segunda-feira, 20 de junho de 2011

ADERÊNCIAS PÉLVICAS: O "GRUDE" QUE NOS APAVORA!


Aderências Pélvicas! Quem tem endometriose até treme quando ouve estas duas palavrinhas! Não é prá menos, afinal, dentre os estragos que a nossa doença causa, as aderências estão no topo da "lista do mal"! Mas, saibam que este é um problema de milhares de mulheres, mesmo sem endometriose!


O fato é que as aderências são um grave problema para as portadoras de endometriose, pois causam muitas dores, inclusive nas relações sexuais, e infertilidade! Com certeza, é pior que "chiclete" grudado no cabelo!!!

Mas, o que afinal são e como se formam estas tais aderências pélvicas? Será que existe como tratá-las? É o que vamos ver nesta postagem!


- O QUE SÃO AS ADERÊNCIAS PÉLVICAS?


Pense numa cola bem potente grudada entre seus dedos. Se tentar desgrudá-los, sem usar um produto, ou um sabão especial, com certeza irá sentir muita dor e seus dedos vão ficar machucados, certo? Pois então, as aderências pélvicas são bem parecidas com isto!

São, na verdade, faixas anômalas de tecido cicatricial que se formam na pelve e fazem com que os órgãos fiquem grudados ou colados entre si.


Os órgãos, que estão na nossa pelve, estão muito próximos uns dos outros, assim, quando ficam aderidos não conseguem se movimentar, denominando o que os médicos chamam de "Pelve Congelada", situação muito comum encontrada em várias portadoras de endometriose.

Desta forma, podemos ter casos em que a bexiga está aderida ao útero, o ovário ao intestino, a vagina com o reto, e assim por diante. Às vezes, as aderências são tantas que não é possível ao médico diferenciar onde começa um órgão e onde termina o outro. Por isto, toda a experiência do cirurgião para desfazer estas aderências, sem lesar os órgãos, é primordial.


- COMO SÃO FORMADAS AS ADERÊNCIAS PÉLVICAS?

Existem várias maneiras que explicam o surgimento de aderências pélvicas.

*No caso das mulheres com endometriose, as aderências podem surgir a partir dos próprios focos e nódulos formados pela doença. Lembram-se do texto "Menstruação: Nossa Grande Vilã"? Lá explicamos que quando menstruamos, os focos de endometriose também "menstruam", porém o sangue não tem para onde sair e acumula-se na pelve, causando uma inflamação. Este sangue acumulado "seca" e "cicatriza", formando estas aderências entre os órgãos. Isto quer dizer que quanto mais uma mulher com endometriose menstruar, mais chances terá de formar aderências.

*Outra maneira bastante comum em que se formam as aderências pélvicas é através da cirurgia. Qualquer cirurgia, inclusive a cesariana, pode levar à formação de aderências entre os órgãos. A manipulação dos órgãos e os "cortes" que são feitos, tanto no abdômen, quanto no peritônio (camada que envolve os órgãos) podem inflamar. Esta inflamação faz parte do processo de cicatrização, mas pode também favorecer o aparecimento de faixas fibrosas, formando as aderências.

- QUAIS OS SINTOMAS DAS ADERÊNCIAS PÉLVICAS?

Basicamente são dores. Dependendo de onde estiver a aderência, o sintoma estará relacionado àquele órgão. Por exemplo: se há uma aderência entre a vagina e o reto, a mulher poderá sentir dores nas relações sexuais. Também poderá sentir dores ao evacuar. Já se houver uma aderência que envolva as tubas uterinas, o sintoma pode ser a infertilidade. Uma aderência entre a bexiga e o útero, pode causar muito desconforto para urinar. E assim por diante.

Algumas vezes, as consequencias podem ser graves, por exemplo, quando as aderências bloqueiam a passagem de fezes pelo intestino. Esta situação chama-se Obstrução Intestinal é uma condição grave que deverá receber pronto atendimento médico. Os sintomas podem incluir fortes dores, náuseas e vômitos.


- COMO SÃO TRATADAS AS ADERÊNCIAS PÉLVICAS?

Curiosamente o tratamento para as aderências pélvicas é a própria cirurgia! Digo que é curioso, pois como vimos, as cirurgias são grandes formadoras de aderências. Entretanto, como as aderências são firmes e muito fortes, nenhuma medicação é capaz de dissolvê-las ou eliminá-las. Somente através de um bisturi e de instrumentos cirúrgicos especiais é que conseguimos nos livrar delas! O procedimento cirúrgico que remove e destrói as aderências chama-se "Lise de Aderências", e está previsto em quase todas as cirurgias para endometriose.

- É POSSÍVEL PREVENIR AS ADERÊNCIAS PÉLVICAS?

Sim. Existem métodos utilizados pelos médicos cirurgiões que amenizam e evitam a formação de novas aderências após o procedimento realizado para eliminá-las. Isto deve ser conversado antes da cirurgia com o médico. A paciente deve perguntar-lhe quais os métodos serão utilizados a fim de evitar que novas aderências se formem após a cirurgia.

Além disto, pacientes com endometriose sempre deverão ser preferencialmente operadas pela via laparoscópica, ou seja, através da Videolaparoscopia, Cirurgia Minimamente Invasiva. Este método, além de ser melhor em termos de visualização das lesões, também reduz as chances de aderências pélvicas, especialmente porque os cortes feitos no abdômen são menores que 1 cm, bem diferente da "Laparotomia" (cirurgia aberta), onde o corte feito na barriga, pode facilmente formar aderências posteriores!

- CONCLUINDO

As aderências são um grave problema encontrado na maioria das portadoras de endometriose. Podem ser formadas ao longo dos anos e causar muitas dores e desconfortos. É um "grude" que nenhuma de nós quer ter!

Portanto, se você estiver sentido dores mesmo após a cirurgia, visite seu médico e peça para realizar novos exames a fim de verificar se o seu problema são as aderências! Além disto, como sempre lembramos, suspenda a sua menstruação, isto evitará que novas e chatas aderências se formem!

Até a próxima!

Luciana T. Golegã Diamante

143 comentários:

  1. Olá!

    otimo texto, é muito bom receber mais informaçoes sobre a nossa doença!

    As dores que voce citou que as aderencias causam...elas se manifestam no periodo menstrual ou fora?.

    Elas podem se manisfestar de forma leve....as vezes eu sinto uma dor bem de leve mesmo sem menstruar mais.Tenho tanto medo de ter aderencia tambem

    Tudo o que eu queria era levar uma vida normal, mas é dificil, a endo me faz viver sempre com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente por favor me ajude,tive o meu filho ha 06anos,depois se algum tempo apareçeu um caroço na pelvica do lado esquerdo,que doi muito quando estou no periado mestrual e uma dor muito forte,os medico acham que pode ser endiometrioma.

      Excluir
    2. Boas,
      Ainda não fui diagnosticada com endometriose, mas têm fortes suspeitas de que a tenho. Pior ainda, suspeitam que também terei aderências devido às minhas dores "misteriosas" de bexiga.
      No meu caso, tinha dores na bexiga praticamente durante o mês todo. Essas dores pioravam na altura da menstruação tendo até dificuldades em urinar (parece que estaria qualquer coisa a obstruir). Depois de várias análises onde estaria tudo ok, surge a possibilidade de endometriose e aderências. Curiosamente, a inibição da menstruação foi a única coisa que me trouxe algum alívio (embora o alivio não seja completo, mas ao menos agora tenho uma dor leve e suportável).
      Estou à espera da cirurgia para confirmar ambas as suspeitas. Também estou com bastante medo, porque pela informação que encontro na net é de ter medo mesmo o_O
      PS: Tenho 32 anos, e pensam que a dor manifestou-se mais tarde devido aos disturbios alimentares que causava ausência da menstruação por vezes durante anos.

      Excluir
    3. olá pessoal.
      gostei muito das informações que encontrei neste espaço, pois há 01 ano e meio fiz uma histerectomia e agora estou sentindo dores leves ao ter relaçoes com meu marido e também as vezes ao me movimentar de noite na cama. Vou procurar o médico esta semana para falar sobre essa possibilidade de aderencia, mas não sei nem foi comentado, que tipo de exames a detectam. Alguém pode me dizer?
      Sandra

      Excluir
    4. Ola EU FUI FAZER UMA histerectomia total E Q O MEDICO ME ABRIU VIU Q EU TINHA ADERÊNCIA MEU ÚTERO ESTAVA COLADO COM O MEU INTESTINO ... O MEDICO Ñ FEZ A CIRURGIA O QUE FAZER ?

      Excluir
    5. que bom que ele não fez, aconteceu isso com minha irmã e o médico descolou furou o intestino e ela morreu dia 01/03/2016

