. Continuo a sentir dores como se fosse no canal anal, embora não foi visto nenhuma anomalia pelos proctologistas. Tenho uma colonoscopia pra fazer esta semana, mas as dores continuam. Apenas uma das proctologistas suspeitou que pode ser a enometriose. Essa dores fazem 2 meses e meio. Somente hj observei um pouco de sangue vivo nas fezes, muito discreto. Estou preocupada. A colocnoscopia acusaria uma endo? Como saber quais os médicos especialistas em Endometriose em minha cidade? Por favor, se tiverem alguma informação, me ajudem.
    Fico grata desde já. Conheço pouco sobre a endometriose.

    ResponderExcluir
  78. Olá!
    Operei de endometriose intestinal vai fazer 1 mês, só que agora estou com o intestino preso, já usei óleo minera e agora estou com o supositório de glicerina e tomando naturetti, fazendo uma dieta de fibras, hoje fazem 9 dias sem evacuar. Isso é normal?? Estou preocupada! Tenho vontade sempre, mas não sai nada, apenas umas gosminhas.
    Gostaria de ajuda.
    Obrigada,
    Thaís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, bom dia! QUal o seu email preciso esxlarecer algumas duvidas com vc?

      Excluir
  79. olá a todos!
    Meu nome é Marcelo e acompanhei de perto 7 anos de sofrimento da minha esposa Danielle. Ela foi diagnosticada com endometriose depois de tentarmos engravidar por 3 anos; além de muita dor durante uns 10 dias perto do período menstrual. Passamos por vários ginecologistas que se diziam especialistas em "endometriose" e "vídeo" e pasmem: foram 6 cirurgias sem resultado absolutamente nenhum. Sou fisioterapeuta e comecei a estudar o assunto (internet e literatura especializada) pesquisar muito e tentar achar uma solução para tanto sofrimento!! Foi quando descobri que todas as cirurgias que a Danielle havia feito o médico apenas retirou algum nódulo no ovário, ou fez alguma "cauterização" o que não iria resolver já que ela tinha endometriose no intestino. Segundo meus estudos era necessário retirar "toda endometriose". Fiquei muito preocupado no fato de um ginecologista mexer no intestino da minha esposa, e decidimos continuar apenas tratando com anticoncepcional. Procuramos um médico para fazer a fertilização, só que os mais experientes disseram que o fato de ainda ter endometriose na pelve atrapalharia qualquer tentativa de gravidez.
    Foi quando nos indicaram o Dr Silval Zabaglia da clínica Androfertil em Campinas, e lá fomos nós. Ele pediu uma série de exames que nunca haviam pedido (ressonância nuclear , ecografia com preparo de intestino) e resolvemos dar um voto de confiança para mais um médico. Passamos com o Dr Dorival Gomide Ramos (outro médico da equipe do Dr Silval), que nos disse da necessidade de uma cirurgia com retirada de um pedaço do intestino. Só que o procedimento sairia R$25.000,00. Como nós não tinhamos condições de pagar esse valor, e como eu pago convênio médico, fui atrás do meu convênio.
    Meu convênio é muito bom- executivo, MAster, (e caro!!); e verifiquei diretamente no 0800 que essa cirurgia é toda coberta pelo plano!! só que não conseguia achar nenhum médico do plano que fizesse esse procedimento. No plano de saúde me indicaram um nome e lá fomos nós para outro médico. O médico não conversou muito com agente (atendeu em 10 minutos), mas falou que fazia a cirurgia pelo plano de saúde(com retirada do intestino, etc..). Marcamos a data e pegamos as guias. Num churrasco no fim de semana encontrei um amigo que é médico cirurgião e conversando com ele expliquei que embora tivessemos gostado do Dr Dorival, não tinhamos condições de pagar os 25.000,00. Aí que ele me alertou!!. Fui verificar no plano de saúde se eles poderiam pagar o cirurgia para o Dr Dorival Fazer. O plano de saude falou que me reembolsaria o valor que eles pagariam para o médico que ia fazer do plano. Maravilha! resolvemos nossa vida!, agora PASMEM: o plano iria pagar para o Médico R$680,00. Aí, como sou da área, imaginei: como uma cirurgia de 25.000,00 outro médico vai fazer por 680,00. Será que ele é bom ?? Desmarcamos a data da cirurgia e fomos ver alternativas. Voltamos no Dr Dorival, ele pedium para passar com os outros médicos da equipe (proctologistas) , ficamos mais confiantes ainda, porque vimos que na equipe do Dr Dorival tem 2 ginecologista e 2 proctologistas. Ficamos muito confiantes e resolvemos tentar mais uma vez. Fiz um financiamento no Banco em 36 meses e pagamos a cirurgia. Foi a melhor coisa que fizemos nesses 7 anos, além do tratamento da equipe toda, a cirurgia foi um sucesso!!, a Danielle retirou um pedaço do intestino, foi retirado tbem um ovário, mas depois de 15 dias da cirurgia já não sentia mais dores e conseguimos ter nosso sonhado filho exatamente 1 ano depois!! Foi o $$ mais bem empregado da nossas vidas!! Depois de tanto tempo com maus especialistas conseguimos resolver nosso problema. Que Deus ilumine as Mãos do Dr Dorival Gomide e sua equipe.

    ResponderExcluir
  80. Olá meu nome é Sheila tenho 35 anos, preciso muito por favor que vcs me indiquem um (a) especialista em endometriose aqui no DF, pois ñ consigo um diagnóstico preciso ao meu caso, que sofro com dores severas no meu período menstrual, meu médico hj me receitou GESTINOL 28 sou casada há 6 anos desde de então nunca usei anticoncepcional, tenho receio em engordar e as dores de cabeças que eles provocam. POR FAVOR ME RESPOSNDAM (sss_fl@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estou tratando da endometriose nesta clínica http://www.verhum.com.br/pt/index.php com a Dr. Nathalia.

      Só vi sua mensagem agora. Boa sorte!!!

      Excluir
  81. Olá, Sheila! Já ouvi falar de uma Clínica em Brasília em que há especialistas em endometriose. Chama-se Clínica FERTILITÉ (http://www.clinicafertilite.com.br/) Não posso te dar maiores informações, pois não conheço pessoalmente o local, nem os médicos, porém, serve como indicação. Se preferir e se tiver perfil no Facebook, entre no nosso grupo GAPENDI e veja o tópico de "indicações de médicos", quem sabe também possa te ajudar! Além disto, vc pode interagir com outras portadoras e tirar suas dúvidas! Acesse:

    http://www.facebook.com/groups/172811946092470/

    Se vc têm sentido dores fortes, especialmente durante a menstruação, então é sim importante que investigue a presença da endometriose o quanto antes! Espero que consiga um bom médico! Qualquer coisa, estamos aqui para te ajudar!! Beijosss

    ResponderExcluir
  82. Olá, Marcelo! Que depoimento legal você nos deixou!! Realmente encontrar um bom especialista faz toda a diferença no tratamento da endometriose! Agora, realmente a questão dos valores que os planos pagam aos médicos é algo absurdo! Precisamos lutar para que isto mude, para que os médicos sejam melhor remunerados e que não tenhamos mais que pagar os valores "por fora".
    Fico feliz pela conquista e vitória de vocês. Que tenham muita saúde e sucesso!
    Obrigada por partilhar conosco a sua história!

    ResponderExcluir
  83. Thaís, ficar 9 dias sem evacuar não é normal. É importante que você se consulte com o médico que fez sua cirurgia, ou procure um gastro para avaliar melhor sua situação e de indicar um tratamento, ok? Desejo melhoras! bjsss

    ResponderExcluir
  84. Olá, Clara! Na verdade, a endometriose é uma doença que acomete os órgãos de fora para dentro. Então, quando existe a endometriose intestinal, ela começa primeiro nas paredes mais externas do intestino e raramente alcançam a mucosa interna, ou chegam à luz do intestino. Por este motivo, nem sempre é possível visualizar as lesões de endometriose através do exame de colonoscopia, pois este exame avalia o interior do intestino. O melhor exame para avaliar a endometriose intestinal chama-se "Ultrasonografia Transvaginal com Preparo Intestinal" que só pode ser feito por um especialista em endometriose. Aqui em São Paulo indicamos a médica Luciana Chamié que realiza este exame de forma muito competente e completa.

    Para ter indicações de médicos especialistas, vc pode fazer parte do nosso grupo no Facebook, temos um tópico de indicações de médicos lá.

    Acesse:
    http://www.facebook.com/groups/172811946092470/

    Bjssss

    ResponderExcluir
  85. Olá, Mi! Todo sangramento nas fezes deve sempre ser investigado, especialmente se ele surgir próximo ou durante as menstruações. Neste caso, há sempre uma suspeita de ser endometriose.

    A endometriose é uma doença progressiva, que piora com o passar dos anos. Pela dificuldade de diagnóstico, muitas mulheres se descobrem portadoras quando a doença já está avançada, infelizmente.

    Procure um especialista em endometriose que possa lhe examinar e pedir os exames adequados para diagnosticar ou não a presença de endometriose, ok?

    Quanto ao tratamento, existem outras opções, mesmo para quem não pode fazer uso de AC, mas o ideal é que vc converse com o médico a respeito!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  86. Larissa, neste caso você pode entrar com uma Liminar contra seu plano de saúde para obrigar a cobrir sua cirurgia com um médico especialista em endometriose. Também pode fazer uma denúncia na ANS. Procure uma advogado especialista em planos de saúde, ele poderá te orientar melhor! Bjss

    ResponderExcluir
  87. Olá boa tarde.

    Meu nome é Amanda e tenho 33 anos. Descobri que tenho endometriose ano passado, qdo fui fazer ecografia transvaginal e o médico achou um foco e imediatamente me encaminhou para realizar uma ressonancia magnética. Tive sorte, pois faço o tratamento na rede pública, no hospital universitário de Brasília e fiz a ressonância no mesmo dia e sem precisar marcar, pois é um exame bastante concorrido.
    Na ressonância acusou um foco no ovário direito.
    Eu sofro de cólicas desde a adolescencia e muitas dores durante a relação sexual e nunca tinha tido um diagnostico preciso até esse medico do HUB descobrir, já tinha feito muitas ecografias e só acusavam SOP.
    Semana passada realizei outra ecografia, mas, não foi possível verificar os ovários pois, eu estava com muitos gases.
    Conversei com minha proctologista que tbm é no mesmo hospital e que fiz recentemente uma cirurgia de hemorróidas e ela me informou que é possível que eu tenha endometriose no intestino, mas que a cirurgia é muito complicada, pois, é um corte grande na barriga, que provavelmente ficarei com uma bolsa com as fezes por no minimo 03 meses e mesmo assim corre o risco da endometriose voltar.
    Atualmente eu utilizo o Elani 28 e já estou na sétima cartela, já usei depo-provera, gestinol 28 e cerazzete e este atual foi o que melhor me adaptei. Mas não tenho nenhum desejo sexual, minha libido desapareceu completamente. Como não estou estou namorando e as dores diminuiram não achei de grande relevância no atual momento. O que me incomoda bastante são os sangramentos de escape, que tenho diariamente, desde o início do remédio, somente desapareceu por um mês e retornou.

    Porém com os sintomas que eu tenho acredito ter a endometriose no intestino, pois na época que eu menstruava chegava a ir ao banheiro com diarréia de 03 a 04 vezes ao dia e sinto umas pontadas no ânus com certa frequência que tenho que prender a respiração as vezes de dor. Sinto que estou muito inchada e tenho gases constantemente, é raro o dia que não estou com gases e meu intestino funciona várias vezes no mesmo dia e outras vezes fico vários dias sem ir ao banheiro.

    Estou na fila de espera do HUB para realizar a laparoscopia, já internei uma vez e tive que voltar pra casa sem realizar a cirurgia, pq tinha um aparelho quebrado.

    Gostaria de saber se após realizar a video e continuar utilizando o ACO sem pausa, ainda terei que fazer essa cirurgia do intestino (a procto que fez minha cirurgia falou que tbm tem esse problema e trata com ACO continuo e não pretende operar) e gostaria de saber se ela impede a mulher de engravidar tbm ou se as que causam infertilidade são os focos nos ovários e nas trompas?
    Tbm queria saber se após a video serei obrigada a usar o zoladex, que pelo que li tem muitos efeitos colaterais.

    Apesar de todo o sofrimento, me sinto um pouco privilegiada por estar tratando no HUB e não ter que pagar tão caro por essa cirurgia. Eu não sabia que quem faz particular tem que pagar esse valor absurdo e que os convênios não cobrem. Quem morar em BSB e não tiver condições tentem o tratamento pelo HUB,ou por outro hospital da rede pública, é um pouco demorado devido a constante procura, mas, estou satisfeita, pois os médicos são competentes e bastante atenciosos com os pacientes.