      Excluir
  2. Oi, amiga! Eu te entendo bem! Conviver com a endometriose é vencer o medo a cada dia, pois sempre achamos que podemos ter algo relacionado a ela. Quanto às aderências, podem doer tanto durante a menstruação, quanto fora dela. A dor pode estar relacionada ao local aonde a aderência se encontra e pode se apresentar com intensidades diferentes, entretanto para saber se a dor é causada por aderências, só mesmo fazendo exames e conversando com o médico! O fato é que ficar sem menstruar ajuda muito! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PESSOAL GOSTARIA DE CONTAR DO MEU CASO! PASSEI POR UMA CIRURGIA ABDOMINAL A UNS 5 ANOS ATRÁS E LOGO NOS PRÓXIMOS DIAS DO PÓS OPERATÓRIO FOI CONSTADO ADERÊNCIA! TIVE DE PASSAR PELA CIRURGIA NOVAMENTE! VOCÊS QUE ESTÃO COM MEDO DA CIRURGIA NÃO FIQUEM! TODOS DIZEM QUE É COMPLICADO ISSO E AQUILO! A MINHA CIRURGIA FOI FEITA POR LAPAROTOMIA (ABRIR COM BISTURI) O MEDICO TEVE DE TIRAR TUDO PORQUE ESTA TUDO GRUDADO E NAO TINHA OQUE FAZER! ELE TIROU MEU INTESTINO TODO LAVOU E AINDA TEVE DE RETIRAR O EPIPLON (CAMADA QUE ENVOLVE A REGIAO ABDOMINAL) A CIRURGIA DUROU CERCA DE HR 2:30 E FOI UM SUCESSO! O RUIM QUE EMAGRECI MUITO COM A CIRURGIA E TIVE DE FICAR ALGUNS DIAS DE MOLHO ATE ME RECUPERAR 100% DA CIRURGIA.. MAS DEPOIS DISSO TUDO PASSOU.. NUNCA MAIS TIVE NENHUMA DOR E NEM PROBLEMA LIGADO A ISSO.. SO NAO POSSO COMER CASCA, CAROÇO E BAGAÇO.. MAS DO RESTANTE COMO DE TUDO E SUPER NORMAL E SE CASO FOR COMER ALGUMA COISA DE CASCA OU BAGAÇO COMO BEM POUCO MAS NÃO DEIXO DE COMER SE EU ESTIVER COM MUITA VONTADE.. GENTE TENHA FÉ ACREDITE EM DEUS.. TUDO ISSO SEI QUE É MUITO DIFICIL MAS NAO TEM OQUE NAO SUPORTEMOS.. E SABE QUE POR UM CERTO LADO ATE VI PONTOS POSITIVOS COM ESSA CIRURGIA.. ME FEZ DAR MAIS VALOR EM PEQUENAS COISAS E VER COMO A VIDA É SIMPLES E PASSAGEIRA E TER MENOS ORGULHO E MELHOR AINDA APRENDER A ENCARAR A MORTE DE FRENTE! NAO TENHA MEDO NUNCA DE MORRER ISSO É UM PROCESSO NATURAL DA VIDA E A VIDA DE VERDADE ACONTECE DEPOIS DESSA! ASSISTA AOS FILMES DO CHICO XAVIER SÃO MUITO BONS E ACREDITO MUITO! TENHA FÉ GENTE QUE VOCÊS MOVERAM MONTANHAS! SÓ DEUS SABE DO NOSSO DIA! NÃO SE PREOCUPEM COM ISSO! SE PREOCUPEM EM VIVER A VIDA UM DIA A POS O OUTRO E SER FELIZ E FAZER OS OUTROS FELIZES! NUNCA PERCA A ESPERANÇA! NA EPOCA EU QUIS MORRER ACHAVA QUE NÃO TINHA MAIS VIDA! E HOJE QUERO MUITO É VIVER NAMORAR E JÁ ESTOU ATE CURSANDO MINHA FACULDADE VOU FAZER ACADEMIA DE NOVO! ENFIM UMA VIDA MAIS QUE NORMAL E ATE MELHOR E COM MAIS ESPERIENCIA QUE OS OUTROS! FIQUEM COM DEUS E FORÇA PARA AS LUTAS E DIFICULDADES DE TODOS VOCÊS! GRANDE ABRAÇO

      Excluir
    2. Olá anônimo. Fiz a mesma cirurgia há 07 anos. Na época perdi 08 quilos em uma semana. No entanto esta semana descobri que a endometriose está de volta e no intestino, apesar da menstruação estar suspensa desde que fiz a cirurgia.

      Excluir
    3. Olá! Tenho 57 anos e fiz histerectomia total há 10 anos, e desde então sofro com dores causadas por aderencias. Ultimamente estão ficando mais fortes. Sei que terei que fazer cirurgia, e estava temerosa, mas teu depoimento me deixou bem mais animada. Poderia me dizer em qual hospital você foi operada? E se possível o nome do médico? Desde já agradeço.

      Excluir
    4. Estou sofrendo demais a ponto de querer esta morta, isto esta acabando com a minha vida 4 cirurgias e acho q meu medico e incompetente e precisaria fazer esta cirurgia aberta, pf alguém me recomende um medico

      Excluir
    5. Gostaria de saber quem foi este medico da laparotomia, creio q meu caso será esta opção, me ajudem ....

      Excluir
    6. DEPOS DE DUAS CESARIANA,, PASSEI A SENTIR FORTE DORES ABDOMINAIS, E FUI INTERNADA E FOI CONTATADO UMA BOSTRUÇÃOE INTESTINAL. DEPOS DE UM NOAMENTE FUI SUBMETIDA A NAISUMA OUTRA CIRUGIA. EM FIM EU FIZ SETE CIRUGIA DE ADERENCIA SENDO DUAS COM OBTRUÇOES INTESTINAL. A ULTIMA PERDI PARTE DOS INTESTINOS, TIVE INFECÇOES GENERALIZADA, E FIQUEI SETE DIAS NO COMA. DEPOS DESTA ULTIMA OS MEDICOS FALARÃO QUE NÃO POSSO MAIS PASSAR POR OUTRA CIRUGIA PORQUE AS ALÇAS DOS INTESTINOS ESTÃO FLACIDAS. E AGORA COMEÇA O MEU SOFRIMENTO, ESTOU COM NOENTA POR CENTO DE ADERENCIA SINTO DORES INSULPORTAVEIS, MAS NÃO POSSO PASSAR POR OUTRA CIRUGIA. EM FIM VIVO EM UM SOFRIMENTO CONSTANTE.
      Monica.

      Excluir
    7. Isso aconteceu comigo. Tive que fazer uma laparotomia exploratória de emergência. Meu intestino (íleo terminal) estava aderido a tuba uterina direita. Passei 14 dias internada porque meu intestino parou de funcionar.

      Excluir
  3. Ótimo texto, bem esclarecedor! Eu fiz a "lise de aderência" na minha cirurgia. O médico falou que eu estava com a "pelve congelada". Agora eu entendi!!! Estava era toda grudada, né?? Mas, ele falou que conseguiu desfazer as aderências e que agora posso tentar engravidar! E seja o que Deus quiser! Muita força a todas! E obrigada por este blog, tem me ajudado muuuuuuito! um beijo! Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médico disse que acabaram minhas chances, estou muito triste e com vontade de morrer. Minha bexiga esta grudada em meu útero. Disse que tem de tirar tudo. Na video ele tirou um cisto das trompas, um mioma e um apendicite. O que faço, me ajudem..

      Excluir
    2. ore ao senhor Jesus concerteza ele te ajudara!!

      Excluir
    3. Olá Paula,saiba que pra Deus nada é ímpossivel,entrege
      seus problemas nas maõs do Senhor o medico de tds medicos.

      Excluir
    4. foi o médico que dice.
      , quem te dar chance é Deus ,tenha fé

      Excluir
    5. paula minha esposa teve problemas relacionados a isso e todos os medicos disseram que ela nunca iria engravidar,somente por um milagre de DEUS,para ela nada e impossivel,entao conhecemos um medico chamado Dr. Thomas cunze,atende pela unimed , e ele disse tenha calma e faça o que digo q vc ira engravidar.ainda assim procuramos o hosp das clinicas para uma incerminaçao artificial, ou seja colocamos nossos nomes na fila de espera, pois nao temos dinheiro para uma particular apos 2 anos de espera, fomos chamados pelo hospital, entao fomos a um shopping o minas, minha esposa passou mal , ao almoçar,no outro dia ela me aparece com um resultado de um exame bhcg me dizendo que estava gravida, ai esta um miagre de DEUS.nao perca as esperanças procure este medico,quem sabe ele ira te ajudar o tel do consultorio e este,32346207 ou 32426206,hoje nossa filha chama se lara e tem 4 anos. espero ter ajudado wender e patricia........

      Excluir
    6. CREIA EM DEUS E TUDO VAI DAR CERTO

      Excluir
    7. fiquei emocionada com a istória da patricia e wender.patricia COMO VC VIU DEUS É O DONO DO MUNDO INTEIRO ELE PODE FAZER MILAGRES ACONTE,VOU LI CONTAR MINHA ESTÓRIA TIVE UM FILHO HA 16ANOS ATRAS,NASCEU E VIVEU 5DIAS DEPOIS DISSO PASSEI POR UM ABORTO DERREPENTE APOS ISTO FIQUEI QUATRO MESES,SEM MENSTRUAR FUI AO MEDICO ELE ME DICE QUE EU ESTAVA COM UM OVO CÉGO É UMA GRAVIDES QUE NÃO,DESENVOLVE,DAI ENDIANTE PASSEI A NAO QUERER ENGRAVIDAR TIREI UM CISTO A TRES ANOS A MEDICA ME DICE QUE EU ESTOU COM MEU UTERO GRUDADO,NO ENTESTINO SÓ CONSEGUIREI ENGRAVIDAR FASENDO ESTA CIRURGIA,ESTOU PENSANDO EM FASER TENHO 33ANOS CREIU QUE VOLTAREI NESTE BLOG PARA CONTAR MINHA BENÇA E OUVIR A SUA BEIJOS DEUS É FIEL.

      Excluir
    8. DEUS É FIEL , É O DEUS DO IMPOSSIVEL, SE COLOKARMOS ELE NA NOSSA FRENTE , MANDARMOS ELE IR NA NOSSA FRENTE EM TD Q FORMOS FAZER, ELE IRÁ E RESOLVERÁ TD Q PRECISARMOS , CREIA , O DEUS DO IMPOSSIVEL EXISTE, E ESTÁ DISPOSTO A T AJUDAR A QUALQ MOMENTO , BASTA SOMENTE VC CRER.
      DEUS ABENÇOE SUA VIDA GRANDEMENTE

      Excluir
  4. Oi Sara! É muito bom saber que nosso blog têm ajudado! E, tenho certeza que agora, depois da sua cirurgia, virá seu bebezinho!!! Que Deus a abençoe muito e que seu sonho se realize logo! Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Olá EndoAmigas!

    A Clinica Paulista de Cirurgia Ginecologica atende pelo plano de saude? Lá tem especialista em Endometriose?

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Sim, a CPCG atende aos seguintes planos de saúde: Amil; Unimed; Sul América; Golden Cross; Itaú; Mediservice e Omint

    O Dr. Edvaldo Cavalcante, nosso parceiro, é especialista em endometriose e realiza também a videolaparoscopia, ok?

    Para agendar a consulta, é só ligar ou enviar uma mensagem através da página da internet:

    www.cpcg.com.br

    Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Poxa que pena, meu plano é Medial. O Dr.Edvaldo seria o primeiro médico especialista em endometriose que eu ia passar se atendesse pelo meu plano, seria tão bom.

    Enfim vou ter que continuar a procura.
    Mesmo assim Obrigada!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, se o seu plano tiver reembolso, você também consegue se consultar com o Dr. Edvaldo. Agora, para consulta particular, existe um desconto para todas as meninas que são indicadas pelas EndoAmigas de São Paulo, é só informar na hora de agendar. De todo modo, podemos tentar pesquisar outros médicos especialistas que atendam seu convênio. Vou procurar saber, e te falo! Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas, estou escrevendo porque estou muito mal de endometriose, estou com o ovário bem aumentado, com endometrioma, aderências e o Dr. Edvaldo está suspeitando que tenho endo nos nervos da pelve, é um caso raro, ele disse, mas diante do meu quadro e das minhas infinitas dores é essa a suposição. Eu já fiz 4 vídeos, já usei zoladex e todos os ac possíveis, há dois anos tenho o Mirena, mas sangro normalmente. Estou muito triste, demais... só melhoro tomando morfina no hospital e por 4, 5 horas... estou sem trabalhar há 3 semanas, meu marido já não me aguenta mais... dói demais, meu Deus, como dói... precisava desbafar... desculpem-me. Obrigada! Renata

    ResponderExcluir
  10. Oi, Renata! Nossa luta não é fácil. Temos que aprender a conviver com a endometriose, mas que é muito difícil, isto é! Ainda mais quando se está sentindo dores! Que bom que vc está em acompanhamento médico. O ideal é continuar pesquisando para descobrir o motivo das dores e combatê-las! Conheço meninas com o mesmo quadro que o sei, e realmente as dores são desesperadoras! Mas, tenha fé, pois vc vai conseguir sim se ver livre disto!! E sempre que precisar, pode desabafar...aqui, todas nós sabemos o que é conviver com esta "EndoChata"!!!! Bjsss e melhoras!

    ResponderExcluir
  11. Oi amigas!

    Quero tirar uma duvida!

    O que seria Ressonancia com Protocolo de Endoemetriose?

    O Centro Cura (imagem e diagnostico) fazem a RM com esse protocolo? Lá é bom?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amiga! Em breve escreveremos uma postagem falando bem especificamente sobre os melhores exames para diagnóstico da endometriose. Porém, posso te dizer que a Ressonância Magnética com protocolo de Endometriose, quer dizer que o laboratório que irá realizá-la, tem que ter um médico especialista em diagnosticar a endometriose através das imagens obtidas na Ressonância. O preparo também é diferenciado quando o protocolo é de endometriose. O laboratório Cura faz sim este exame, e são considerados muito bons nisto, mas existem também outros laboratórios em São Paulo capacitados para realizar este exame! Ok? Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ecoendoscopia baixa e certeiro para localizar focos de endometriose

      Excluir
  13. Boa noite a todos. Ainda não diagnosticaram a minha endometriose, (talvez por falta de conhecimento) mas dois médicos (que fizeram o transvaginal) citaram a mesma. Ao levar o primeiro resultado a médica, comentei sobre a suspeita do médico que realizou o trans, mas ela nem deu importância e eu fui até ela justamente por sentir dores fortes ao urinar, principalmente no período menstrual. Enfim, ela me receitou um AC - QLAIRA. Comecei a tomar a um mês, mas a menstruação que veio depois do remédio veio bem pior, agora com dores ao urinar e evacuar. Como o primeiro trans deu um cisto hemorrágico, a médica pediu um outro, agora com Doppler Colorido, fiz o mesmo hoje e a médica muito atenciosa, foi a segunda que citou a endometriose e disse que meu quadro é bem sugestivo para a tal. Já resolvi que não volto mais na médica que me atendeu por duas vezes e nem citou a doença, mas acredito que preciso de um tratamento com urgência, pois as dores que sinto são insuportáveis e estão refletindo até na minha perna esquerda. Acabei de pegar o telefone do Dr. Edvaldo, será que consigo uma consulta urgente com ele? Adorei o blog e é muito bom saber que não estamos sozinhas nessa luta. Estarei acompanhando diariamente, pois confesso que estou muito preocupada, ainda sou solteira e meu sonho é ter filhos. Enfim, conto com a ajuda de vocês nesse momento tão delicado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Liara! Bem vinda ao nosso blog! Infelizmente o que você relata é um problema de grande parte das portadoras de endometriose: a dificuldade em obter um correto diagnóstico e a indiferença de certos ginecologistas com a nossa dor. Enfim, não sei porquê precisa ser assim, mas temos que ser atendidas por médicos especialistas, do contrário, ficamos de médico em médico e ninguém resolve nada! Seus sintomas de dor, especialmente durante a menstruação, são sugestivos de endometriose. Para ter certeza, é importante realizar os exames corretos. Que bom que está pensando em marcar uma consulta com o Dr. Edvaldo, pois ele saberá orientá-la bem! Ao ligar, diga que foi indicada pelo nosso grupo "endoamigas de São Paulo" e fale sobre o fato de estar com urgência no atendimento, pode ser que consigam marcar uma data mais próxima! Espero que dê certo! Beijossss

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde Tb bem?? Obrigada por esclarecer a questão da RM com protocolo de Endometriose.

    Eu tenho uma consulta com minha Gine e quero pedir pra ela o pedido pra eu fazer a Ressonancia,agora com esse protocolo, porque quero fazer com um especialista..
    esse protocolo é tipo de um documento...ou o pedido do exame normal..com uma observação q a paciente tem ou pode ter endo.

    Obrigada! Mesmo sem te conhecer vc me ajuda muito.Este blog já me esclareceu varias duvidas.

    ResponderExcluir
  16. Oi, amiga! Bom saber que podemos ajudá-la! Este blog foi criado para isto mesmo: ajudar e apoiar as portadoras de endometriose! Ficamos felizes quando atingimos este objetivo. Agora, gostaria de lhe dar uma dica. Existe um outro exame, também muito importante para o diagnóstico da endometriose, que também precisa ser feito por médicos especialistas. Chama-se "Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal e Vias Urinárias". Este exame é realizado em SP e existem poucos profissionais aptos a fazê-lo. Eu conheço uma excelente médica que faz este exame com muita competência, chama-se Dra. Luciana Chamié, da clínica "Chamié-Imagem da Mulher". Vale a pena comentar com sua médica para lhe pedir este exame também, pois será ótimo complemento para a Ressonância Magnética. Isto claro, se você estiver na cidade de São Paulo. Sobre o "protocolo de endometriose" da Ressonância, é algo que deverá vir escrito no pedido médico. Continue acompanhando nosso blog, pois em breve falaremos sobre todos os exames de diagnóstico da endometriose de forma bem detalhada e clara! E conte conosco, sempre que precisar!!! Beijosssss

    ResponderExcluir
  17. olá amigas meu nome é fernanda, adorei conhecer o blog de vcs,
    vcs não sabe a alegria que estou sentindo de saber que não estou sozinha nessa.
    tenho endometriose, e estou desesperada com as informações que obtive atraves do blog, descobri que estava com endomtriose em 2009 mas em seguida engravidei, mas infelismente quando fui marcar meu parto que seria cezaria no ultrasom descobri que minha nene estava morta, foi um choque não sei saber se a causa foi da endomtriose, depois disso mudei de médico ,mas ele disse que minha endo não tinha mais , a 3 meses atras minha mesntruação veio com muitas dores, e não parava menstruei 3 meses sem parar, minha gineco pediu alguns exames e ela diagnosticou endo, ela disse que meu utero está grudado com meu intestino estou apavorada disse tambem que não vai fazer cirurgia pois corro risco , por isso prefere trata clinicamente me passou injeção p corta mentruação durante 6 meses e depois ladogal mais 3 anos, estou em duvida pois as injeções é de alto custo não tenho condições e gostaria de saber um especialista pois estou apavorada, meu convenio é amil será que tem algum que atende.
    aguardo uma resp de vcs por favor me ajudem. esse dr edvaldo é bom pois quero passar com ele. não sei muito sobre endometriose pois já o nome me assusta, estou sentindo dores na barriga e inclusive na perna esquerda será sintomas da endo. ai que medo me esclarecem por favor..

    ResponderExcluir
  18. Olá, Fernanda! Poxa, que triste o que aconteceu com seu bebê! Mas, agora o importante é cuidar destes dores. Se você fez exames e está com o diagnóstico de endometriose, é bom consultar-se com um especialista. O Dr. Edvaldo é nosso parceiro e excelente médico na área! Vale a pena conversar com ele a respeito, para saber qual melhor procedimento no seu caso. Leve todos os exames que você fez, pois isto facilita na consulta. As dores que você sente na barriga, podem sim ser de endometriose, e mesmo na perna. Por isto é importante sim procurar ajuda médica especializada! Espero que tudo dê certo prá vc!!! Beijossss

    ResponderExcluir
  19. Olá Amigas,

    Que otimo encontrar este blogg!

    Meu nome é Norma e tenho 43a.

    Há 17 anos descobri que tinha esta doença, a medica me disse que resolveria se tivesse mais uma filha. Fiz o tratamento e engravidei 1 ano depois (hj tenho duas filhas 15a e 21a). Há 8 anos, depois de sofrer com muitas dores e descobri que tinha 3 nodulos no utero, fiz uma cirurgia de retirada do utero. 2 anos depois, recomeçou o meu martirio com as dores por aderencias. Fiz uma laparascopia há 3 anos, resolveu por 1 ano. Porem, outro problema não. É que há 5 anos, nao consigo ter relações sexuais sem dor, o que afetou tambem o meu psicologico. Perdi totalmente o prazer com o sexo e hoje, não tenho interesse em homem nenhum. Tentei me separar diversas vezes por causa disso, mas o meu marido me ama muito e não quer. Há 4 meses comecei a ter fortes dores ao urinar, fiz tratamento para cistite. Não resolveu. Há 40 dias atras, fiz uma TC e fui diagnosticado um tumor na bexiga (lesão vegetante) e um nodulo na parede do reto. Me disseram que tinha 80 a 90% de chance de ser maligno. Fiz uma RTU há 15 dias atras e peguei o resultado da biopsia ontem. E que surpresa (boa e má...), foi dignosticado: "Endometriose com a presença de elementos glandulares e estromais envolvendo a mucosa e parede muscular da bexiga."

    Entrentando no seu site, descobri que todos os males que ando sofrendo há tempos são causados pela endometriose. E mais, que os medicos não estao preparados para um diagnistico e tratamento especifico.

    Vendo isso, resolvi estudar mais o assunto e procurar um especialista nesta area.

    Sou de Belo Horizonte, dai ser uma pena nao poder fazer o tratamento em SP.