    Obrigada.
    Amanda.

    ResponderExcluir
  88. ola tenho sentidos alguns sintomas que posam indicar q eu tenha endrometriose ;os sintomas sao dores abdominais muito fortes, dor em fezer relaçao sexual ,enchaso gases.tenho 24 anos,eu achava q poderia ser infeçao na bexiga fiz varios exames e nao deo nada fiz ate uma ultraçao para ver se nao tiha algum sixto sera q poso estar com endrometriose nao sei mais oq fazer nao aguento mais as dores

    ResponderExcluir
  89. Olá, amiga! Realmente, seus sintomas podem ser sugestivos de endometriose. Sugiro que procure um ginecologista especialista e diga a ele que está desconfiada que possa estar com endometriose, peça que ele te indique os exames específicos só para que você possa tirar esta "cisma". É importante diagnosticar a doença o quanto antes! Qualquer coisa, estamos aqui para ajudá-la! Bjsss

    ResponderExcluir
  90. Olá, amiga! Algumas mulheres sentem mais os efeitos colaterais do Zoladex que outras. Entretanto, seguem algumas dicas para que vc possa tentar amenizá-los:
    - Pratique exercícios físicos regulares, pelo menos 30 minutos por dia, pode ser caminhada, natação, ou qualquer outra atividade aeróbica que você goste!
    - Alimente-se de derivados de soja, e tenha uma alimentação saudável, livre de doces, gorduras e etc.
    - Se perceber que está ficando triste demais e muito desanimada, tente procurar alguma terapia alternativa, como acupuntura, ou mesmo, a psicoterapia, isto pode lhe ajudar!
    - Se ainda assim, os sintomas persistirem, pergunte ao seu médico se pode lhe indicar medicações de Reposição Hormonal durante o uso do Zoladex, pois podem amenizar os efeitos...


    Quanto à engravidar, tendo o útero, ainda é possível, através das técnicas de Reprodução Assistida. Tente marcar com algum especialista da área para ter mais informações!!!

    Fique firme! Se quiser dividir suas dores (tanto física, quanto emocionais) pode participar do nosso grupo no Facebook!

    Segue link:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    Beijosss

    ResponderExcluir
  91. Olá, gostaria de uma opinião. Tenho sintomas relacionados a endometriose e DII. Gostaria de saber quais exames devo saber, caso o médico não peça. Quero fazer todos os exames para poder tratar o que eu realmente tiver. Meu convênio não cobre nenhum especialista em endo, então quero fazer todos os exames.

    Outra pergunta, endo no intestino só é identificada por esta cirurgia, ou depende do caso?

    Meus sintomas são: diarréia várias vezes ano ano, e principalmente durante a mestruaçao, nao sinto dores abdominais, uma vez ou outra talvez, mas é raro. Insônia, ansiedade e depressão, um certo desconforto na região proxima do anus durante a penetraçao profunda, cólicas fortes e dores pélvicas e nas coxas junto com a cólica. De uns anos pra ca as dores pélvicas e nas coxas praticamente sumiram, as cólicas melhoraram bem, em alguns ciclos ela quase nem vem, mas ainda tenho cólicas fortes e algumas ainda me deixam de cama. Uma outra coisa é ansia de vomito depois de comer certos alimentos, principalmente no café. Como disse são sintomas que se enquadram nas duas doenças, então gostaria de trate a doença certa. Tbm poder ser endo sem ser no intestino, ja marquei médico, mas queria fazer todos os exames.

    Alguma ded vcs tbm sente esse desconforto perto do anus durante a penetraçao profunda? Existe algum remédio ou tratamento q possa resolver? E no caso da endo estar no intestino, a cirurgia pode prejudicar meu intestino, ou a cirurgia tem consequências?

    Obrigada desde já. E parabéns pelo blog, é mto bom ter esse tipo de fonte quando se trata de uma doença de difícil diagnostico e falta de conhecimento ate pelos ginecologistas. Beijos

    ResponderExcluir
  92. Olá! Tenho endometriose profunda e gostaria de saber indicações de médicos que façam atendimento pela Unimed. Já sei que vou precisar fazer a cirurgia e retirar um pedaço do intestino, além de uma trompa, agora gostaria de encontrar algum bom medico que faca isso pela Unimed. Agradeço muito se puderem me ajudar. Ah, estou em Sao Paulo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Olá,
    Meu nome é Thaís e eu descobri há um mês que tenho endometriose e a minha dúvida é a seguinte:
    O meu intestino sempre foi preso mais desde algum tempo que eu não me lembro desde quando no período da minha menstruação eu vou ao banheiro ás vezes até três vezes ao dia isso só ocorre quando estou menstruada quando não estou menstruada eu fico até três dias sem ir ao banheiro isso pode ser um sintoma de endometriose intestinal?
    Me ajuda por favor,pois eu tenho três filhos e tenho muito medo do que pode acontecer comigo
    Os médicos querem que eu faço tratamento por 1 ano,mais eu não quero,eu quero a cirurgia é possível fazer a cirurgia sem o pré-tratamento.

    Muito obrigada vcs tem ajudado muitas mulheres bjs e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  94. Olá pessoal meu nome é Elaine, li todos os comentarios, e me vi em todos, retirei meu utero com 32 anos, por ter sido rasgado por uma aderencia, apos 1 ano tive que retirar um ovario, pois tive um cisto hemorragico e muitas colicas , apos 2 meses da cirurgia as dores retornaram, fiquei desesperada pois as dores (colicas ) era muito forte , fiz um batalhão de exames e nada conseguia descobrir o que eu tinha , fiz 2 colonoscopia e não passava , pois tinha uma dobra no intestino (mordida de maça),fiz uma videolaparoscopia e de nada adiantou pq tava cheia de aderencia e a camera não passava, os medicos disseram pra mim que minha barriga parecia um dinamite, não poderia mexer, fiquei apavorada , e as dores começaram a ficar mais fortes e começei a ter sangramentos no intestino , depois de varios exames , fiz um que me deu a solução chamado colonoscopia virtual tomografia computadorizada, e o resultado foi um tumor no intestino, ate então não sabia se era cancer ou uma endometriose, fiz uma cirurgia enorme que foi retirado 14 cm do intestino, a dobra do intestino, o ovario que restava, e as aderencia que estava grudando minha bexiga com meu intestino, e graças a um bom DEUS na biopsia deu endometriose , e agora estou bem , recuperada,mas ainda com medo dessa maldita doença voltar, pois é muito dificil chegar ao diagnostico dela,por isso muulheres se tiver alguns sintomas estranhos não desistam de procurar.

    ResponderExcluir
  95. Oi meninas já faço parte da comunidade no Orkut do Gapendi...e acredito que posso estar com uma evolução da endo, na laparoscopia feita em 2010, já fui diganosticada com endo de grau 2 p/ 3..tenho médico terça dia 20/03, tenho piorado e as dores abdominais, a falta de apetite e as cólicas têm piorado bastante...mas não desisto nunca vou lutar até o fim no meu própósito de ser mãe...Amei o texto tava precisando ler sobre as dores abdominais...e diarréias...todos esses disturbios intestinais que tenho todo mês...
    Obrigada pessoal...
    Beijos...e boa sorte a todas em seus tratamentos..
    Cibele Ccoconez - Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  96. Que barra em Elaine,
    Foi bom ler seu depoimento agora. Eu já estava preste a desistir.

    Tudo de bom para você.

    Bjos

    ResponderExcluir
  97. Oi Elaine. Que barra a sua heim.

    Foi bom ler o seu depoimento, por que eu já estava prestes a desistir.

    Tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  98. Oi meninas,

    Vou falar um pouquinho da minha situação, e gostaria muito, que se pudessem é claro, me orientassem.
    Sempre tive cólicas fortes e meu intestino nunca funcionou como reloginho. Fico até 5, 6 dias sem evacuar. Em outubro e novembro de 2010 as cólicas aumentaram muitoooo, já era forte ficou ainda pior. Cheguei a sair de casa carregada por meu padrasto. Nesse momento começou a minha busca por uma explicação. Passei por vários ginecologistas, um destes chegou a falar que a minha dor era psicológica. Enfim, estou com três exames em mãos: A Ressonância Magnética diz que, aparentemente encontra-se aderida á transição do reto com sigmóide, promovendo aderências nessas topografias, configurando sinais de focos de endometriose. Fiz uma colonoscopia que diz: Compressão extrínseca de reto superior, junção retossigmoideana e cólon sigmoide provavelmente por endometrioma. Também fiz uma transvaginal com preparo intestinal, que diz: Ovário esquerdo justa uterino, de volume aumentado, exibindo vários focos hiperecogênicos dispersos pelo parênquima, que podem estar associados a endometriose. Nota-se também três áreas distintas, alongadas em alças intestinais, sugestivas de endometriose infiltrativa ( até a camada muscular). No reto superior, retossigmóide e sigmóide, comprometendo mais de 50% da circunferência.

    Será que meu caso é cirúrgico? Moro em Brasília, podem me indicar algum médico, que possa me ajudar?


    Estou com a mente cheia. Não sei o que faço. E o duro é acharem que não tenho nada. Como tomo cerazette só tenho escapes, quando tenho escapes sinto dores (suportáveis). Acho que por eu não precisar ficar internada todo mês como já aconteceu, ninguém acredita que tenho endometriose,mesmo com os exames em mãos.

    Desde já agradeço, qualquer ajuda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  99. Olá pessoal meu nome é lara, fiz uma cirurgia de endometriose em janeiro, foi retirado uma parte do reto e sigmóide, só que agora estou sentindo uma inflamaçãi no ânus, quando faço cocô doi e fica tudo inflamado, será que é sequelas da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, por favor me fale como foi sua cirurgia, pois terei que fazer o mesmo, ela foi aberta ou por videolaparoscopia ? obrigada, mande resposta no email. sinha.silva@hotmail.com

      Excluir
    2. H,a 4 anos sofro de endomentriose .Com sintomas intestinais intensos.Mas so me falavam que era sindrome do intestino irritavel.Mentira,balele!. Hj s'o aguentei atraves de Jesus,pois quase enlouqueci com afalta de diagnostico.Quando tomei ladogal parou as dores mas a diarreia ficava.Enfim estou com dor cronica na pelve,voltei no medico e nao desisti .Pedi um exame chamado ecoendoscopia baixa e por gloria de Deus foi localizada endomentriose intestinal no intestino em 2 lugares e aderencia na bexiga.Foi um dia expetacular pois consegui o diagnostico.Nao somos loucas.Os medicos tem que ouvir nossas queixas clinicas.A endomentriose me martirizou ,perdi utero,ovario e nada adiantou pos ninguem acreditou que estava no intestino.Meninas nao desistam da vida,somos guerreiras.Apos a minha cirurgia eu conto com foi .Bjs Jesus esta contigo

      Excluir
  100. Ola Amigas!
    Sou portadora de endometriose a alguns anos, e a sete meses atras fiz uma videolaparoscopia para retirar a endometriose dos meus ovarios, tomei zoladex 10,8 e ainda minha mestruaçao nao veio, tenho 34 anos, meu endometrio esta muito fino, por isso nao desceu ainda (diz o medico), o que me assusta e estou muito preocupada é que peguei meu resulado da ressonancia hoje e constou endometriose numa alça do intestino, e agora será que terei que fazer novamente uma videolaparoscopia ou uma cirurgia aberta para retirar esse foco do intestino e depois aguardar a menstruaçao vir para tentar novamente ser mãe? Por favor me ajudem, estou querendo saber o que sera melhor fazer e entender ? obrigada

    ResponderExcluir
  101. Olá meu nome é Sira.

    Minha médica me informou, que mesmo não menstruando, os focos da endometriose aumentam só que em menor proporção. Eu não sabia disso. Isso confere?

    ResponderExcluir
  102. oi Meninas, fiz um videolaparoscopia e histeroscopia em 2008 e tirei 7 miomas e cautelizei alguns focos de endomitriose na epoca tinha 27 anos, agora em 10 de fevereiro deste ano (2012) fiz novamente um videolarascopia para remover miomas para poder engravidar , removi 7 miomas novamente e meu abdomen esta inteiro com nodulos de endomitriose, foi removido varios ate um dentro do ovario e o medico viu que tinha alguns nodulos no intestino e não tirou, e antes de me dar alta do hospital me dise que provavelmente teria que fazer outra cirurgia antes de engravidar e em breve. Fiz alguns exames como clonoscopia e eco endoscopia baixa, foi diagnosticado algumas lesões e a confirmação de que teria que fazer outra cirurgia. Mudei de medico e fui em um que ja escreveu varios livros sobre endomitriose dr. mauricio abraoo que ja foi citado aqui anteriormente, a consulta dele é muito cara e ele tem um aparelho de ultrasson que da para ver a endomitriose, nessa ultrassom foi possivel diagnosticar o tamanho da lesao , sao 4 lesoes e do inicio da primeira ate o final da ultima sao 26 cm mais ou menos que é o qto vou precisar tirar do intestino incluindo o sigmoide, conclusao vou operar dia 19 de abril do meu intestino! E Estou bastante reciosa.