    Vocês conhecem algum especialista aqui de BH que podem me indicar?

    asmin@terra.com.br
    misty_bhte@terra.com.br

    Um grande abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. olá!! Estou desesperada atrás de um especialista que atenda ao Bradesco Saúde em SP. Vcs conhecem algum?? Já vasculhei toda a internet e no próprio Bradesco eles não sabem informar. Os poucos especialista que encontro cobram valores abusivos para consulta e não posso pagar!! Obrigada, Mariana

    ResponderExcluir
  21. Olá adorei o blog de vocês.

    Estou assustada com a endometriose!!


    Tenho 23 anos e sofro demais com fortes colicas antes e durante a mestruação, isso já ocorre desde que tinha 17 anos.Por não suportar as dores deixei a vergonha de lado e procurei um ginecologista e ela praticamente riu de minha cara quando disse que era "virgem"

    Contei tudo o que sofro e ela me pediu uma ultrassom pelvica e disse que podia ser endometriose, me passou um antecoscepcional Adoless e outros medicamentos e Pronto. Continuo sofrendo

    Por ser virgem ela não me passou nenhum outro exame.

    ME orientem por favor

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Mariana! Tudo bem? Seja bem-vinda ao nosso blog! Olha, Já vi muitas meninas virgens, por aqui, com a mesma situação que você! É claro que a ultrassonografia transvaginal não é indicada para este grupo de meninas. Porém, vc pode fazer a Ressonancia Magnética, que é um exame que conseguirá dar ao médico um panomarama mais amplo da sua endometriose. Também pode realizar o CA125, que é feito através do exame de sangue, geralmente nos três primeiros dias da menstruação e que também ajuda a compor o raciocínio do diagnóstico. Agora, se você continua sofrendo, precisa retornar à médica e lhe dizer isto! É importante que você saiba que se tiver endometriose, mesmo sendo virgem, pode realizar a videolaparoscopia. Além disto, você também precisa saber que portadoras de endometriose NÃO devem menstruar, por isto é tão importante a recomendação do AC de uso contínuo. Você ainda pode melhorar suas dores praticando algumas terapias "alternativas", como acupuntura e exercícios físicos. Ajuda bastante! Espero que dê tudo certo para você! Não deixe de voltar na sua médica para que ela lhe dê uma boa solução para as dores! Beijosss

    ResponderExcluir
  23. Olá, Mariana! Sobre o plano de saúde Bradesco, o Dr. Edvaldo Cavalcante, na clínica CPCG - Clínica Paulista de Cirurgia Ginecológica - atende por reembolso, se for esta a categoria do seu plano. Fora isto, vou tentar encontrar outros profissionais que também atendam seu convênio e são especialistas! Não é mesmo fácil encontrar um bom médico e que ainda atenda ao nosso plano de saúde, né? Mas, vocâ vai conseguir sim! Vamos ver como podemos ajudá-la! Beijoss

    ResponderExcluir
  24. Olá, Norma! Tudo bem? Então, realmente a endometriose não perdoa ninguém. Mesmo depois de ter filhos, ainda assim existe mesmo a possibilidade de desenvolver a doença! É uma pena que eu não tenha uma relação de médicos em BH, mas posso fazer um levantamento disto e postar aqui para você. Saiba que existem maneiras de resolver os problemas com as dores nas relações sexuais e também para fazer xixi, vc não precisa ficar sofrendo por isto não! Mas, é importante mesmo ser atendida por um especialista. Espero que tudo se resolva!!! Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! Estou recuperando da minha cirurgia de histerectomia, fiz com o Dr. Admario Filho em Bh ele é excelente. Fiz pelo convenio.

      Excluir
  25. oi gente, fiz a 3 anos fizuma cesaria de emergencia e depois disso passei a sentir algumas dores so que agora essas dores estao se tornado fortes, fiz varios exames e nao consta nada ; sera que e aderencia?

    ResponderExcluir
  26. Neide, pode ser ou não. O ideal é tentar fazer mais exames específicos, como uma Ressonancia Magnética ou uma Ultrassonografia com preparo intestinal. Mas se já realizou estes exames e também não mostraram nada, o jeito é ir acompanhando a dor junto com seu médico, e se ele achar necessário, poderá indicar-lhe uma videolaparoscopia para melhor avaliação! Espero que logo passe! Bjssss

    ResponderExcluir
  27. Oie!

    Vou fazer uma Ressonancia Magnetica..e eu li que eles aplicam um gel na vagina e no anus ...acho q é pra ver melhor!
    Mas eu sou virgem será q posso fazer mesmo assim?

    ResponderExcluir
  28. Ola td bem? fiz uma cirurgia para endometriose em dezembro do ano passado , estava com a aderencia em toda regiao pelvica . o medico retirou toda ,e ate agora nao consigo engravidar , será que pode voltar?

    ResponderExcluir
  29. Olá, amiga! Bom, muitos fatores estão envolvidos na infertilidade causada pela endometriose. Por isto, às vezes, mesmo após uma cirurgia bem sucedida, não se consegue engravidar. Isto depende muito do grau da doença e de outros fatores, como por exemplo, da sua idade, além de estar ovulando direitinho. Também é preciso ter certeza de que as trompas ficaram totalmente livres e desobstruídas, pois do contrário, será impossível engravidar naturalmente. O ideal, para pacientes com endometriose, especialmente nos graus III e IV é não passar mais que 6 meses menstruando para tentar engravidar, mesmo após ter sido feita a cirurgia, pois existe o risco de retorno da doença. Às vezes, a ajuda da Reprodução Assistida pode ser válida. E também não se pode esquecer de avaliar o fator masculino, através de um espermograma, para saber se está tudo "ok" com a parte dele! Consulte seu médico e veja quais são suas possibilidades! Beijosss

    ResponderExcluir
  30. Olá amigas. Demoraram muito para diagnosticar minha endometriose até para o psicologo me mandaram dizendo que a dor seria psicosomática. No começa de setembro fiz histerectomia e a retirada da endometriose por video. 10 de outubro refiz pois tinha um cisto roto e aderencias por isso foi retirado o ovário esquerdo. Em 28 de outubro outra cirurgia pelo mesmo motivo, so que não foi retirado o ovário direito e foi colocado tela e gel para evitar a aderencia. As dores voltaram novamente. Gostaria de saber se alguem ja passou ou sabe alguma coisa sobre isso, e se tem tratamento.

    ResponderExcluir
  31. Olá, amiga! Realmente, algumas vezes a endometriose pode ser "bem teimosa". Mesmo retirando o útero, se, pelo menos, um dos ovários é preservado, continua a produção de hormônios que, por sua vez, alimentam os focos de endometriose que não puderam ser vistos e/ou retirados na cirurgia. E isto pode trazer de volta as dores. Sem falar, é claro, no risco da formação de aderências, que tb são muito comuns e que causam muitas dores. O jeito é procurar um especialista em endometriose, contar sua situação, e assim realizar novos exames para melhor diagnosticar o seu quadro. É importante também suspender a ação do ovário, com pílulas anticoncepcionais ou outros métodos. Infelizmente, só a retirada do útero não resolve a endometriose, pois esta é uma doença que se desenvolve fora dos limites uterinos e é alimentada pelos hormônios produzidos pelos ovários. Procure um bom especialista, pois existe tratamento sim! Que tudo dê certo! Beijossss

    ResponderExcluir
  32. Olá Amiga! Muito obrigada pela resposta. O meu médico é especialista em endometriose, mas ele disse que um caso como o meu ele nunca tinha passado, pois desde que fiz a histerectomia que não tenho mais nenhum dia sem dor estou fazendo uso de medicamentos controlados para dor, e somente para dor. Quando pergunto a ele pq ele não retira o ovário ele so diz que sou muito nova para ficar sem eles, e eu não posso fazer uso de ac pq tenho varize. A minha duvida é quais são os malefícios de eu, com 29 anos, ficar sem os ovários? Beijuuuuu

    ResponderExcluir
  33. Olá, estou apavorada com tudo q li aqui. Já nem sei mais se vale a pena correr o risco de passar por cirurgia se o problema pode continuar. Meu médico acha que afetou o intestino o que segundo ele descarta a laparoscopia, prefere fazer a convencional pois já olharia tudo ao retirar o útero. O que vcs acham?? Outra coisa, preciso fazer a USG com preparo intestinal, meu convênio é Unimed Paulistana, alguém sabe informar um bom local que atenda meu plano médico pois não tenho direito a reembolso. As dores estão insuportáveis.. Agradeço qualquer ajuda.. Saúde para todas... Monica

    ResponderExcluir
  34. Ol´amigas,passei pela mesma situação,não quiseram retirar os ovários por causa da minha idade,ma infelizmente não deu outra,foram me picando aos poucos a cada ano uma cirurgia,histerectomia,oforectomia dirita,retirada cisto endometrio,oforectomiaesquerda e mesmo assim sem poder fazer reposição hormonal,tomei duas dozes de zoladex 10,8 e minha endo não desistiu,os focos se espalharam pelo intestino,e hoje tenho dores continuas,esta td aderido,grudado sem muito o que fazer,levar a vida como um médico me falou,até quando conseguir,se ouver uma obstrução intestinal nova cirurgia,por isso não desista,procure,pergunta,insista emum bom especialista,não faça como eu,me deixei levar pelos os que medico me falaram sem questionar muito pois nunca me falavam claramente sobre a endo,hj agradeço ao blog,sites sobre endo,onde aprendi muitas coisas,mas infelizmente a dor não consegui encontrar algo que faça parar,se pudesse teria exigido para retirar td numa unica cirurgia,e talvez não precisaria ter passado por 8 e mesmo assim estar nessa situação,sempre me diziam vc é muito novaaa,e agora desde 36 anos estou sem ovários,minha pele,cabelo,emocional,minha vida sexual,meu corpo,minha vida????MINHAS DORES DIÁRIAS??do que adiantou esperar a retirada?só para hj não ter mais o que fazer,aderencia total....porisso não desanimem na 1,2,3 resposta insista e faça entender que sua dor e preocupação........

    ResponderExcluir
  35. Olá EndoAmigas :3
    Bom, tenho 16 anos, e estou sob suspeita de Endometriose.
    E realmente triste e incrivel como tem ginecologistas displicentes por ai!Tive que passar por 3 gines, para alguem dar atenção as minhas dores menstruais!Graças a Deus, que agora tenho uma verdadeira proficional cuidando de mim!
    Começei a sentir dores deste da minha primeira menstruação (aos 13 anos), minha mãe me levou ao medico assim que menstruei, e disse que sentia dores.Porem a medica nem sequer ouviu!E disse a frase que eu mais odeio "Isso é normal!".Nada que doi, é normal, como li aqui no blog.
    Tá, e sempre assim, nenhum ligou para a minha dor, mes passado fui a Dra.Dinair Belarmina, ela foi medica da minha mae, por muito tempo, porem ela andou afastada do consultorio kkkk...Bom, logo no primeiro exame, quando eu disse que sentia dores, ela disse logo que tinha que fazer exames, por que podia ser a temida Endo! Fiz, e na hora o medico disse que tinha um cisto no meu ovario direito.E o que mais nos assustou, foi que antes a uns 6 meses, tinha feito outra ultrassom pelvica, e nada tinha aprecido.Minha medica ficou inconformada, pois o pessual da clinica de ultrassom nao colocou todas as caracteristas do cisto."Assim nao dá!" como ela mesmo disse.
    Agora vou começar meu tratamento, e daqui 4 meses vou ver se o que tenho é Endo mesmo.A doutora tem 99,9% de certeza que tenho mesmo endometriose e um endometrioma.
    Só tenho 16 anos, e sou virgem ainda, e isso prova que a endo, nao tem preconceito com ninguem, fiquei chocada ao ler a historia da Mariana Campos, essa medica deve ter comprado o diploma, só pode ser.Procure um proficional de verdade, e boa sorte!Desejo boa sorte para todas, garra e fé!
    Ao encontrar esse blog, fiquei bem feliz, porque vi que aqui voces realmente ouvem nossas historias, e se preocupam com a gente :)
    Espero que logo apareça um grupo desses aqui em Belém, afim de divulgar e ajudar meninas com endometriose :3

    Beijos para todas! Amanda R.(Belém-PA)

    ResponderExcluir
  36. Eu fiz a cirurgia e ainda continuo com dores, queimação e dores bilaterais, isso quer dizer que mesmo apois quae dois anos de cirurgia eu ainda vou continuar sentindo dor???

    ResponderExcluir
  37. FIZ UMA CIRURGIA EM AGOSTO DE 2011,RETIREI O UTERO,JA FAZ 6 MESES E ULTIMAMENTE ESTOU SENTINDO UMA PONTADA DO LADO ESQUERDO NO RUMO DO CORTE,ISSO É NORMAL,UMA DOR PARECENDO QUE ESTA QUEIMANDO..AGUARDO RESPOSTA,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Edvania! Bom, seria importante você marcar uma consulta com o médico que a operou e contar-lhe sobre este sintoma. Esta dor pode ter vários motivos e deve sim ser investigada melhor! Volte no médico, faça novos exames, só assim vc ficará tranquila! Bjss

    ResponderExcluir
  39. Olá! Estou muito feliz em saber da existência deste BLOG. Fiz a video para endometriose grau IV e estou sentindo dores. Não consigo seguir o tratamento com a minha médica porque ela sempre desmarca as minhas consultas para fazer cirurgias particulares. Gostaria de uma indicação de especialista em Belo horizonte para continuar o tratamento. OBRIGADA. Bjos

    ResponderExcluir
  40. Amiga! Nossa! Como assim sua médica não consegue lhe atender? Poxa! Enfim, talvez, neste caso, realmente vc tenha que buscar outro especialista.

    Em BH temos indicações de alguns especialistas. Vc tem Facebook? Se tiver, pode entrar no nosso grupo de lá e pesquisar no tópico "indicações de médicos". Caso não tenha, eu vou dar uma olhada lá e postarei para vc aqui algumas indicações, ok?

    Segue endereço do nosso grupo no Facebook:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbém preciso de indicação de especialista. Aguardo ser aceita no face.

      Excluir
  41. Boa Tarde!
    Estou extremamente triste e vim aqui desabafar. Pena que não temos um grupo deste no Rio de Janeiro. Ou será que existe?
    Em dois meses descobri que tinha endometriose por que NUNCA SENTI DOR ALGUMA e já fui parar na cirurgia!!!! Enfim, fiz uma videolaparoscopia para tratamento de endometriose grau IV (55 pontos) - grave. O fato é que meu ovário esquerdo estava encapsulado e aderido. Meu médico o condenou e teve que realizar a ooforectomia unilateral. Ele estava com suspeita de endometrioma, o que NÃO foi confirmado no laudo histopatológico. LOGO NEM TODO CISTO DE OVÁRIO EM MULHER COM ENDOMETRIOSE É ENDOMETRIOMA. O meu era um cisto de corpo lúteo hemorrágico. Tirou outras aderências também do útero: no reto e no ureter. Além de um mioma. Também perdi a trompa esquerda. Até aí tudo menos ruim (porque não tenho como dizer "tudo bem"), porque havia restado uma trompa e um ovário (do lado direito).
    O PIOR vem agora: meu ovário direito sofreu algum dano durante a cirurgia (que nem o médico viu) e diminuiu de tamanho. A suspeita é de uma lesão da artéria ovariana. Está apenas com 1cm3. Meus exames de hormônios que eram todos normais, agora, indicam menopausa precoce. Estou com FSH 144,5 mUI/ml, LH 105 mUI/ml e estradiol 13 pg/ml. Se pesquisarem bem, vão ver que há uma alteração mensal dos valores destes hormônios, mas o máximo de FSH é 21,5 mUI/ml no pico ovulatório. Os outros hormônios estão alterados também.
    Estou péssima! Com fogachos de hora em hora, edema nos membros inferiores a ponto de não conseguir andar. Já fui parar duas vezes no hospital com dores horríveis no tórax. Estou sem controlar o xixi direito, sem a menor vontade de fazer sexo e chorando umas cinco vezes por dia. Sou estudante de psicologia e leciono em outra área em uma universidade. Sempre amei minha profissão, mas estou apática, sem vontade de fazer nada, nem ir trabalhar _ minha grande paixão, depois da minha família. Olha, esqueço das coisas e fico desligada. As pessoas falam comigo e eu me perco no meio da conversa. Logo eu, que sempre me gabei de ser extremamente concentrada e sempre fui uma boa estudante. Agora, estou me perdendo ao ler os textos. Não consigo achar onde guardei as coisas. Já deixei o ferro de passar e o gás do chuveiro ligados.
    Tem 41 dias de cirurgia e soube ontem sobre minha menopausa precoce, o que foi surpresa para mim, porque o médico disse que, agora, depois da cirurgia, minhas chances de engravidar aumentariam. Achei nesses 40 dias que esses sintomas eram normais!!! Não eram.
    Agora, vou em algum psiquiatra, porque meu plano de saúde exige que a gente passe primeiro pelo psiquiatra, para depois ir ao psicólogo. Vou iniciar hoje um tratamento de reposição hormonal também. Já pensei em processar o médico por um erro culposo. Mas... isso não devolve meu ovário.
    Desculpe, gente, mas talvez esse desabafo possa ajudar alguém.

    ResponderExcluir
  42. Amiga! Que situação! Ficamos tristes quando lemos histórias assim, ainda mais quando parece haver erro médico.

    Enfim, creio que seria realmente benéfico, no seu caso, procurar ajuda psicológica, para conseguir lidar como tudo o que você passou, mas principalmente com a menopausa precoce, o que não é nada fácil! É como uma perda, e portanto, é necessário passar por este luto.

    É importante também que você continue tendo acompanhamento para o controle e tratamento da endometriose. No Rio de Janeiro, vc pode procurar o Instituto Movendo (http://www.portaldaendometriose.com.br/movendo.asp) eles poderão ajudá-la em vários aspectos, inclusive lhe indicando locais de tratamento especializados.

    Também seria legal se você pudesse participar do nosso grupo no Facebook. Lá, várias meninas expõe suas experiências com a endometriose, desabafam e encontram consolo e amizade com outras portadoras.

    Se tiver um perfil no Facebook, é só solicitar sua participação no grupo. Segue link:

    https://www.facebook.com/groups/gapendi/

    No mais, desejo que Deus possa lhe dar forças para superar todas as dificuldades, vencer a depressão, e reinventar a sua vida, para que possa continuar seguindo em frente!

    Abraço carinhoso! bjss

    ResponderExcluir
  43. Eu estou melhor agora. Muito obrigada! Comecei minha terapia de reposição de hormônios e o mesmo medicamente ajuda a regularizar meu ciclo menstrual. Meu médico ainda tem esperanças de re-estimular meu ovário, caso eu consiga menstruar. Eu estou orando para isso e confiante. Muitas pessoas estão rezando por mim e tenho fé. O melhor Deus fará.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia! Entrei no blog por acaso procurando informações melhores sobre esta doença e amei pela quantidade de informações que ele fornece e a maneira como esclaresce. Alias foi num momento meio que de desepero pois junto com minha irmã estavamos procurando especialistas e vimos o site. Desde de novinha sofre com cólicas mas, de dois anos pra cá a coisa piorou a ponto deu tomar mais de cinco comprimidos para dor e não resolver, ai começei a der diarréias, tonturas, ansias, não sai da cama, quando mestruo parece que estão retorcendo meu intestino, a dor é insuportável, além disto o fluxo é intenso parece uma hemarrogia, alias tenho mestruado duas vezes no mesmo mês, fora que não paro de fazer xixi, depois li que també é caracteristica, bom eu não sabia que meu sofrimento tinha nome pois os médicos que ia diziam ser normal sofrer feito condenada, o ultimo foi pior no transvaginal saiu nódulo são seis e um cisto, e a doutora pois no laudo suspeita de endometriose e circulou e ele disse que não era nada e eme mandou embora, naquela mesma semana mestruei e quase morri, fico de um jeito que não da pra estudar, trabalhar, nada, então fui em outro indicado ele pediu vários exames inclusive a ressonancia de pelve, os tumorais, e ficou horrorizado com o outro médico dizer que ficar com dores terríveis ser normal.
    E ai veio a confirmação que eu não esperava mas o doutor sim tenho endometriose profunda na regiao retrocervical, retrouterina e retossigmoide, também bloqueio do fundo de saco de douglas, entre cisto e nóudulos, o doutor ficou preocupado, muito mesmo disse que não entender muito e que eu precisava de um especialista, ele disse que poderia me dar remedio para tentar controlar a dor, mas não adiantaria eu precisava de alguem que entendesse mais que ele, este homem foi um benção na minha vida pois sem nunca sabaeria o que me acontecia, sempre sofri sozinha e me sentia injustiçada pois quem não tem não nos entende, quando pesquisei e vi várias como eu ai me senti mais anparada, marquei consulta com o Dr. Edivaldo mas demorara só em abril pelo convênio estou pensando em pagar a primeira para agilizar o atendimento, porém vi que são parceiros com o site, vocês podem me dizer se a cirurgia é particular porque parece-me que os médico deste especialidade não aceitam convênios pelos mesmo pagarem uma miséria para os mesmos.
    Estou muito preocupada, porém preciso me preparar aliás ja conversei com meu esposo a respeito de um empréstimo se necessário pois se tiver de operar e pelo meu abençoado médico terei pois o meu caso ele diz ser complicado. Mas tenho fé em Deus que dará tudo certo.
    Agradeço demais
    Abraços
    Jenny