    ResponderExcluir
  103. OlÁ!!
    Tenho 29 anos, e alguns tempo tenho observado que sempre que estou no meu periodo pre - mestrual sinto que estou muito inchada e tenho gases constantemente, e meu intestino funciona várias vezes no mesmo dia e outras vezes fico vários dias sem ir ao banheiro. O que dever ser? será que devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  104. olá pessoas! Tudo bem? Sempre tive problemas no intestindo desde menina, sofria com prisãoes de ventre gravíssimas,aonde na maioria das vezes precisava tomar remédios pra evacuar.. Hoje sofro a maior parte desses sintomas acima descritos, mas gostaria de saber se tenho endometriose no intestino ou SII, no meu caso tenho crises de constipação intestinal, e às vezes crises de diarréia, que não tem mta ligação com a menstruação, é raro eu sentir cólicas mesntruais, mas durante a menstruação me sinto inchada e também noto sangue nas fezes.. Minha alimentação também não ajuda, como muita porcaria, sou chocólatra convicta, às vezes tenho crises de gases e flatulência, dependendo do que como... isso surante a menstruação ou não... Qual será o meu caso meu DEUS?

    ResponderExcluir
  105. Oi, Sou a Luciene tenho 32 anos, Moro em Dourados-Ms, quadro de trombose profunada alta, bilateral a nove anos atras, mas agora estou otima.
    Tem sido um dilema minha vida, desde janeiro deste ano. Sentir varias dores, no monento pensaram que fosse rins, fins utrasom, tomografia e nao deu nda, tive uma crise de movo em marco, agora com dores localizadas no abdomen do lado esquerdo, meus exames de sangue da normal, colonoscopia sem biospia deu contispacao cronica com intestino alongado, o medico me encaminhou para uma nutricionista, pois pedir desde janeiro 7,5K, sinto dores abdominais no lado esquerdo proximo ao umbigo descendo com dor iliaca, dores a evacuar, em crise parece que o anus e vagina vao sai de mim, sao horriveis, lendo sobre o assunto ja havia percebido que nao mestruacao piora, pois desde mas moca percebi que qdo mestruo meu intestino funciona ate demais e adores no anus as pontadas ja algum tempo que sinto mas achei que era normal.Me ajude estou muito preocupada.
    Aguardo...

    ResponderExcluir
  106. Olá! Meu nome é Marcia, tenho 35 anos, graças a Deus tenho 2 filhos, porém fui diagnosticada com endometriose em 2003, 4 anos após a minha segunda gravidez. Minha menarca foi com 11 anos, sempre tive cólicas muito fortes e o fluxo da minha menstruação sempre foi intenso (7 dias de fluxo), quando tinha 16 anos tive cisto nos ovários, fiz o tratamento e não tive mais problema com isso, acho que esse tratamento me permitiu ter meus filhos ou então ainda não tinha desenvolvido a endometriose. Quando meu filho mais novo estava com 2 anos, coloquei o DIU, foi a pior coisa que fiz, pois as cólicas aumentaram e também o fluxo menstrual, a validade do DIU era de 10 anos, mas só consegui ficar 1 ano com ele e tirei porque não aguentava mais tanta cólica. Foi ai que começou o meu martírio, as mulheres da minha família tem um histórico de mioma, minha mãe, irmã, tias e algumas primas tiveram que fazer a retirada do útero por causa dos miomas, então sempre estive alerta, quando ia ao médico sempre contava o histórico familiar, fazia os exames regularmente, e falava os sintomas (cólicas fortes e debilitantes, fluxo intenso, dor na relação, dor ao evacuar, diarreia no período menstrual), mas os médicos sempre diziam que estava tudo normal. Até que fui a uma médica, e contei novamente todo o meu histórico, foi onde ela pediu o CA125, e deu a alteração para endometriose, foi um alívio porque tinha um diagnóstico, o que eu sentia não era tão normal assim como os outros médicos diziam, a cirurgia foi marcada para agosto de 2003, mas não foi por vídeo, foi uma laparotomia, como uma cesárea, na visita pós-cirurgica a médica me disse que eu estava com endometrioma no ovário direito e que meu útero estava grudado no intestino, foi retirado o endometrioma e a aderência, o ovário não foi retirado, perguntei se estava livre se não teria mais este problema, ela me disse que poderia voltar, então resolvi suspender a menstruação com anticoncepcional contínuo, após a cirurgia fiz tratamento com zoladex por 3 meses, passei 7 anos sem nenhum sintoma de endometriose, mas tive de fazer outra cirurgia para retirada da vesícula em 2010, um ano após essa cirurgia tive uma crise de diarreia que durou duas semanas, não era virose nem intoxicação alimentar, também não foi nada relacionado a cirurgia, fiz endoscopia e colonoscopia e não deu absolutamente nada, o médico disse que poderia ser a SII e para evitar certos alimentos e assim como veio foi embora, agora 6 meses depois da primeira crise tive outra, mas desta vez veio acompanhada da menstruação "normal", mesmo tomando anticoncepcional contínuo vinha de vez em quando mas era um pouquinho e não durava mais de 3 dias, estou há 3 semanas indo a médicos e sentindo muita dor na barriga, estou com diarreia e ânsia de vômito, já me deram vários diagnósticos: cálculo renal, mas o ultrassom e exame de urina não deram nada, apendicite, mas o exame de sangue não deu nada, vou fazer mais um ultrassom de abdome total que acho que não vai dar nada. Então resolvi pesquisar sobre a endometriose se poderia estar relacionado com o que sinto, foi quando li o artigo acima e identifiquei muitos sintomas que tenho e acho que estou com endometriose intestinal, mas como falar com o médico sobre isso para que seja diagnostica corretamente e não demore tanto quanto da primeira vez para o tratamento? E se retirar o útero terei novamente problemas com endometriose?Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  107. Olá, o ano passado fiz a videolaparoscopia, e foi retirado varios focos de endometriose, principalmente no lado direito entre o ovario e o ultero,logo em seguida fiz o exame CA 125 e deu nolmau, mas eu continuei sentindo dores e cólicas, repeti o CA 125 e deu alterado, o mês passado fui para o hospital com fortes dores abdominais, como se fosse apndeci, mas não era, sera que a endometriose pode ter voltado? pois proximo a mesntruação sinto muita vontade de urinar, como se tivesse algo precionando a bexiga, e ardencia, muitos gases.

    ResponderExcluir
  108. Médico especialista em endometriose em Curitiba, fiz minha cirurgia com eles, endo e retosigmóide, pois já havia atingido severamente o intestino.
    -(Willim Kondo)
    http://drwilliamkondo.site.med.br

    -(Reitan Ribeiro)http://www.cirurgiacuritiba.com.br

    ResponderExcluir
  109. Ola meninas descobri q tenho endometriose ,quando estava tentando engravidar,isso ja faz 4 anos e ate agora nao consegui fazer a cirurgia.estou tentando fazer essa cirurgia na santa casa de sao paulo,mas ate agora nada, a minha endometriose tb estar no intestino.

    ResponderExcluir
  110. Boa noite ja deixeium comentario ai,mas queria tirar outra duvida,meu sonho e ter filhos mas estou muito preocupada pois ja tenho 28 anos e a minha end estar no ovario e no intestino,sera q vou ter filhos.aguardo resposta,obrigada.josilma

    ResponderExcluir
  111. apresentando os sintomas devo procurar uma ginecologista ou gastro? Obrigada

    ResponderExcluir
  112. Olá!
    Eu fiz a videolaparoscopia há um ano, depois o tratamento com zoladex por 06 meses, e, após o término, mais ou menos 01 1/2 depois eu descobri que estava grávida.
    A gravidez correu normal até o segundo mês, quando tive um aborto espontâneo... Fiz curetagem... Já fazem 02 meses...
    O meu segundo ciclo após a curetagem durou 34 dias, e, eu achei que estivesse grávida, mas, não estava...
    É muito difícil, pois na minha cidade não tem especialista em Endometriose.
    Força a todas as mulheres!
    Parabéns e sucesso ao grupo de apoio!
    Chirlei.

    ResponderExcluir
  113. Olá, meu nome é Lilicali todos os comentários e me vi em muitos deles,fiu diagnosticada com SII(síndrome do colo Irritável)há 6 anos,tomei todos os medicamentos sem resultado,sempre tive colica menstrual terriveil,nunca tomei anti-cocepcinal,que foram piorando com tempo,menstruação super regulada e moderada,comei a ter dores terriveis do lado esquerdo,que pioram na ovulação e mesntruação,minhas fezes coemçaram,a ficar finas fragmentadas e com gazes junto,tem vezes que é diarreia mas só sai um pouco por vez,como se parasse em um lugar perto do ovário,tenho cólicas intestinais a noite toda,dor na lombar,na perna esquerda e bacia,meu xixi não sai direti é todo falhado,como agua acabando,esses sintomas tenho durante o mes todo,quando chega a menstruação faço xixi toda hora em grande volume,e minhas fezes voltam ao normal(expessura consistencia)como de não tivesse nada,mas junto com cólica mal estar,fraquesa nas pernas,depois de passar por 9 ginecologistas em Sorocaba,nenhum soube nem sequer orientar para possivel endoemtriose,eu perguntei várias vezes e eles diziam que não era e só,mesmo tendo um ultra-son com diagnóstico de endometrioma e todos os sintomas,insisti e mandaram com ginecologista cirurgião, D.Helington ,que disse eu opero voce(sem saber oque eu tinha)só se for para tirar tudo(na época estava com 41 anos)voce não presisa mais do utero e dos ovários,e nem falou em endometriose,fui embora arrasada pela falta de sensibilidade,não voltei mais continuei sofrendo muito com as dores(o texto continua),...

    ResponderExcluir
  114. Contiação lilica:que só foram piorando,no ano passado fiquei debilitada,procurei o gastro,Dr.Paulo Tiburcio,médico que faço tratameto a 7 anos sem resultado tbm,que descobriu que tenho hernias ingnais bilateral,e mandou novamente passar com Dr welington H.Batista,para ver se ele ia operar meu ovário junto com ele,e o D.Hellington disse que não era preciso poi meu cisto de endometrioma é pequeno(2cm) meu ca125 normal e ressonacia magnética normal,e falou na minha cara(eu sentindo dores horriveis naquele momento)que ovário não dói,que meu problema é com gastro mesmo,ou seja jogo do empurra,busquei informaçõr na nete em foruns como este e decobri que tinha endo no intestino,falei com gastro que admitiu que que era mesmo,e me indicou para o Dr Dorival Gomide Ramos(particular não atente em meu covenio)que tem consultório em Porto Feliz(uma cidade bem pequena no interior paulista)um consultório modesto bem ,sem conforto algum,fiqueio com medo quando vi a bagunça da mesa do médico,mas ele pareceu entender do assunto,pediu um ulta-son trans-vaginal com preparo intestinal,que fiz na clinica Cura em Moema S.P,pois apeasar de Sorocaba ser uma cidade considerada evoluida os laborátorios nunca ouviram falar sobre o exame(até comum em S.P.)Foi uma médica exelente quem Dra.Ana lisa Alenacar Di nicóla,e contatou que tinha endo ováriana pelvica e profunda com comprometimento do intestino e nos ligamentos para uterinos etc,miomas pequenos e no ovárioe lado direto nada.o D.Dourival Gomide,pediu 30 mil para fazer a cirugia,disse que vai ser por video e que vai preservar meu utero(eu não posso tomar anti-concepcinal sou alergica a maioria deles e sou pré diabética)não tenho esse dinheiro no omento e o convenio fez tudo que o Amigo Marcelo mencionou no seu depoimento sobre sua esposa,mandaram até em uma oncologista para ver se ele pega o caso,ele foi um amor e disse que presiso de uma equipe especializada no assunto,pediu ressonancia de abdomem total para descartar outra possibilidades,e pasmem minha endo não ser o cisto de endoemetrioma não aparece(aqui nunca ouviram falar de ressonancia com protocolo para endometriose,nem sabem que existe,apesar da cidade ficar a 90km da Capital)Voltem novamente no DrWelintom (ele é cirurgião do convenio)que disse não fazer essa cirurgia pois ele é ginecologista e não gastro,que era para eu procurar um gastro eum urologista(eu havia acabado de contar a ele que tinha feito biopisia na bexiga para ver se tem endo dentro e ele nem ouviu)Agora não sei oque fazer pois todos os gienecologistas que passei dizem que não posso fazer cirurgia por video pois sou obesa(104kg)inclusive o Dr wlington,e o Dr.dorival disse que dá sim para fazer,quero saber se alguem obesa já fez cirurgia por video com retirada de parte do intestino???e se alguem mais já fez cirurgia com o Dr,Dorival Gomide Ramos,e como devo fazer em relação ao convenio médico,já que não tem médicos habilitados no convenio para tal cirurgia.

    ResponderExcluir
  115. Me chamo Karolise e fiz minha cirugia com um profissional excelente em Chapecó, Santa Catarina, Dr. Juliano Esbissigo, tirei alguns cm do instestino. Sei o que é procurar e não encontrar respostas e solução para tanta dor.
    Que os anjos nos ajudem a superar tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolise! Obrigada pela indicação do seu médico! É muito importante mesmo fazermos estas indicações para que outras meninas também possam procurar o médico certo!! Já que é tão difícil encontrarmos um especialista, não é mesmo? Que sua recuperação tenha sido excelente! Continue participando do nosso blog! Beijosss

      Excluir
  116. Ola,pessoal!meu nome e Lucia,e ha dois anos atras, retirei o utero e fiz uma raspagem no ovario direito por causa da endrometriose.Um ano depois,devido as fortes dores,voltei ao medico,então esse,me mandou fazer uma colonoscopia.Fiz.Levando o resultado a ele,foi constatado q eu estava com endrometriose intestinale ovario esquerdo.Comecei o tratamento com zoladex 3,6mg,durante tres meses,foram horriveis esses dias.Eu ñ sentia dor,mas sentia um calorao insuportaval.Era como se eu tivesse na menopausa.Mas ñ adiantou.O tratamento foi interrompido
    e tres meses depois, as dores voltaram.Estou desabafando aqui,porq vou passar por uma cirurgia,e ,lendo o depoimento de vcs,principalmento os q ja a fizeram a cirurgia,me conte como foi ,o q aconteceu,se melhorou,se a endrometriose voltou,ou se desapareceu.Eu preciso de alguma informação para eu ter uma noçao de qual caminho tomar.Por favor alguem me ajude?Na verdade estou com medo de fazer esse tipo de cirurgia,e gostaria de saber se ela resolve mesmo o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucia! Então, é importante que você tenha certeza que o médico que te atende é um especialista em endometriose. Depois, antes de se submeter à nova cirurgia, é importante que você realize um exame de imagem que é especial para diagnóstico completo da endometriose profunda. É a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, ou ainda, se não houver este exame disponível em sua cidade, você também pode fazer uma Ressonância Magnética da Pelve com protocolo de endometriose. Estes dois exames são muito importantes pois eles mostram com clareza os focos de endometriose profunda que você pode ter, descrevendo as dimensões, localização e o grau de comprometimento. Estas informações são necessárias para que o cirurgião possa programar melhor a sua cirurgia, e já tirar todos os focos em um único procedimento. Este é o tratamento ideal, que tudo seja feito uma única vez para evitar que você tenha que se submeter a vários procedimentos cirúrgicos desnecessários. Para tanto, busque um especialista na doença, assim vc se sentirá mais segura, ok? Conte conosco se precisar de alguma indicação ou tiver mais dúvidas! Beijosss

      Excluir
  117. Boa tarde pessoal, meu nome é Adriana e neste momento estou muito desanimada e chateada com essa doença, por isso, quando li os textos e as respostas dadas pelo Grupo, fiquei um pouco mais animada em saber que não estou sozinha nessa luta , e achei interessante dividir minha história com vocês e também pedir algumas orientações.
    Tenho 38 anos , e fui diagnosticada com endometriose aos 23 anos, ou seja há 15 anos venho sofrendo com essa doença.
    Tive meu primeiro filho com 19 anos e até então não tinha nenhum sintoma.
    A doença começou a se manisfestar aos 23 anos, com fortes cólicas e cistos hemorrágicos, e então, tive de fazer a primeira cirurgia de emergência e veio o dignóstico de endometriose.
    Depois de 06 meses, novamente com muitas dores e hemorragia interna, mudei de médico, e foi necessária mais uma cirurgia de emergência para retirada de novos focos da doença, que estavam espalhados por todo o abdômen.
    Após a 2º cirurgia fiz um tratamento com Zoladex por 06 meses e recebi a informação de que provavelmente não poderia ter mais filhos... Nos quatro anos seguintes, eu não usava nenhum tipo de anticoncepcional e não fiz nenhum tratamento especial para engravidar, mas eu realmente queria muito ter mais um filho e consegui engravidar.
    Tive uma gravidez muito complicada:placenta prévia, internações constantes , fiquei de repouso absoluto porque tive uma hemorragia ininterrupta do 4º ao 7º mês de gestação. Meu filho nasceu prematuro,com 1.900kg, mas graças a Deus deu tudo certo e ele já vai completar 11 anos!
    Continuei tendo cólicas fortes, tontura, e também comecei a observar alterações instestinais no período menstrual,acompanhada de sangramento e dor anal muito fortes, mas nunca imaginei que isso pudesse ter alguma coisa com a endometriose .. aliás só fiquei sabendo disso agora, pelo blog de vocês...
    Em 2007 , aos 27 anos comecei a tentar engravidar novamente, sempre quis ter uma menina, e resolvemos que era a hora de tentar... eu nunca tomei anticoncepcioanl, por isso ,a única coisa que fiz, foi observar meu ciclo menstrual e ovulação, por conta própria mesmo e tentei engravidar, deu certo novamente!
    continua...

    ResponderExcluir
  118. continuando ..
    Tive uma menina´super saudável e a gravidez também foi muito tranquila.
    Optei por fazer laqueadura e os problemas continuaram cada vez piores.
    As cólicas ficaram ainda mais intensas, o ciclo menstrual totalmente desregulado ,dores na relação, a barriga sempre inchada, o intestino preso , com dores e sangramento, dor ao mexer, deitar, levantar, tudo repuxa e dói muito na minha barriga..
    Em 2010, a dor estava ficando insuportável, e a médica , me pediu um ultrassom ... sai do ultrassom direto para a sala de cirurgia, novamente com problemas ligados a endometriose.. o diagnóstico foi uma hidrossalpinge de uma trompa na outra e prestes a romper... foi péssimo!
    Tiraram as trompas... (mas até hoje não entendo, na laqueadura o médico que fez a cirurgia havia me mostrado as trompas e ainda brincou falando que as tinha tirado pra garantir...) e também informaram que retiraram o ovário direito.
    Continuei com dores e todo o resto... um pouco pior, pois o cansaço já estava pesando...
    Em 2011 , há exatamente um ano, novamente não aguentava de tanta dor , e quando fui ao médico, ele me pediu alguns exames: ultra e depois uma ressonância, e deu o veredito: seria necessária nova cirurgia para a retirada do útero...estava num momento importante do meu trabalho e ter de me afastar foi péssimo para minha auto- estima... fiquei arrasada.. eu estava também no meio de um tratamento para emagrecer , e tive de parar com tudo.
    Fiz a histerectomia, e 40 dias após essa cirurgia, tive uma cólica muito forte e sangramento... na ultrassom apareceu um foco de endometriose no ovário esquerdo, do tamanho de uma bola de pingue-pongue.. foi demais pra mim...Resultado, após a cirurgia, tudo continua pior, engordei 20 quilos, estou muito mal, deprimida , auto-estima baixa ,e com dores insuportáveis.
    Tentei tramento com Cerazete por 06 meses, mas como a dor está muito forte, fiz uma nova ultra há uma semana, e o foco de endometriose que estava enorme do lado esquerdo, agora está enorme do lado direito, disseram que está no ovário direito... aquele que me falaram ter sido retirado na cirurgia de 2010...
    O médico me pediu uma rm da pelve, que fiz ontem , e ainda não peguei o resultado... não sei mais o que fazer , ele me falou que agora terei de fazer uma outra cirurgia para retirada dos ovários... mas não estou confiante, tenho muito medo, e pelos sintomas que tenho, eu sinto que também devo ter endometriose instetinal, mas ele não fala nada, me disse que a RM da pelve vai conseguir diagnosticar se tem ou não.
    Está certo isso? Vocês tem algum médico especialista que eu possa me consultar em Campinas ou São Paulo?
    Agradeço muito a força de vocês.
    obrigada,
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Perdoe-nos por responder-lhe só agora, estávamos com dificuldades em acessar as respostas do blog!
      De fato, você precisa muito de um especialista em endometriose, para que ele te peça os exames de imagem corretos. Como mencionamos no nosso blog, nas postagens sobre o "DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE", os melhores exames são a "Ressonância Magnética da Pelve com protocolo de Endometriose" e a "Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal", mas só são válidos quando feitos por especialistas! Além disto, a consulta com o especialista é importante, porque ele vai te orientar melhor em relação à nova cirurgia. De fato, a retirada do útero NÃO cura a endometriose, na verdade, quando se opta pela histerectomia, a indicação é que ela seja feita total, retirando útero e ovários, mas quase sempre os especialistas tentam evitar esta cirurgia tão radical, especialmente em mulheres ainda jovens. O que eles fazem é limpar e retirar todos os focos de endometriose presentes em sua pelve, tiram as aderências também e depois indicam um método para suspender a menstruação. Isto ajuda muito com relação às dores. Infelizmente, em se tratando de endometriose, nem todos os ginecologistas entendem e muitos de fato não sabem como tratar, por isto a necessidade de ser atendida por quem realmente entende. Temos uma relação grande de médicos que atendem tanto em São Paulo, quanto em Campinas no nosso grupo do Facebook, bem como uma relação com os locais aonde vc pode realizar os exames de imagem especializados. Se preferir nos envie um e-mail para que possamos lhe fazer indicações de médicos próximos da sua região, ok?
      Segue link do grupo no Facebook:
      https://www.facebook.com/groups/gapendi/
      Segue nosso e-mail para contato:
      gapendi@hotmail.com

      beijos!!

      Excluir
  119. Oi Adriana,

    Meu nome é Sira, passei por uma cirurgia tem exatamente um mês. Minha cirurgia foi feita aqui em Brasília, e por ótimos profissionais. Meu intestino estava comprometido foi preciso retirar 15cm dele. Os exames que diagnosticaram endometriose intestinal foram a Colonoscopia e Ultrassonografia Transvaginal com Doppler e ecografia de Vias Urinárias para investigação de endometriose profunda, com preparo intestinal ( o nome é este mesmo. rs). Detalhe, não é todo profissional que consegue diagnosticar. Fiz uma colonoscopia e não apareceu nada, três meses depois fiz outra colonoscopia só que dessa vez com o médico que me indicaram, não deu outra, endometriose.

    Enfim, só queria te dizer que infelizmente não tem tantos profissionais que sabem cuidar nestes casos. Estou aqui torcendo por vc, que Deus lhe encaminhe ótimos profissionais. Tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  120. Olá Adriana!!
    Li seu post e posso te dizer que estou passando exatamente pela mesma situação,com uma diferença,eu já tenho 4 meninos.Estou com mais uma vídeo marcada para o dia seis de junho de 2012,agora para retirar trompas( que disseram ter retirado a exatamente um ano atrás,os ovários e focos de endometriose espalhados pelo intestino.Sinto muitas dores e circulei por algum médico até achar alguém que quisesse assumir o caso!Pois quando fiz a retirada do meu útero em 2008 e oito,não foi bem feita muitas aderências apareceram.
    Boa sorte para nós!!
    Clarissa de Azambuja,Caxias do Sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa, nossa que coisa complicada essa tal de endometriose né... Graças a Deus apesar de tudo , fomos abençoadas com nossos filhos,né?!!Você vai tirar parte do intestino agora, na cirufgia do dia 06/06, ou já retirou? Como foi que seu médico chegou nesse diagnóstico, digo, qual o exame que você fez? Eu quero muito fazer ume xame que possa me dar a tranquilidade de saber se tenho ou não endo intestinal, porque como minha cirurgia já está marcada para o final do mês de junho, se for o caso já opero isso também... eu não aguento mais ter de ser operada todos os anos..


      Que Deus a abençoe muito! Na sua cirurgia vai correr tudo bem, com certeza!

      um abraço,

      Adriana

      Excluir
  121. Oi Sira obrigada pela sua resposta! Hoje peguei o resultado da RM de pelve, e tem vários focos de endrometriose espalhados , mas não acusou a endome intestinal, e o meu médico disse que é pq realmente não tem nada. Aqui na minha cidade, não conheço nenhum profissional que faça este exame, mas decidi que vou marcar uma consulta com um gastro , pra ver a opinião dele, e quem sabe ele consegue me indicar um outro médico para que faça esse exame, porque minha cirurgia para retirada dos focos de endometriose e também dos dois ovários foi marcada para o mês que vem...