    ResponderExcluir
  45. Olá, Jenny! Que bom que marcou a consulta com o Dr. Edvaldo. Ele é excelente especialista e tenho certeza de que irá te orientar adequadamente. Pelo que você conta, parece mesmo que vai precisar de uma cirurgia. Infelizmente, temos um grave problema em relação aos planos de saúde e a cirurgia para endometriose profunda, pois não pagam adequadamente ao médico e nem à equipe. O problema é que na cirurgia para endometriose profunda, outros profissionais, além do ginecologista, precisam estar presentes, e estes outros médicos, muitas vezes não fazem parte do plano, então, sempre acaba tendo um adicional para pagarmos! Mas, o importante é vc estar sendo bem atendida e bem orientada! Sabemos que o Dr Edvaldo têm sido muito procurado, por isto, a agenda acaba ficando "longe" para marcação de consulta. Mas, é importante passar com um especialista, sim! Conte conosco para o que precisar! bjss

    ResponderExcluir
  46. Olá bom dia, adorei o blog de voç~es pois relatam as dores e as conquistas de varias mulheres.Passei muitos anos sofrendo com fortes dores durante o período menstrual e somente em 2011, uma ginecilogista suspeitou de endometriose, fiz tratamento por 10 meses com anticoncepcionais e ainda assim não adiantou as dores persistiam, então fui a outro profissional fora da minha cidade, procurei um médico em Goiania, onde fui submetida a uma videolaparoscopia que constatou que eu estava com aderências na região do útero e com as duas trompas obstruidas, o médico que realizou a cirurgia disse que desobstruiu as trompas mas a médica que agora faço acompanhamento em Palmas-TO acredita que ele não conseguiu desobstruir. Em maio terei que realizar o exame chamado histerossalpingografia para ter a certeza que minhas trompas estão realmente desobstruidas e esta incerteza está me matando de tanta preocupação e medo, pois o meu maior sonho é ser mãe e dar filhos ao meu esposo. Obrigada pelo blog esclarecedor de vocês, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pela mesma coisa! Vc conheçe algun medico em goiania para me recomenda

      Excluir
  47. Olá pessoal, estou passando por uma situação bastante dificil, descobri que tenho endometriose a mais ou menos 9 meses, fiz uma videolaparoscopia em agosto de 2011 e infelizmente o disgnostico foi de aderencia de orgãos. Preciso realizar outro cirurgia agora a cirurgia aberta. Estou fazendo esse tratamento em Sto Andre, mas agora o médico está me enrolando estou desconfiada que ele não queira fazer minha cirurgia pelo convenio devido o convenio pagar pouco, ele me encaminhou para outro médico em SBC esse medico disse que meu convenio não cobria essa cirurgia e ele iria me cobrar 20 mil por ela.....nossa me desesperei....mas meu convenio é o Bradesco saude, e verifiquei e eles disseram que cobrem sim...voltei a falar com o antigo médico e já faz um mes e ele não me responde nada... Graças a Deus não tenho tantas dores, pois não estou mais menstruando, mas tenho muitos inchaços na barriga...fora o fato de eu querer engravidar...já tenho 34 anos e não gostaria de esperar mais...alguem poderia me indicar algum hospital bom em são paulo....obrigada.....bjus a todas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina tem sim anota ai Clinica de Ginecologia Benalti em Sp fone: 2215-2951 Av Dom Pedro I, 621 Ipiranga - Sp. La tem bons medicos e fazem todo tipo de cirurgia....Ah e os medicos nao podem se negar a fazer a cirurgia e cobrar por ela ligue na central do convenio passe o crm do medico e diga que ele se nega a fazer a cirurgia, pois ele so pode se negar se ele nao atende o teu convenio amiga! Do contrario o convenio pode descredenciar ele. Espero ter ajudado!

      Excluir
  48. Boa noite amigas.
    Venho atraves deste blog relatar meu caso
    A 3 anos tento engravidar,e em DEZEMBRO DE 2011 fiz uma ultra onde descobri que problema era ADERENCIA.
    EM Janeiro deste ano fiz a video,PARA desfazer as aderencias no entanto na crurgia foi descobertos muitos focos de ENDO GRAU 3.Graças a DEUS correu tudo bem.
    Em fevereiro comecei a tomar ZOLADEX que seria 3 doses. A ultima foi agora em Abril.
    Bom com isso tive que realizar outra ultrasson para verificar se esta tudo Ok para que eu possa seguir em enfrente com meu sonho de ser mae.
    No entando fiz a ultra ontem e o resultados foi ADERENCIA de novo..
    To bem triste nao sei oq isso significa e nao sei como é possivél ter novas aderencias sendo que fiz a cirurgia e estava tomando o zoladex.
    Vou esta semana levar o resultado para minha medica,porém estou muito desanimada e muito triste..
    Obrigada por esse BLOG esclarecer muita coisa.
    Se alguem tiver algum caso parecido me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Infelizmente as aderências são um grande problema para quem tem endometriose, pois elas se formam através da própria doença, mas também podem se formar após uma cirurgia para retirá-las. Parece estranho, mas é verdade, pois as aderências são faixas fibrosas de tecido cicatrizado, e isto pode acontecer no pós-cirúrgico tb. Alguns médicos tentam evitar a formação de novas aderências com métodos cirúrgicos, mas em alguns casos elas se formam novamente. O jeito é sim acompanhar com sua médica e ver suas opções para engravidar. Não desista, amiga! E muita força para vc, estamos todas juntas nesta luta!! bjsss

      Excluir
  49. Gente sera que o Dr. Edvaldo Cavalcante atende pela Dix Amico? Preciso fazer uma laparoscopia urgente pois estou com aderencias e nao encontro nenhum especialista que possa confiar, pois me disseram que se a cirurgia for mal feita pode prejudicar algum orgao, moro em Maua - Sp no Abc paulista, peço encarecidamente meninas do Gapendi voces podem me passar indicaçao de um bom especialista em videolaparoscopia que atenda o convenio Dix Amico (da Amil??? Liguei ate na central do convenio mais ninguem me ajudou! Preciso de ajuda por Favor! Obrigado!

    Obs: Deixo aqui meu e-mail para alguem que puder me ajudar! priscila.bissotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila. Você tem facebook? Se tiver, dê uma olhada na indicação de médicos que temos no nosso grupo de lá! Pode ser que te ajude! Vamos deixar o link para vc!

      https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      bjsss

      Excluir
  50. Tenho endometriose e já fiz uma video, já tomei duas vezes zoladex, engordei 1o kilos, e agora após uma crise muita forte, dores prá defecar e intestino sem funcionar por muitos dias, fiz uma ressonâcia e estou com 15% do intestino comprometido.... terei que fazer uma cirurgia para retirar as aderências e um pedaço do intestino... estou com muito medo... alguém aqui já fez essa cirurgia para retirar pedaço do intestino? O médico disse que será por corte tipo "cesariana". Será que terei que ficar usando aquela bolsinha pro resto da vida? Tenho muito medo.... não aguento mais essa doença, não consigo ter relação sexual com meu marido de tanto que dói... fico muito triste... e o pior não conseguimos ter filhos. me ajudem.... alguém já tirou pedaço do intestino? obrigada. vanessa_ferrarezi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Muitas portadoras, infelizmente, também necessitam fazer esta cirurgia mais delicada, pois dependendo do quanto a endometriose comprometeu as camadas intestinais, o melhor é retirar a parte afetada e depois juntar o intestino novamente. Muitas vezes, a bolsa de colostomia não é necessária, mas pode acontecer. Porém, é reversível! Fique tranquila, tente tirar todas as suas dúvidas com seu médico, pois desta forma vc se sentirá mais segura e calma em relação ao procedimento! Que tudo dê certo!! bjssss

      Excluir
  51. Olá meu nome é Jane, sentia dores horriveis que me impediam de levantar da cama por varios meses sempre que mestruava,fui ao medico e estava com um cisto de 06 cm no ovario direito, o medico disse q era um cisto simples e me receitou fertnom por seis meses, mas as dores não paravam, e tive que trocar de medico, ate que descobri atraves de uma tomografia que estava com uma lesão expansiva de 13 cm na região do ovario direito, tive que fazer uma laparatomia e a retirada do ovario direito e trompas.Após a biopsia fui diagnosticada com endometrioma de ovario e meu médico receitou cerazette para controle da endometriose. O problema é que continuo a sentir a dor pelvica terrivel que me tira o sossego, que sentia antes da cirurgia.A dor é tão forte que da nauseas.O medico disse que e normal, e me receitou analgesicos que não conseguem retirar toda dor.Gostaria da opinião de vcs, Sera que é normal mesmo? Ou pode ser aderencia?Não aguento mais sentir dores há uns tres meses so sinto dor.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jane! Sentir dor não é normal não! Às vezes, por associarem a endometriose com um quadro de dor crônica, alguns médicos acham que não há o que fazer com a dor persistente da paciente. Mas, é preciso sim refazer seus exames, especialmente os de imagem, para saber qual o motivo de permanecer estas dores. Se são por aderências, fibroses, se é persistência de lesão ou recidiva da doença. Além disto, você pode ser encaminhada para uma "Clínica da Dor" que pode ajudar bastante a aliviar a dor mais intensa e constante através de diversas técnicas. Não aceite que sentir dor é normal, você não tem que viver sentindo dores. É preciso buscar a solução e ter um médico que esteja engajado em te ver sem dores, ok? Melhoras para vc! bjssss

      Excluir
  52. Boa tarde meninas,

    Estou junto ao minha esposa em uma saga para cirurgia videolaparoscopica, ela esta com aderência do intestino junto ao ovario, já passamos com o Dr Edvaldo, mas agora ele não atende mais pelo sulamerica, somente particular e todos os outros médicos que tentamos também não atendem este tipo de cirurgia. Estamos desesperados, pois o custo para esta cirurgia é altíssimo, conhecem algum medico, ou médicos que fazem esta cirurgia e que são cobertos pelo sulamerica em SP capital?