    Um grande abraço, e reze por mim

    Adriana

    ResponderExcluir
  122. Pode deixar, estarei rezando por você. Sei que não é fácil, mas tudo vai dar certo para nós. Beijos

    ResponderExcluir
  123. Olá pessoal,meu nome é Ana e estou num dilema desde novembro de 2011, quando tenho relação sangra, já fiz exame papa nicolau,trans-vaginal e video histeroscopia, não deu nada e continuo com um corrimento grosso tipo leite coalhado e as vezes com sinais de sangue, tive em vários gineco eles não acham nada, há tenho uma coceira no anus principalmente quando evacuo. Por favor me ajudem não sei mais oque fazer. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Com certeza, não é normal sangrar após ou durante a relação. Existem diversos motivos para isto, entre eles, pode ser a endometriose. Como vc fez vários exames que não mostraram nada, sugerimos que marque uma consulta com um especialista em endometriose, pois este médico sabe examinar de forma a levantar a suspeita da endometriose, ok? No nosso grupo do Facebook, você pode encontrar uma relação de médicos especialistas em endometriose em várias partes do Brasil! Se precisar de alguma indicação ou tiver qualquer outra dúvida, você também pode nos enviar um e-mail para: gapendi@hotmail.com
      Esperamos que tudo fique bem com vc! Beijossss

      Excluir
  124. Oi, pessoal estou totalmente perdida. Tenho 31 anos e venho já 4 anos sentido dores estranhas na parte pélvica e os médicos que passei dizeram ser normal
    e de uns meses comecei a sentir dor na relação. Passei em um médico no SUS que vio meus exames que se apresentaram normais, porém ele suspeitou de endometriose
    me encaminhou para que um cirurgião faça a análise, mas até agora nada. Tentei pelo Hospital Perola Bygton mas só é possível passar no médico seu tivesse exames que comprovem a endometriose, vou fazer os exames pelo particular mas quais exames devo fazer, vcs poderiam me indicar algum médico com valor acessível em São Paulo , fiquei tão preocupada que no mês seguinte não mestruei fiquei com a coxa toda dolorida e inchada, tenho uma filha de 10 anos e gostaria de ter mais um bebê, mas agora o mais importante é saber o que tenho de fato, obrigada por este blog de vcs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone! Perdoe-nos responder somente agora! Mas, então, de fato o ideal é que você faça os exames de imagem específicos para endometriose. No SUS, você pode conseguir fazer a Ressonância Magnética, mas de fato, pode demorar um pouco para conseguir agendar. Outro exame que você pode fazer é a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, que também pode ser realizado em alguns hospitais do SUS que tenham ambulatório em endometriose, como no Hospital das Clínicas, ou se preferir, você também pode fazer particular, com a Dra. Luciana Chamié, que é parceira do nosso grupo e oferece um desconto também.
      No nosso grupo do facebook, temos uma relação de locais que atendem o SUS com ambulatórios especializados em endometriose. Por exemplo, tem a Unifesp, Hospital das Clínicas, entre outros. E também podemos indicar o médico parceiro do nosso grupo, Dr. Edvaldo Cavalcante, que atende plano de saúde da Unimed Paulistana e também particular. Envie-nos um e-mail para te ajudarmos melhor em relação ao valor da consulta, ok? Escreva para:
      gapendi@hotmail.com
      Esperamos que consiga iniciar logo sua investigação e tratamento da endometriose, para que, então, possa tentar nova gravidez!
      Segue link do grupo no Facebook para ver a relação de hospitais públicos que atendem endometriose:
      https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      Excluir
  125. oi pessoal tenho 39 anos e sofro com isso cinto dor todos os dias e piora na mestruaçao dor abdominal inchaço prisao de ventre mal estar qual o tipo de esame que posso faser e augo para melhorar isso obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaina! Escrevemos duas postagens completas a respeito dos exames de imagem para diagnóstico da endometriose. Além disto, é importante que vc se consulte com um especialista em endometriose, pois este médico saberá te orientar quanto aos exames e também ver qual tratamento deve seguir. O importante é tentar melhorar sua qualidade de vida, diminuindo as dores que sente. Para isto, você precisa iniciar já um tratamento para a endometriose! Esperamos que fique bem!! Conte conosco! Beijosss

      Excluir
  126. ola tenho intestino preso e muitas gases, so que quando to menstruada faço varias veses ao dia sinto pouca colica, mesmo assim pode ser endometriose intestinal me
    ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Bom, algumas mulheres podem ficar com o "intestino solto" durante o período menstrual sem que isto signifique a presença da endometriose, mas por via das dúvidas e se vc acha que pode ter endometriose, recomendamos que conte este sintoma para um ginecologista especialista na doença, para ser melhor avaliada. Ele irá te examinar clinicamente e também poderá solicitar exames de imagem específicos para confirmar ou não a presença da endometriose! Esperamos tê-la ajudado! Conte sempre conosco! Beijosss

      Excluir
  127. ola pessoal td bem me chamo grace e preciso muito da ajda de vcs desde dos meus 16 anos sinto muitas colicas mentruais e dores fortissimas e quando fico menstruada a dor piora e quando ou vacuar deus meu parece que meu intestino vai sair pra fora doe muito quando ou e vacuar parece que estao enfiando a mao por dentro d emim e estao tirando pra fora fiz varios exames as nada constava endometriose mas sempre vou ao ginecologista e ele sempre diz que pode ser endometriose nao sei mais o que fazer tinha muita hemorragia sangrava muito ai parou fiquei um ano sem sentir essas dores nem tive mais hemorragia nem prisao de ventre nem colicas estava uma maravilha ai quando foi o ao passado me deu colica de rim estaa com colica de rim horriveis so que agora esta me preocupando por que essas dores que eu sentia antes estao votando e me dando muita prisao de ventre e colicas intestinais e esta me doendo muito na parte do lado direito na barriga meu umbgo da umas agulhadas chata e sempre doi minha barriga perto do estomago e de pois passa atras nas costa ja faz 2 meses que estou sentindo essas dores no lado direito estou com medo do que possa ser e stou tendo diarreia tambem sera que possa ser apendicite sempre que me doi o lado direito a barriga da diarreia e as vezes um pouco de febre eu fico pensando que e apendice o apendece da uma dor so ou essa dor vai varios meses ate ele enflmar ou pode ser a tal endometriose ou meus rins me ajudem nao sei mais o que fazer os medicos estao me deixando louca a e estou fazedo xixi toda hora vou ao banheiro na sei mais o que fazer aguardo uma resposta muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Você notou se suas dores e alterações intestinais ficam piores quando você menstrua? Se isto acontecer, as chances de ser endometriose aumentam muito. O ideal era que você pudesse passar com um especialista que lhe examinasse da maneira correta, e lhe pedisse os exames específicos para diagnóstico da endometriose. (Veja mais sobre isto nas nossas postagens sobre "O DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE"). Seus sintomas podem ser de endometriose ou podem ser de algum problema intestinal tb. Quando é apendicite, geralmente acaba sendo uma urgência cirúrgica, por isto é importante que seja avaliada corretamente.
      Esperamos que fique bem! Se precisar de indicação médica, é só falar!
      Participe também do nosso grupo no Facebook, você poderá trocar experiência com outras mulheres que tenham estes mesmos sintomas! Segue link:
      https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      Excluir
  128. Olá,
    Comecei com os sintomas logo cedo e sempre sofri com dores,desmaios, dores de cabeça,entre diversas dores como evacuar e as relações. Com 19 anos me casei e a hipótese de ser endometriose foi descartada pois fiquei grávida, logo após ter minha filha nunca me preocupei com prevenção e depois de 1 ano e as dores voltaram piores. Hoje estou com 28 anos e somente a 4 anos encontrei um especialista que fez todos os exames e constatou a endometriose, coloquei um implante mirena e hoje não tenho mais ciclo. Minha dúvida é que de 1 ano pra cá engordei 10 kg estou com cistos na tireoide, ovário e seios( que não tinha) e estou com alguns hormônios como GH E PROGESTERONA estão em falta...então a minha dúvida é se tudo isso é normal, gostaria de uma nova opinião se puderem indicar médicos de confiança especializados no assunto, por favor...estou em SP.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Então, o ideal seria mesmo você ser avaliada por um médico especialista. É importante que você fale sobre os sintomas que você está apresentando. Sabemos que o uso de qualquer método hormonal para tratamento da endometriose pode causar efeitos colaterais, por este motivo precisamos sempre estar sendo acompanhadas por um médico que irá dizer se vale a pena modificar o método ou não. Temos no nosso grupo do Facebook um documento com muitas indicações de médicos especialistas, e também indicamos o médico que é parceiro do nosso grupo, Dr. Edvaldo Cavalcante. O site dele, se quiser conhecer, é www.cpcg.com.br
      E para ter acesso a outras indicações, caso você tenha perfil no Facebook, pode solicitar participar dos nossos grupos, segue o link:
      https://www.facebook.com/groups/gapendi/
      Esperamos que tudo dê certo para você! Beijossss

      Excluir
  129. Olá, boa tarde !!

    Gostaria que me tirassem uma duvida !!!! A endrometrioso intestinal pode ser comparada ao cancer ?????? Existe risco de morte para esta doença ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, amiga! A Endometriose intestinal NÃO É UM TIPO DE CÂNCER! Você precisa tratá-la porque ela pode trazer consequências muito ruins, como fortes dores, sangramento anal e às vezes, quando muito avançada, pode causar uma obstrução intestinal, necessitando uma rápida intervenção cirúrgica. Mas, para que não chegue a este ponto, o ideal é consultar-se com um médico especialista que deverá lhe indicar exames específicos e indicar ou não a cirurgia. Se estiver com um bom especialista, tenha certeza de que tudo ficará bem! Conte sempre conosco, inclusive se precisar de indicações médicas! Beijoss

      Excluir
    2. Olá!

      No mês de abril, fui submetida a uma cirurgia por causa da endometriose intestinal, foi preciso retirar 15cm do meu intestino. Quanto a sua pegunta, alguns médicos até comparam a endometriose com câncer, porque é uma doença bem chatinha. No meu caso mesmo, foi preciso retirar estes 15cm porque já estava bem comprometido. Mas não pense que tenha risco de morte, comparando com o câncer é como se fosse benigno. Entendeu? Com certeza um médico explicaria melhor. E olha nada melhor que estar nas mãos de bons médicos, graças a Deus foi o meu caso. Estou bem. Agora só tenho que me cuidar e torcer para que não tenha recidiva. Bj

      Excluir
  130. Ola boa noite!
    meu nome é Dani tenho 23 anos e a pouco tempo fiz uma ultra que diagnosticou que eu estava com liquido no saco de douglas,nao sei bem o que significa isso,fui na ginecologista e ela me deu um monte de remedio,o tratamento esta no fim e nao vi muita melhora,eu sinto muita dor em baixo da barriga as vezes nao consigo ficar em pé nem sentada de tanta dor,e sinto que minha barriga da inchando cada dia mais,a pouco tempo fiquei no periodo menstrual e sinto que piorou um pouco mais por causa disso.
    O que eu faço,se poderem me ajudar eu agradeço,estou desesperada.
    nao sei se isso é grave ou nao,tambem nao sei o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  131. Olá.. procuro sempre me informar sobre essa minha nova realizade: a endometriose. Tenho 32 anos e há 1 ano venho tentando engravidar. Descobri a endometriose nesse período. As dores começaram há uns 3 anos, mas como eu tomava anticoncepcional, nem imaginava que poderia ser endometriose. Sempre vi aquela propaganda da TV com a Debora Bloc, mas falava "isso não é meu caso". Ledo engano. Mês passado fiz a histerossalpinografia, e graças a Deus, minhas trompas estão limpinhas.. fiz também o ultrassom com preparo intestinal, e acusou foco de endo no intestino. Hoje, sinto dores tipo pontadas mesmo fora do período menstrual. Estou preocupada, pois até então minhas dores eram somente no período da menstruação. Ah, e minha menstruação dura apenas 1 dia! Tenho médico marcado aqui em Londrina, mas só consegui consulta para outubro, estou aflita, pois quero engravidar e não sei o que fazer. Minha gineco quer que eu faça Inseminação para aproveitar que as trompas e ovários não estão comprometidos.. mas meu marido não quer, pois é muito caro e ele diz que podemos tentar naturalmente. Enfim, nós, mulheres portadoras desta doença, além de sofrer com as dores mês a mês, sofremos com essa terrível incerteza se conseguiremos engravidar naturalmente. Aliás, essa é uma dúvida que não conseguiram me explicar ainda, no meu caso, as trompas e ovários totalmente preservados, e o foco de endo só no intestino, o que causa exatamente a impossibilidade de engravidar naturalmente? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Bem vinda! Realmente, quando se trata de endometriose, muitas dúvidas surgem em relação ao tratamento, especialmente quando há o desejo de gravidez. Como é uma doença que se manifesta de formas diferentes em cada mulher, então o tratamento precisa ser individualizado e direcionado, levando em consideração vários fatores, como o desejo de gravidez e o controle da dor, por exemplo. É importante saber que a endometriose é uma doença progressiva e que se desenvolve conforme vamos menstruando. Assim, a cada nova menstruação, a doença pode piorar um pouco mais, o que pode ser observado, por exemplo, em relação às dores, ou à dificuldade de engravidar.
      Falando em engravidar, temos uma postagem aqui no blog que explica de quais maneiras a endometriose pode atrapalhar a gestação. Pois, mesmo se vc tiver as trompas livres, e se não houver endometriose ovariana, ainda é preciso saber se há presença de aderências pélvicas, fazendo com suas trompas, ovários e útero, se encontrem fora do lugar habitual, ou como às vezes dizem, "congelados", quer dizer sem mobilidade. Neste caso, a gravidez pode ser prejudicada, pois para as trompas captarem o óvulo, ambos os órgãos precisam se movimentar livremente na pelve, mas se estão fixados (algo muito comum em pacientes de endometriose) então, fica mais difícil engravidar. A presença de aderências podem ser observadas através dos exames de imagem especializados para endometriose, ou mesmo através do exame de toque do ginecologista durante a consulta.
      É importante lembrar ainda que a dificuldade de gravidez em pacientes com endometriose também pode estar ligada a uma falha no sistema imunológico, algo muito presente nas portadoras. Além disto, também é necessário saber se você ovula direitinho e seu marido precisa fazer um espermograma só para termos certeza de que está tudo bem com o lado dele também!
      Enfim, você precisa passar em consulta com seu médico para tirar todas estas dúvidas. Ele saberá lhe orientar sobre qual melhor tratamento para engravidar. Se pode engravidar naturalmente, ou se precisará de uma ajudazinha das técnicas de reprodução assistida, ou ainda se será necessário uma cirurgia, antes das tentativas de engravidar. Mas, fique calma, tente não ficar ansiosa, o importante é confiar no médico e acreditar que a gravidez virá sim, viu?? Beijos e que tudo dê certo para vc!

      Excluir
    2. Olá!!! Muito obrigada pela resposta. Fiz a videolaparoscopia no dia 12/11/12, e hoje, 1 semana depois, estou em plena recuperação. Tinha tando medo da cirurgia, mas hoje, vejo que foi a melhor coisa que podia tr acontecido.. sinto apenas um desfonforto que é normal, pois fui toda mexida por dentro.. meu médico, um ser iluminado que Deus colocou no meu caminho, disse que precisou tirar 8cm de intestino, dar uma "raspadinha" no foco que tinha na bexiga e um pouco em um dos ovários.. falou que agora está tudo limpinho. Só tenho que agradecer a Deus e ao Dr. Fernando José Felipe de Paula, aqui de Londrina. No mais, preciso esperar a recuperação total, que deve ocorrer dentro de uns 40 dias, e começar as tentativas para realizar meu sonho, um bebezinho. Muito obrgigada!!!

      Excluir
  132. Olá, meu nome é Ana Luisa e fiz uma video no dia 25/07 e fui diagnosticada com endometriose de grau 4. Vou precisar fazer nova cirurgia devido ao comprometimento do intestino e da bexiga. Gostaria de saber se a cirurgia de endometriose de intestino e bexiga pode ser por videolaparoscopia ou deve ser aberta? Já estive em 2 cirurgiões gerais mas cada um diz uma coisa...

    ResponderExcluir
  133. Olá, meu nome é Aline e tenho ovário policístico e descobri com 18 anos, pois não tinha menstruação e fiz vários tratamentos e atualmente com 33 anos tomo anticoncepcional. Não tenho filhos. Faz um ano que ando com dor abdominal no lado esquerdo, mas é em determinados períodos e a médica disse que seria síndrome do intestino irritável. Eu fiz a colonoscopia e deu normal. Estou sempre inchada. Gostaria de saber se quem tem ovário policístico pode ter endometriose?

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde,

    Tenho 33 anos e fui diagnosticada com endometriose a 6 anos atras. Já fiz duas videolaparoscopias e estou usando o DIU Mirena. Mesmo assim parece que a endometriose voltou, sinto uma dor que vai e vem no lado esquerdo do abdomen que corre para o umbigo e tenho muito inchaço e desconforto. Fiz uma tomografia que acusou um cisto no ovário esquerdo de 3.3cm e endometriose. Fui a um ginecologista que me informou que não se vê endometriose em tomografia(pensei que pudesse) e me pediu uma ressonancia (estou aguardando o resultado) fui a um proctologista também que está desconfiado que eu tenha endometriose intestinal(tambem aguardando resultado da ressonancia), alguem poderia me indicar um especialista aqui no Rio? Estou sentindo outros sintomas incluindo fadiga e gostaria de ver um especialista. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me tratando com um excelente: Dr Ricardo Lasmar. Ele não atende por plano e a consulta é cara. Ele é professor da UFF e a especialidade é endometriose. Ele escreveu um livro sobre o assunto - é um bam-bam-bam mesmo. Meu caso é complicado, outros médicos não quiseram mexer; vou operar com o dr.Lasmar. O consultório dele é em Botafogo e o tel é 25372321.

      Excluir
    2. Olá Nicolle!!! Tb sou do Rio e descobri q o DR. Claudio Peixoto Crispi atende toda terça feira na Clinica São Paulo(2882-4606) em Nova Iguaçu. è um excelente médico. L´[a ele aceita convenio, mas, não faz cirugia por nenhum (infelizmente). Dá pra fazer agendamento pela internet! Fique com DEUS!!! Boa SORTE!

      Excluir
  135. OLA TENHO 35 ANOS ,MEU INTESTINO FUNCIONAVA TODOS DIAS 30 MINUTOS DEPOIS Q ACORDO,AGORA TEM 4 MESES Q NESSE HORÁRIO AO INVÉS DE FUNCIONAR PRIMEIRO TENHO CÓLICAS ENORMES NO INTESTINO , Q VÃO PRAS COSTAS (A DOR).NÃO TENHO DIARREIA NEM GASES FICAM 4O MINUTOS PRA MORRER DE DOR, PARECE Q AS TRIPAS SE REVIRAM, DEPOIS DISSO SINTO VONTADE DE IR AO BANHEIRO, VOU, AI DEPOIS Q EVACUO, MEIO MOLE NÃO DIARREIA.AI DOI MAIS UNS 20 MINUTOS E PARA . TODO DIA NO MESMO HORÁRIO ACONTECE ISSO. MINHA ALIMENTAÇÃO TEM FIBRAS ETC, PAREI COM O LEITE PRA VER C ERA ELE , E CONTINUOU, E TO MENSTRUANDO 2 X AO MES. MINHA GINECOLOGISTA NÃO ME PASSOU NADA NEM EXAMES.E AGORA PASSOU UM COMPRIMIDO SECNIDAZOL E CONTINUO COM AS DORES HOJE FIQUEI COM 5 HORAS DE DOR.O Q FAÇO?GRATA E SE NÃO FOR ENDOMETRIOSE . O Q MAIS PODE SER?

    ResponderExcluir
  136. Olá, em primeiro lugar quero agradescer muito a quem criou este blog pois vai ajudar muitas e muitas mulheres que não tinham a informação correta assim como eu.
    Eu tenho 18 anos e a 1 ano atrás eu começei a sentir dores muito fortes na região anal, mas essa dor era somente quando eu menstruava, se eu penso em ir ao banheiro então, ai a dor se torna insuportável, doi muito meu umbigo, a regiao do anus, e abdominal;
    Já fiz uma trasvaginal, ja fiz vários exames renais, já fiz clonoscopia, mas nada deu alteração, agora vou fazer uma videolaparoscopia para ver...
    Será que pode ser endometriose intestinal?
    Por conta das dores muito constantes minha genicologista endicou um antconcepcional chamado gestinol 28, assim já tem mais de 4 meses que não mestruo, durante uns dias eu começei a sentir essa dor bem fraquinha, mas logo depois sumiu... será que alguem pode me instruir a fazer alguma coisa?
    Obrigada;

    ResponderExcluir
  137. Boa noite. Meu nome é André Luiz e moro, atualmente em Ponta Grossa-PR. Eu e minha esposa descobrimos a endometriose a dois anos atrás. Passamos pelo processo da cirurgia e estamos no período do tratamento com o anticoncepcional, orientado pelo médico. Além de estar na fila da adoção, optamos pela FIV também. Pergunto se alguém já passou por este procedimento ou também está na mesma fase, próximo da nossa cidade. Para confirmar a alternativa do médico que trata a minha esposa, fomos a Ribeirão Preto e tivemos a mesma orientação. Quando descobrimos, foi diagnosticado endometriose severa nível 3. As vezes a minha esposa, tem a sensação de que passa por esta luta sozinha. Além de todos os sintomas que já é de conhecimento de todas, como a diminuição da libido, a ansiedade mexe com o mais importante: a vontade de sermos pais. Por mais que já sabemos que os nossos filhos só virão, se for da vontade de Deus, seria interessante que alguém que já passou por este procedimento da FIV ou está vivendo a mesma situação, pudesse trocar experiências, conversar um pouco e não apenas dizer as frases de costume, como: Vcs tem que esperar...Não fique nervosa, nem ansiosa...tem que relaxar... As pessoas que ainda não sabem do diagnóstico, as vezes sem querer, também perguntam: Vocês não querem ter filhos, não gostam de crianças? Por isso, numa tentativa de amenizar esta luta, pergunto se alguma de das senhoras que passam pelo mesmo problema ou parecido, gostariam de compartilhar por e-mail ou pessoalmente, se sentirem no coração. Procuro sempre estar junto de todas as formas, mas sei que esta agonia só passará quando nossas bençãos chegarem. Muito obrigado pela atenção. agindoeuquemimpedira@hotmail.com 042 9942-1931

    ResponderExcluir
  138. Bom dia amigas,
    Blogs como este são mais do que utilidade pública. São um conforto para mulheres como nós, que sofremos durante anos para descobrir esta doença. E uma importante fonte de informação para nossos familiares, maridos e namorados, porque eles são nossa fonte de força nestes momentos!
    Meu nome é Mariana e descobri a endometriose em 2009, apesar de sofrer com cólicas horríveis desde a minha primeira menstruação. Após a vídeo, iniciei o tratamento com Cerazette, o qual utilizo até hoje.
    Atualmente, continuo com dores crônicas, cólicas uterinas e intestinais que irradiam para as pernas, acompanhadas de enjôos, náuseas e perda total de apetite. Estes últimos 20 dias têm sido os mais sofridos...
    Meu ginecologista e minha gastro suspeitam que a endo voltou e que agora os focos podem ter atingido o intestino. Apesar da endo ser de grau I, causa-me dores incapacitantes, a ponto de me afastar do trabalho. Farei a ressonância daqui a uma semana e meia (ainda!) e estou na esperança de descobrir os focos, porque fazer exames atrás de exames (colonoscopia, TC, entero TC...) e não obter um diagnóstico é desgastante...
    Moro em Belo Horizonte e gostaria de ter uma segunda opinião médica; já procurei clínicas especializadas em endometriose aqui e não encontro indicações. Vocês poderiam me indicar médicos especializados em endometriose aqui em BH?
    Muito obrigada! E que Deus sempre nos guie e nos ilumine neste caminho em busca da cura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,gostaria se possível de alguns nomes de especialistas em endometriose em São Paulo.

      Entrei em contato com a clínica onde atende o Dr. Maurício Simões, mas o valor da consulta é "um assalto",...690,00. Impossível por este valor.

      Por favor, é urgente, muito obrigada!

      Excluir
  139. Olá! Como a maioria aqui, também busco ajuda. Em menos de um ano fiz duas videolaparoscopia com médicas diferentes e a última foi agora final de julho.Tenho endometriose severa.Mas ainda tenho esperança de uma breve fiv, quem sabe. Tomo gestinol 28 para não menstruar, estou me sentindo bem, mas ocorre "escapes" de vez em quando. Hoje liguei pra minha médica e ela deixou o recado que era pra eu parar de tomar o gestinol por 5 dias e tomar seldene pra não ter dor. Jesus!!! não suporto mais dor! Gostaria de saber se alguém pode me indicar um especialista aqui no Vale do Paraíba, São josé dos campos e/ou região. Meu plano é Unimed. Parece que sempre tenho dúvidas!! obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  140. Olá, meu nome é Edilene, desde de Fevereiro deste ano 2012, fui submetida a uma laparoscopia exploradora, devido cólicas intensas no período menstrual, a partir dali descobri que tenho endometriose, foi retirado meus ovários e trompas, e infelizmente descobri este mês (Outubro)que a endometriose voltou e esta no meu intestino (profunda), estou muito apreensiva e com medo, pois o médico informou que provavelmente será necessário retirar um pedaço do meu intestino.