    Obrigado pela atenção e pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Você e sua esposa podem encontrar indicações de médicos em nosso grupo no Facebook, pois além de mantermos um arquivo com indicações de médicos, as próprias portadoras também poderão ajudar!

      Caso tenham perfil no Facebook, solicitem a participação no nosso grupo:

      https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      Abraços!!

      Excluir
    2. A aderencia e uma condicao muito dolorosa. tive adherencia desde os 8 anos de idade, assim que nao foi formada por nehuma cirurgia. Sofri muita dor, perdi 3 gravides, ou seja, tive 3 abortos e nao tive filhos, anos mais tarde fui curada. Como? Usando alimento vivo, muito sucos de vegetais, frutas, e somente uma pequena porcao cozida.
      Somente a alimentacao natural a base de plantas, com varios sucos de vegetais ao dia, pode eliminar estas infeccoes. Os medicos sao bons e necessaries, mas nunca nenhum dele puderam me ajudar com a endometriosis e as aderencias pelvicas.
      Procure uma clinica naturista e faca uma desintoxicacao em seu corpo e depois de uma semana ou duas voce volta sem nehuma dor. Claro que a partir dai voce tera que mudar a sua alimentacao e o seu estilo de vida. Mas com certeza voce vai deixar de sofrer.

      Excluir
    3. Olá ,depois da minha última cesariana comecei a notar que estava tendo dificuldade para defecar, e junto com isso passei a ter infecção urinaria frequentemente tomei e aunda tomo vários antibióticos para tentar amenizar meu mal estar.Estou fazendo varios enxames e a uma semana ao realizar um trans vaginal descobri que meu ovário esquerdo esta atras do meu intestino ..Não sei oque fazer sendo que sinto que minha bexiga, intestino e a utero estão todos colados
      .Será que estou com aderência???

      Excluir
  53. olá gostaria de saber se a amil tem algum medico especialista, alguem poderia me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, creio que você poderia fazer esta pergunta no nosso grupo do Facebook, pois tem muitas participantes e, com certeza, uma delas poderá te indicar um especialista que atenda o plano da Amil. No grupo você também terá acesso a uma lista de especialistas em várias partes de SP, alguns aceitam convênios, pode ser que te ajude também!
      Além disto, você também pode participar do nosso grupo "só para portadoras" para trocar experiências! Vou deixar o link dos grupos para vc, ok? Espero que encontre um bom especialista! bjsss

      GAPENDI: https://www.facebook.com/groups/gapendi/

      GAPENDI SÓ PARA PORTADORAS: https://www.facebook.com/groups/256009377808452/

      Excluir
  54. ola sou lindaci;estou muito treste pos tinha feito uma cirugia a oito mesis e estava todo bem nao sentia dores mais agora valtaram tudo de novo,mim sinto como se nada estive valido apena,lir o artigo de voces e gostei muito obrigado por falar algo sobre esso.

    ResponderExcluir
  55. Meninas vejam que Notícia boa:

    Anvisa libera 1º remédio para endometriose
    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a venda no país do primeiro remédio indicado especificamente para a dor provocada pela endometriose: o Alurene. O medicamento está sendo vendido em torno de R$ 170, a caixa com 28 comprimidos de 2mg.
    Ele é recomendado para tratamento prolongado. Nesses casos, a mulher deve tomar um comprimido por dia por tempo indeterminado. A endometriose ocorre quando o endométrio — tecido que reveste o interior do útero — passa para a parte externa do órgão. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos seis milhões de mulheres sofrem com o mal no país.
    Cólicas menstruais intensas e dor durante as relações sexuais e na região pélvica são os sintomas mais comuns. Em muitos casos, a mulher acredita que as dores são apenas consequência do ciclo menstrual e acaba não identificando a doença.
    A endometriose não tem cura, e a consequência pode ser a infertilidade. Estima-se que cerca de 50% das doentes ficam inférteis.
    A confirmação da endometriose pode ser feita em laparoscopia, ressonância magnética ou ultrassonografia. Um dos maiores empecilhos para o tratamento eficaz é a demora no diagnóstico, por falta de informação e de acesso aos serviços de saúde.

    ResponderExcluir
  56. oi boa noite! meu nome é taynara e queria muito que vc tirasse uma duvida minha. ha 3 anos sintos dores na pe da barriga, isso td depois q tive minha filha, q foi cesariana. jah fiz um monte de exames por ultimo agora fiz ate colcopospia e nao deu nada
    mais na quinta-feira eu começei sentir fortes dores na cabeça, vomitando etc.. foi np pronto atendimento fiquei internada 2 dias, mais depois os medicos descobril q a dor de cabeça foi por causa de uma aderencia q estorou.. e agora to com um caroço enernome na testa da vagina q parece q tah puxando a pele.. isso tah doendo de mais... por favor me tira essas duvidas. sera q eh grave isso.. desde jah agradeço.. obrigado

    ResponderExcluir
  57. Boa noite, meu nome é Andréia e tenho endometriose, estou tentando engravidar a 5 anos e nunca havia sido diagnosticado nenhum problema, descobri a endometriose no ano passado, não consigo encontrar um médico confiavel em São Paulo que atenda meu convenia Amil, se souberem de algum, por gentileza me avisem, estou desesperada para encontrar uma solução, me ajudem...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Oi!Me chamo Sandra. Sou nova por aqui. Há cerca de um mês estou investigando o exame pedido pela neuro CA 125 que deu 38.3 U/ml. Fiquei muito preocupada como medo de estar com cancer e procurei a GO. Depois de muita ansiedade recebi o resultado da RM. Como hj tinha consulta com a neuro pedi para ela ver. Só volto a GO dia 18( minha menstruação deve vir lá pelo dia 23, ai que medo!)
    Ela me disse que pelo resultado meu caso é antigo: parece que meu ovario direito tá tocando o reto. Os ligamentos redodo do utero espessos e provável aderencia do utero com o reto. além de provaveis endometriomas em ambos os ovários. nossa! Já não consigo nem ficar mais nervosa. Passei dias muito triste achando que tava com cancer. Agora que sei que parece que é endo não sei se comemoro. Meu maior sonho sempre foi ser mãe.
    A neuro me perguntou se já tinha feito alguma cirurgia pois não tinha como o intestino tá tão colado no utero. Detalhe só sinto dor no periodo menstrual. Só a partir desse mes comecei a sentir pontadas em ambos os ovários.
    Acredito que foi providência de Deus ter ido a essa consulta.Minha ex gine nunca me pediu nada apesar de eu flar a ela que tinha colicas intestinais e dificuldades para evacuar durante as menstruações. Acho que se não fosse a providencia de Deus passaria mais um bom tempo com isso sem saber.
    Estou feliz por ter descoberto esse site, muito esclarecedor por sinal.
    Como não sou casada, estou com medo de fzr essa cirurgia e depois qnd puder engravidar não ajudar muito, pois parece que ficar fazendo essa cirurgia repetidas vezes é perigoso criar é mais aderencias, não é?. Estou com medo é das aderencias.

    ResponderExcluir
  59. ola meninas!bom eu sempre venho visitando o site e enfim chegou minha vez.
    meu nome e claudiane tenho 28anos estou com problemas me ajudem
    estou com um cisto no ovario esqurdo,e com aderenciano utero e reto e com endometriose aguda estou quase louca sem saber o que fazer ja marquei a cirurgia pra daqui 1 mes.mais porfavor me ajudem estou muito nervosa pois meu sonho e ser mae.fiquem todas com ddeus .bjuuu

    ResponderExcluir
  60. Meu nome e Fernanda tenho 31 anos e ha dois meses tenho sentido umas dores fracas no ovario esquerdo que se intensificam durante a menstruacao, fiz tomografia computadorizada, ultrassom e nao acusou nada de errado, estou fazendo tratamento para SII, porem minha ginecologista pediu o tal de CA125, e fiquei apavorada ao ver o resultado, deu 64, estou em panico ate agora! Amanha mesmo ligarei para essa clinica que voces indicam e marcarei uma consulta com o Dr Edvaldo. Obrigada pelas dicas! Elas realmente ajudam nesse momento de desespero.

    ResponderExcluir
  61. Olá!! Fiz uma videolaparoscopia no final de julho/2012 e minha endometriose era grau III. Segundo meu médico tenho que fazer tratamento com medicação e ficarei aproximadamente 1 ano sem ovular, menstruar (injeção de alto custo que estou aguardando o SUS liberar), no entanto, quero engravidar e não gostaria de tomar a medicação. Sou obrigada a fazer esse tratamento? Grata, Conceição.

    ResponderExcluir
  62. descobri que tenho endomentriose nivel leve , meu convenio é medservice, estou muito preocupada preciso fazer laparoscopia gostaria q algue me indique um especialista q atenda meu convenio ok por favor me ajude!! obrigada

    ResponderExcluir
  63. Olá pessoal!!
    Sei bem o que é ter aderências pélvicas.Sofro bastante com isso.Após inúmeras cirurgias por causa da endometriose,cerca de 11,fiquei com muitas sequelas e as aderências fazem parte delas.Preciso fazer cirurgia de para retirada do útero,mas como o mesmo encontra-se aderido ao intestino,médico nenhum quer realizar o procedimento.Tenho que fazer uso contante de laxantes e medicamentos para meu intestino funcionar,além de manter uma alimentação rica em fibras.É muito duro passar por isso!!
    Edna Souza

    ResponderExcluir
  64. MEU NOME � JANIELE TENHO ENDOMETRIOSE JA FIS VIDIO Q CONSTATO ADERENCIA NAS TRONPAS + ESSE MES A MINHA MESTRUA��O VEIO E JA TEM DUAS SEMANAS Q ELA CONTINUA N�O ESTA VINDO FLUXO FORTE + ESTA SUJANDO A CAL�INHA E ALENDISSO EU ESTOU COM UM CARO�O NO PE DA BARRIGA NO MEU LADO ESQUERDO E ESTOU COM OS SEIOS INCHADOS E COM NALSIAS POR FAVOR ME AJUDEM O Q PODE SER ISSO?ESTOU COM MUITO MEDO.

    ResponderExcluir
  65. Tbém fui diagnosticada com endometriose, várias aderencias, preciso de indicação de um especialista em BH com urgencia. Aguardo.