    Gostaria de saber se alguém já passou pela mesma situação com relação a retirada de um pedaço do intestino?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  141. Oi Edilene,

    No mês de abril deste ano fui submetida a uma laparoscopia feita por um ginecologista e por um proctologista, pois já sabia que havia focos da endometriose no intestino. Foi preciso retirar 15cm do meu intestino,comigo foi tudo tranquilo a única parte chata foi a dieta. Fiquei 7 dias internada. Depois da cirurgia tomei duas injeções de zoladex. Ainda não menstruei e hoje estou bem. Se tiver alguma dúvida me procure no facebook meu nome é Raiane Raikes. Sei que é diferente com cada mulher, mas só de ter alguém com quem conversar já ajuda muito. Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, vocês também podem trocar experiências e tirar dúvidas com outras portadoras de endometriose no grupo do Gapendi do Facebook! Acessem o link e solicitem a participação! Realmente, esta troca é muito positiva para todas nós!! Beijosss

      https://www.facebook.com/groups/256009377808452/

      Excluir
  142. Boa tarde, eu estou com muito medo, há 8 anos operei. antes da cirurgia eu fiz todo o tratamento com 6 meses de zoladex e injeções para não menstruar,e na nada foi eficaz tive que partir para histerectomia total por não haver chace de salvar os ovário, por que estavam tomados pela endo e cistos. passei algum tempo sem sentir nada a não ser o efeito da menopausa. Só cerca de 3 anos venho sentindo muita dor na lateral da minha barriga seguida de diarreias e sangue nas fazes. fiz rm e descobri que estou endo profunda , sangue no abdome,fornix vaginal e parede anterior do reto medio e superior com infiltração.estou sofrendo muito. por que sei que terei que passar por outra cirurgia. eu tenho 43 anos e 8 anos estou menopausa.
    Eu cheguei a pensa que nunca mas teria endo mas me enganei. peço o apoio de todas que sofre com essa doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise! Sinta-se acolhida em nosso grupo. Realmente a endometriose é uma doença muito traiçoeira. Quando pensamos que nos livramos dela, ela vem e resolve nos atormentar novamente! Mas, somos mulheres fortes, por tudo que passamos, aprendemos a ser fortes, e temos certeza que vc também conseguirá passar por mais esta cirurgia e sairá bem e sem dores! Participe do nosso grupo, para trocar experiências com outras mulheres. Isto também pode te ajudar muito! Vamos deixar o link para vc:

      https://www.facebook.com/groups/256009377808452/

      Beijoss!

      Excluir
  143. Olá!! Eu me chamo Clarissa e a 4 anos estou lutando contra endometriose,em junho fiz minha terceira cirurgia e as dores voltaram,lentamente,atrapalhando completamente minha rotina.. Infelizmente não sei mais o que fazer..Mas continuarei lutando...

    ResponderExcluir
  144. Olá! Meu nome é Patricia, tenho 39 anos, duas filhas que foram presentes de Deus, pois tenho endometriose profunda nível IV, no útero, na parede do reto (acometimento em 15%) e possivelmente em parte da vagina. Faço tratamento à 14 anos, a idade da minha filha mais velha, usei anticoncepsionais 5 anos ininteruptos e faz 4 meses que coloquei o Mirena, mas tenho escapes. Em 2008 fiz uma videolaparoscopia, onde retirei alguns focus da doença, exceto do reto, por precauçao. Hoje fiz uma RM onde consta o mesmo foco existente desde a laparoscopia, ou seja aderencia no reto, procurei um proctologisa que me disse que devo operar as pressas retirando o útero, trompas, parte do reto e da vagina e óbivo cobra porisso, meu ginecologista é da opinião que não devo operar pois a cirurgia pode me trazer grandes complicações (mais não as relata, acho que é para não me preocupar ainda mais) e acha que se eu monitorar a doença posso chegar na menopausa sem precisar mais operar, já que convivo bem com os sintomas.
    Preciso de ajuda, o que fazer, operar? E quais são as consequencias desta operação, pois nem o médico diz! Aguardar a menopausa ? E como fica as chances de virar cancêr ou da doença aumentar e eu perder todo o reto, tendo que usar a colonoscopia para o resto vida?

    ResponderExcluir
  145. Muito bom saber que não sou só eu que tenho tanta dor e problemas intestinais. Já fui diagnosticada como síntdrome do intestino irritável....mas estou sempre com inchaço na barriga...muitos gases....e sinto isso na região perto do útero...isso sem falar da dor na evacuação. Venho sofrendo com cólicas que começam bem antes e dorer de cabeça sem fim.
    Tenho 32 anos e estou muito triste, pois meu inchaço é muito constante e meu mal estar.

    ResponderExcluir
  146. Eu me chamo Bruna e sou portadora de endometriose profunda. Quando descobri a doença, ela estava no ovário e fiz a laparoscopia. Interrompi a menstruação durante muitos anos, mas quando decidi engravidar, tive muitas dificuldades pois além de mim, meu esposo possui baixa de espermatozoides. Fiz 1 fiv e outra com congelados, mas não tivemos sucesso. Fiquei 1 ano menstruando naturalmente, quando descobrimos que meu útero estava aderido ao meu intestino e a presença de um cisto entre o reto e a vagina. A indicação é a cirurgia, mas vcs acreditam que a Fiv pode ter agravado mina situação. Estou com receio de fazer outra fiv após a cirurgia, e voltar tudo, seria melhor a inseminação? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  147. Me chamo Andréia,tenho todos estes sintomas, quando estou menstruada, sinto cólicas intestinais, muita dificuldade pra evacuar, as vezes choro de dor no banheiro, sinto náuseas e as vezes chego a vomitar.
    Quando relatei isso ao meu ginecologista ele disse não ter relação com meu período menstrual e me indicou que procurasse um proctologista.
    Acho engraçado o fato de ler tantos relatos dos mesmos sintomas aqui e ele não ter me pedido nenhum exame.
    Gostaria da indicação de algum especialista pois a situação parece piorar a cada ciclo menstrual.
    Att Andréia

    ResponderExcluir
  148. Boa Tarde,

    Me chamo Pollyanna, tenho 23 anos, e descobri a 3 anos que tenho endometriose ovariana estagio 4 diagnostico da videolaparoscopia, o problema e que o meu diagnostico foi tardio, pois desde os 14 anos sofria com menstruação desregulada e cheguei a ter anemia gravíssima quase tive q receber sangue e tomei uma injeção durante um ano para não menstruar de tão grave q foi, e os médicos falavam q eu tinha um cistinho q não precisava me preocupar era só tomar o anticoncepcional para regular a minha menstruação, só quando comecei ter as dores insuportáveis da doença que eles descobriram e fiz a cirurgia logo, pois nos ultrassons já dava pra perceber q estava bem desenvolvida e se comprovou com a biopsia,e logo tomei a zoladex depois da cirurgia,durante o tratamento engordei 9 quilos depois q comecei o tratamento e a medica já alertou q vai ser necessária uma nova cirurgia e o pior como tenho focos nos dois ovários e possível q possa ficar sem meus dois ovários. Tenho uma vida normal não fico paranoica por causa da doença apesar dela trazer alguns incômodos como dores sensação de inchaço, so que ainda não tive relação sexual ai não sei se realmente a dor durante a relação.
    Gostaria de saber mais sobre a zoladex, pois a minha medica falou q talvez agente pode tentar mais aplicação mais sei que é um remédio muito forte e não sei qual q é pior fazer outra cirurgia ou tomar zoladex denovo, pois quanto mais prolonga a cirurgia mais a endometriose se desenvolve.Espero que apresente mais estudos sobre a endometriose e q se encontre a cura, pois é uma doença benigna com comportamento maligno.

    ResponderExcluir
  149. ola, meu nome é Eliane sou do RGS, fiz uma videolaparoscopia em 30 de nov. e logo no meu primeiro ciclo apos a cirurgia comecei com os mesmos sintomas antes da cirurgia mas com diferenca que neste ciclo tive muito sangramento nas fezes, e outro fator que confirmou a endometriose intestinal é que faz muitos anos que eu sangro anal no periodo pré-menstrual.
    Hoje vou autrizar o exame e marcar, espero ficar boa logo para poder realizar meu grande sonho de ser mãe.
    Porque a dor é tão forte?
    Rezem por min, e que DEUS cuide de todas nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane! Em primeiro lugar queremos dizer que estamos torcendo para tudo dar certo em seu tratamento! Publicamos, recentemente, um texto falando sobre a dor e suas consequências para as portadoras de endometriose. Dê uma lida, talvez possa lhe ajudar a entender o motivo das dores serem tão fortes, ok? bjsss

      Excluir
  150. Olá meu nome é Marcela, tenho 26 anos e acho que estou com endometriose intestinal, já faz uns 2 anos que tenho diarréias frequentes principalmente no período menstrual, sem falar nas dores que já me levaram para o hospital várias vezes. Fiz um teste alérgico a um ano e tive que parar de comer um monte de coisas, eu até estava bem, mas essa semana tudo piorou, ja perdi uns 5kg com tanta diarréia, estou muito triste e com medo de estar mesmo com endometriose. Não tenho condições no momento de fazer os exames então iniciei por conta própria o uso de anticoncepcional, gostaria de saber como devo usar ( se deve ser de uso continuo um caixa após a outra sem intervalo?) e como é esse exame CA-125, e como fazer se agora n vou mais menstruar?

    desde já agradeço as inúmeras informações que obtive no site e o apoio e conforto que encontrei lendo os depoimentos de cada uma de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcela! Bom, seus sintomas podem ser característicos de endometriose intestinal, porém seria necessário realizar alguns exames específicos para ter certeza. Como vc não tem como realizá-los agora, então, o ideal seria tentar marcar uma consulta com seu ginecologista para que ele possa te orientar a respeito do anticoncepcional. É importante que o anticoncepcional seja indicado por um especialista, pois ele precisará te avaliar e ver seu histórico, antes de te indicar qual melhor e mais adequado anticoncepcional. De todo modo, o ideal é sempre usar os que são de uso contínuo para que vc suspenda sua menstruação, mas é bom lembrar que mesmo suspendendo a menstruação, se vc tiver endometriose, ela poderá progredir.
      Quanto ao CA125, ele é um marcador tumoral que pode estar elevado na presença da endometriose, porém não é o melhor exame para diagnóstico desta doença, pois o fato de não se mostrar elevado, não exclui a possibilidade de ser portadora. É preciso realizá-lo em conjunto com outros exames, especialmente os de imagem, para que se tenha um diagnóstico completo. E é super importante consultar-se com um ginecologista especialista em endometriose tb!
      Infelizmente, a endometriose é uma doença que progride com o decorrer do tempo. Suspender a menstruação é um dos tratamentos, porém, é preciso fazer outros exames para saber se não há a necessidade de um tratamento cirúrgico! Ok? bjss

      Excluir
  151. Olá. TEnho 55 anos e gostaria de relatar minha experiência.Apos ter tido 2 filhos aos 29 e 31 anos, aos 35 anos comecei a ter cólicas diárias muito fortes, associadas a muita dor nas costas, parecendo uma dor que ficava rodando, uma hora no abdomen e outra hora nas costas. Inicialmente achei que se tratava de dor na coluna e fiz varios tipos de exames e nada! Meu ginecologista suspeitava de endometriose, mas , há 20anos atrás os diagnosticos dessa doença eram raros e não havia videolaparoscopia feita por convenio, só particular. Minhas dores foram piorando muito,ficava menstruada 10 dias com fluxo muito intenso e junto fui ficando deprimida... minha qualidade de vida foi a zero! Sofri com dores durante 5 longos anos!!!! Aos 40 anos,as dores tinham atingido um nivel insuportavel e meu medico disse que eu teria que tirar utero e ovarios.Tiramos o utero e 1 dos ovarios, pois ficou o do lado esquerdo para que eu continuasse tendo lubrificaçaò vaginal.Passei 15 anos muito bem, sem sentir nada, achando que tinha ficado livre da tal da endometriose.
    Pois bem, estou na menopausa ou pós menopausa, não sei bem, mas o fato é que a endometriose voltou e agora acometeu o intestino.FUI diiagnosticada com sindrome do intestino irritavel, mas minha ginecologista jura que tenho endometriose intestinal.TEnho sofrido com dores abdominais e crises esporadicas de diarreia.
    Por isso, caras amigas portadoras de endometriose, quero dizer-lhes: não fiquem esperando as coisas piorarem. Procure logo um bom medico e se precisar de operar... tem que ser feito e rapido.Perde-se muito em qualidade de vida ficar esperando.e outra coisa: A ENDOMETRIOSE PODE VOLTAR..... Tenho uma irmã de 38 anos que já operou 2 vezes... Por isso, FIQUEM ATENTAS E TROQUEM IDEIAS COM QUEM TEM OU JÁ TEVE A DOENÇA. E boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, seu alerta é super válido! Quanto antes for diagnosticada a endometriose e quanto antes se iniciar o tratamento, maiores as chances da doença não avançar (causando problemas maiores) e também melhores as chances de ter qualidade de vida!
      Agradecemos o seu alerta! Que tudo dê certo em seu tratamento! bjss

      Excluir
  152. OLÁ!!! Há algum tempo tenho sofrido com sintomas e pensei em procurar a ajuda de vocês para me esclarecerem. Tenho intestino preso, durante a menstruação aparece um pouquinho de sangue nas fezes, muitas dores no estômago, diarréia de duas a três vezes por semana, tonturas, vômitos e desmaios frequentes, taquicardia frequente também. Já realizei diversos exames e nada aparece. Já fiz colonoscopia e endoscopia.....os exames ginecológicos também estão OK....por favor alguém me ajude....o que eu tenho??????????? Peço urgência na resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Didoo! Bom, os sintomas intestinais que ficam exacerbados durante o período menstrual, podem sugerir a presença de endometriose. Por exemplo, dores para evacuar, constipação ou diarréia, sangue nas fezes... se estes sintomas aparecem junto com a menstruação, é preciso ficar atenta e consultar-se com um médico especialista em endometriose.
      Infelizmente, o diagnóstico da doença é complicado, pois os exames ginecológicos de rotina dificilmente conseguem visualizar a doença. O correto é ter o atendimento de um especialista que saberá te examinar da forma correta e também lhe pedirá os exames específicos que podem diagnosticar a doença! Se precisar de indicações de ginecologistas, entre em contato conosco no e-mail:
      gapendi@hotmail.com, ok? Bjsss

      Excluir
  153. Olá, estou fazendo exames para diagnóstico de endometriose com um ginecologista que não é especialista. Gostaria de saber se vocês conhecem algum especialista em Blumenau SC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika! Mantemos uma lista de indicações médicas feitas pelas próprias participantes do nosso grupo. Para ter acesso é preciso pedir sua participação no grupo do GAPENDI do Facebook, ou nos enviar um e-mail para: gapendi@hotmail.com

      Segue link para solicitar participação no grupo:

      https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      Espero que possamos ajudá-la a encontrar um bom médico! bjsss

      Excluir
  154. Boa Tarde meninas
    Meu nome é Ana Claudia
    Minha mãe tem 61 anos teve menopausa precoci e tem artrite reumatóide fazem 3 meses diários que ela está sentido uma dor abdominal insuportável que só passa com efeito analgésico sublingual, já fez us tranvaginal e tomografia da parte abdominal e colonoscopia nenhum apresentou alguma anormalidade, tem um exame que vai fazer agora dia 09 que é histeroscopia diagnóstica.
    Quando ela está com dor ela fica com o abdomem distendido, com gases e muito desconforto não tem dificuldade em evacuar nem diarréia e intestino preso tbm não. Pode ser endometriose ?? Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Claudia! Bom, a endometriose é uma doença que geralmente surge no período reprodutivo da mulher, ou seja, pode aparecer desde a primeira menstruação até a última. Isto quer dizer que é mais difícil encontrar endometriose em mulheres que já estão na menopausa; entretanto, por estarmos falando de uma doença enigmática, com causa desconhecida e, ainda, não tão bem desvendada pela ciência, é possível sim que sua mãe possa ter a endometriose, mesmo já estando na menopausa. Outra possibilidade é que ela tenha aderências pélvicas, é preciso investigar.
      Nesta caso, seria preciso fazer todos os outros exames para ter certeza que não se trata de outros problemas, e ao mesmo tempo, se puder, ir em busca de um ginecologista especialista em endometriose, pois ele saberá examinar da maneira correta, levantando ou não a hipótese desta doença!

      Esperamos que sua mãe melhore logo! Bjss

      Excluir
  155. Boa tarde,

    Comecei com uma dor no umbigo lado direito, e agora durante a menstruação na pélvica inteira forte diferente de cólica menstrual e 4 dias de dsiteria. Eu tava uando o anti-concepcional Nuvaring e passei o temo de tirar qase uma semana aí menstruei com o anel com pouco fluxo no domingo e tirei imediatamente e hoje, quarta, saiu um coágulo de sangue em voltade uma pele esbranquiçada em volta; Sem falr que tô com desinteria a 4 dias e tive um cisto hemorrágico e fiz uma cirurgia de emergência dia 4 de janeiro 2013. Estou assustada, o que deve ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tita! Bom, cólicas fortes ou dores pélvicas que se agravam, principalmente durante a menstruação, podem ser sinal da presença de Endometriose.
      Seria importante que você marcasse uma consulta com seu ginecologista e pedisse para ele investigar se vc tem endometriose. Se ele for um especialista na doença, é melhor, pois saberá te examinar da maneira correta!
      É importante que não demore a buscar o diagnóstico destas dores que está sentindo, pois se for endometriose, quanto mais cedo você diagnosticar e começar a tratar, melhor!

      Desejamos que tudo dê certo para vc! Conte conosco!

      bjss

      Excluir
  156. Oi meninas,a quatro anos venho tentando engravidar, mas sem resultado, ja fui ao medico ele passa exames e exames, mas todos sem nem um resulto, ela me passou o mapeamento da endometriose profunda... mas eu não achei os exames tão profundo(pra o valor bem caro)...mas eu queria saber se existe um exame mas especifico,pra dizer se tenho ou não endometriose???
    Sinto muitas colicas, assim que a mest... desce tenho logo que ficar tomando remedio um atraz do outro pra não sentir dor...
    Sou de fortaleza queria saber se vcs conhecem um medico bom, mas bom msm que vale a pena...
    Obg pela atenção. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga! Bom, existem sim pelo menos dois exames de imagem específicos para o diagnóstico da endometriose profunda. Entretanto, é importante dizer que estes exames precisam ser feitos por médicos radiologistas especialistas em endometriose, e não são em todos os Estados e Cidades que existem médicos nesta especialidade.
      Aqui no blog falamos sobre estes dois exames no texto com o título: "O diagnóstico da endometriose - parte 2". São eles:
      Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal e
      Ressonância Magnética da Pelve com Protocolo de Endometriose.

      Infelizmente, em Fortaleza, não conhecemos um especialista em diagnóstico por imagem que saiba realizar corretamente estes exames. Converse com seu médico para saber se ele tem conhecimento sobre estes exames e se ele pode te indicar algum bom examinador, ok?

      Agora, é importante saber também que estes exames só detectam com precisão quando a endometriose é profunda, ou seja, quando está em um estágio mais avançado. Tb detecta a presença de aderências e endometriomas ovarianos, masss se sua endometriose for superficial ou leve, com lesões pequenas, então somente a Videolaparoscopia será capaz de te fornecer este diagnóstico com certeza.

      Esperamos que tudo dê certo em seu tratamento!

      bjsss

      Excluir
    2. Esse exame que eu fiz mapeamento da endometriose profunda( foi com preparo intestinal) sera que vc esta falando do msm exame?
      se for esse não deu nada, mas sinto colicas,mts msm,dor nas evacuações... E isso encomoda bastante, por isso queria um tratamento certo, pra saber o que esta acontecendo... vocês são de São Paulo?

      Excluir
  157. Boa noite, aos 13 anos perdi meu ovário esquerdo, dias depois veio o diagnóstico de endometriose pela patologia feita no ovário, fiz tratamento com dimetrose e meu médico disse que nunca poderia engravidar, mas surpreendentemente aos 16 anos engravidei e foi tudo bem tranquilo, fiquei alguns anos usando contraceptivo injetável de 3 em 3 anos após 5 anos parei e continuei usando outros contraceptivos com pausa para menstruação mas a 1 ano iniciei com dores terríveis no abdômen as quais também me causam diarréia e muito desconforto, mas muito mesmo, abdominal e que estão associadas ao meu ciclo menstrual, minha médica prescreveu ALURRENE, estou utilizando a 20 dias mas sem efeito algum na diminuição
    da dor, será que esta medicação é realmente eficiente e essas dores que tenho tido e todo esse desconforto abdominal vão melhorar com este tratamento? Desde já agradeço a atenção e as informações

    ResponderExcluir
  158. Ola, por favor me ajude a entender o q esta acontecendo comigo. Tenho 49 anos e não menstruo desde os 45 anos por conta da menopausa, não sinto nada
    e agora fazendo exames de rotina, foi diagnosticado (ESPESSAMENTO TECIDUAL DE CONFIGURAÇÃO IRREGULAR EM REGIÃO RETRO CERVICAL UTERINA JUNTO AO FORNISSE VAGINAL POSTERIOR, SUGERINDO ENDOMETRIOSE PROFUNDA)Como posso ter Endometriose se não tenho mais menstruação?


    ResponderExcluir
  159. Oláá, sou de fortaleza e venho tentando engravidar a algum tempo, mas sem sucesso.
    então venho lendo relatos em todos os blogs e achei algo parecido com o que eu sinto..
    Dores ao evacuar, nossa isso é mt desconfortavel. E de vez enquanto muito raro, sinto umas pontadas vindo do umbigo,fora as colicas durante a mestruação, e a infertilidade. mas fiz um exame chamado mapeamendo ta endometriose pronfunda, que foi com preparo intestinal, mas não deu nada, achei esse axame muito sem nexo, tem algum exame que possa ser feito pra saber se realmente tenho endometriose?? E e os meus sintomas realmente são de endometriose?

    ResponderExcluir
  160. Oláa ... Tenho 20 anos e já faz + - 1 ano que notei que esses acontecimentos citados no texto ex: dores abdominais, dor no anus, e sem apetite ... vem acontecendo durante a menstruação. Eu tomo anticoncepcional Femiane desde os 16 anos sempre dei o intervalo para menstruar, mas depois que comecei a sentir esses sintomas quando menstruo eu comecei a emendar uma cartela a outra sem intervalos, tomo três meses seguidos depois deixo descer 1 mês e começo tudo de novo. Resolvi fazer isso porque sofro muito quando menstruo !!! Será que eu tenho endometriose ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você pode sim ter Endometriose! Seria importante fazer esta investigação, pois emendar as cartelas do anticoncepcional por conta própria pode, inclusive, mascarar a doença, que vai evoluindo sem você notar! Marque uma consulta, se possível com um médico que seja especialista, e comente que vc está com dúvida sobre ter endometriose, assim ele irá pedir os exames corretos, ok? Bjsss

      Excluir
  161. Olá! Minha irmã está com endometriose profunda, grau 4, no intestino, onde já aderiu 50% da parede intestinal. Fomos a 2 especialistas, um indicou a cirurgia, retirando parte do intestino. Outro, além da cirurgia indicou um tratamento com o Mirena e umas vacinas e também a FIV. Gostaria de saber se alguém já optou pelo tratamento ou pela FIV sem passar pela cirurgia e se deu tudo certo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  162. Olá! Já passei por 2 cirurgias de endometriose e após a segunda que seria pra retirada de trompa com hidrossalpinge e aderências com infiltração intestinal e várias lesões... Apos a cirurgia o médico me disse ter sido um sucesso foi retirada a trompa e ovário esquerdo que segundo médico estava rompido sobre o meu intestino e que fora tudo retirado sem ser preciso fazer secção do intestino que o que aparecia nos exames era por conta desse ovário rompido! Fiquei super feliz! E comecei a fazer tratamento com allurene pois tenho também adenomiose, para posteriormente tentar gravidez! para minha surpresa 8 meses após realizei ressonância que o ginecologista pediu e me diz que está tudo lá!!! que as lesões intestinais e aderências continuam... O cirurgião diz ter retirado tudo e que está limpo! Não sei mais o que fazer! Me ajudem com indicação de médicos que possam me ajudar no Rio de Janeiro! obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  163. Olá preciso de ajuda a 5 anos fiz video e foi constatado endometriose no ovario e no fundo do saco douglas, fui orientada a tomar ac. mas não me adptei a nenhum tomei de tudo já cerazete, gestinol, yasmim, de uns tempos para cá venho sentindo muitos sintomas, estava tomando o gestinol e fiquei com 90 dias de sangramento, tenho muitas alterações no intestino no periodo mestrual dores na barriga e até sangramento fiz ressonancia e não deu nada estou desesperada meu casamento está acabando por causa disso me ajudem será que tenho endo no intestino

    ResponderExcluir