    ResponderExcluir
  66. Em BH DRA IVONE DIRK
    Avenida Cristóvão Colombo, 519 - Funcionários Belo Horizonte - MG, 30140-140, Brazil
    (0xx)31 3225-6997

    ResponderExcluir
  67. Olá... Fiz a vídeo tem um mês onde foi constatado a endometriose, muitas varizes pélvicas e aderências. Fiz a lise de aderências, estou tomando o allurene, mas estou com muita dor no umbigo tipo repuxando e dando umas "fincadas" desde o dia da cirurgia. Meu médico disse que infelizmente deve ter formado outra aderência na cicatrização do umbigo, e tenho agora que conviver por tempo indeterminado com mais essa dor. Estou "indignada"... custei criar coragem pra fazer essa vídeo..., só fiz por causa do exame ca 125 aumentado, das dores fortes ha anos e o insucesso dos tratamentos anteriores. Tenho 34 anos, dois filhos ( engravidei normalmente mesmo os médicos dizendo ser impossível, Graças a Deus)e faço tratamento pra endo mais ou menos 12 anos , entre idas e vindas, melhoras e pioras. Fica aqui minha experiência e minha pergunta: Algúem que já fez a vídeo já sentiu essa dor no umbigo por algum tempo e melhorou depois? Seria normal? Abraços... Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga!! Mil desculpas pela demora em responder!!!
      Como você está agora? Sua dor no umbigo melhorou? Manda noticias!!

      Excluir
  68. Ola, meninas, tb sou nova por aqui e acabei de descobrir por um ultrassom com preparo intestinal que estou com aderencia entre meu utero e minha bexiga. Estou aliviada por nao ter a presenca de nodulos, mas estou em panico com a possibilidade de reincidencia das aderencias, com a necessidade de retirada de algum orgao e a tao temida infertilidade. Tenho 22 anos e ha 10 anos sofro com dores diárias na minha bexiga, como se fosse uma eterna crise de cistite e os médicos nunca deram atenção a possibilidade de endometriose. Chegaram a me diagnosticar desde transtornos psicológicos a cistite intersticial. Ha muito nao sei o que e ter uma relação sexual sem dor, ou mesmo passar um dia livre de dores e executar minhas tarefas diárias normalmente. Nao sentir dor tem sido um artigo de luxo, e por isso a depressao chega e se instala mesmo. Somente com tramal consigo me sentir como uma pessoa "normal". E so agora, por insistencia minha em nunca desisti r do meu bem estar, descobri essa aderência que sugere a endometriose. Farei em.breve uma vídeo laparoscopia, espero q tudo de certo. Minha caminhada por um diagnóstico e longa, mas na endometriose apenas esta começando, com fé tudo dara certo. Obrigada ao grupo pelo carinho prestado. Juntas, venceremos! Um abraco a todas.
    Isabella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga!!! Como está se sentindo agora? Já fez a video para fazer a limpeza das aderencias? Bjss

      Excluir
  69. depois que fiz a retirada das trampas,ñ tive mas sossego,todo mês antes de mestruar,sinto uma dor que parece, que vou morrer,achei esse blogg,e ñ perdi tempo em seguir,pois todas as informações,são muito util quero parabenizar a essa equipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos seu elogio, amiga!!! Estas dores que você sente também podem ser por aderências pélvicas que muitas vezes se formam após uma cirurgia para tratamento da endometriose. É importante retornar ao seu médico para ele te avaliar melhor!
      Melhoras para vc!!!

      Excluir
  70. Meu nome é Andreia, sou do Rio de Janeiro e tenho 38 anos. Minha historia começou em 2003 por conta de um sangramento intermenstrual persistente e o aparecimento de células atípicas no colo do útero, tratei mas o sangramento continuou e os médicos diziam que eu devia me acostumar com isso, pois o colo não deveria mais ser cauterizado por haver sofrido cauterizações excessivas.
    Em 2009 o sangramento mudou, de volume e coloroçao e começaram as cólicas. Fiz uma US q acusou a presença de um cisto de 6 cm (endometrioma), E na videohisteroscopia, foi descoberto um mioma. O medico disse que o endometrioma era normal e que ja estava ali desde a ultra de 2006 (eu é que nao tinha percebido) e que nao estava crescendo, nao tínhamos que nos preocupar. Mas que o mioma precisava tirar. Tirei o mioma, mas o sangramento e as cólicas continuaram. Esse ano, após um ano tentando engravidar, sem sucesso, com cólicas cada vez mais fortes e cansada do meu antigo ginecologista que nunca resolveu meu problema resolvi consultar outro medico. Escolhi aleatoriamente um medico no livrinho do plano. Foi aí que descobri o que era endometriose e que eu ja deveria estar cuidando disso desde 2006, quando a primeira US mostrou um endometrioma. Estou meio perdida sem saber que caminho tomar, que médicos procurar, nao conheço nenhum especialista, os que vi relatados pela internet e liguei tem preços de consulta bastante salgados. Eu ainda nao tenho a menor noção do grau da minha endometriose. Sei que meu ovário esquerdo esta escondido no meio do endometrioma e que no ovário direito existem 3 cistos de 3 cm cada. Pelo que esta escrito na ultra tem algo no utero tb, um nodulo (1 cm) que pode ser um mioma submucoso ou a cicatriz do mioma que tirei e 2 nodulos miomatosos intramurais posteriores (1 e 2 cm), acho que so um medico é que pode avaliar. Sinto cólicas absurdas no período menstrual, com dores nas costas e um misto de prisão de ventre e diarreia. Apesar de regular, minha menstruação dura mais de 10 dias e continuo com um pequeno sangramento o mês inteiro.
    E meu medico sempre disse que era por causa do colo do útero, nao tinha com o que me preocupar, estava tudo bem comigo e que cólica era normal. Depois da retirada do mioma era so tentar engravidar.
    Como me arrependo de nao ter procurado outro medico antes. mas minha preocupação eram somente as tais células "atípicas" e a especialidade dele é oncologia.
    Por onde começo? Como faço pra saber qual o grau da endometriose? Qual a urgência desse processo? Liguei pra um medico do meu plano de saúde que me disseram que trata endometriose e ele so tem consulta pra final de maio. Ate lá o que eu faço? Posso adiantar alguma coisa, devo procurar outras opiniões? Ate que ponto vale pagar um medico particular? Eu e meu marido queremos formar nossa família e ter nosso filho. Temos como arrumar dinheiro para o tratamento. Vender o carro, pegar emprestimo, apertar na economia, da-se um jeito. Mas sera que faço isso pra tratar a endo ou pra fazer a FIV? Onde se pode economizar e onde nao da? pra que que a gente paga plano de saude se quando a gente precisa eles nao tem os profissionais? esses profissionais atendem em hospitais publicos, como podemos ser atendidos la? e nos planos, quem sao os bons profissionais em quem podemos confiar? Sao muitas duvidas. Desde sexta feira passada nao faço outra coisa a nao ser pesquisar o assunto na internet. Estou a três dias sem dormir. E pra completar o quadro, sofri um acidente faz um mês, passei por uma cirurgia e coloquei sete parafusos e uma placa no tornozelo, estou em casa a toa sem poder andar e assim vou continuar por mais 3 meses. Se eu ja estava deprimida, imagina agora...
    Desculpe o testamento, mas estou com a cabeça a mil!
    Beijos e obrigado!
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andréia! Vamos tentar te ajudar!!! Sabemos bem como é ter este primeiro contato com a Endometriose. A doença nos assusta, porque a primeira impressão que dá e que ninguém conhece bem a doença, inclusive os médicos.
      Mas, saiba que a grande maioria das portadoras tem uma história muito parecida com a sua: sobre ter dores e ouvir de seus ginecologistas que elas estão "bem" e não tem "nenhum problema".

      Escrevemos, na última postagem, justamente sobre esta questão, da dificuldade no diagnóstico que muitas vezes acaba sendo tardio.

      Bom, agora que vc já sabe que tem endometriose e que precisa tratar, então o primeiro passo é sim procurar um bom especialista. Infelizmente, em se tratando de Endometriose, não dá para ser atendida por qualquer ginecologista. Tem que ser por um que se dedique ao estudo e ao tratamento da endometriose.

      Este médico não é fácil de ser encontrado! E, muitos deles, cobram valores altíssimos pelas consultas! Entretanto, se vc está no Rio de Janeiro, existem aí excelentes profissionais que também atendem pelo plano de saúde. O Gapendi mantem uma lista atualizada com algumas indicações de médicos feitas pelas próprias participantes, e existem vários médicos que atendem no Rio de Janeiro.

      Caso queria ter acesso a esta lista, sugerimos que solicite sua participação no nosso grupo do Facebook. (É preciso ter uma conta no Facebook e procurar pelo nome de Gapendi).

      Existe também, no Rio de Janeiro, atendimento realizado através do SUS, no hospital Pedro Ernesto. É preciso ter o encaminhamento para conseguir uma consulta por lá.

      Conseguindo este especialista, então já é meio caminho andado, pois ele saberá te orientar sobre os exames que deve fazer e também sobre o tratamento. Muitas vezes, em casos onde a doença já está avançada, o tratamento acaba sendo cirúrgico, mas é preciso avaliar a necessidade de se passar pela cirurgia.

      Se você tem o desejo de engravidar, deve deixar isto claro ao médico que lhe atender, pois o tratamento da endometriose é diferente para aquelas mulheres que desejam a gravidez.

      De forma geral, o primeiro passo quando se descobre a endometriose é suspender a menstruação, através do uso de métodos hormonais, que pode ser, por exemplo, a pílula anticoncepcional de uso contínuo. Entretanto, o ideal é que vc aguarde até passar por consulta antes de tomar qualquer medicação!

      A Endometriose é uma doença de progressão lenta, não piora da "noite para o dia", então dá para vc aguardar até a consulta com o médico, mas também não pode deixar passar muito tempo sem iniciar o tratamento.

      É sempre bom se informar a respeito da doença! Nos grupos do Facebook vc também pode trocar experiências com outras portadoras!

      Sabemos que é uma doença sem cura, mas que tem controle e, esta ajuda mútua que oferecemos com os grupos, é super importante para o enfrentamento da doença!

      Fique calma, pois dará tudo certo para vc! Conte sempre conosco!!!

      bjsss

      Excluir
  71. Oi meninas, tenho duvidas, quero falar com vcs, pois nao quero ficar falando essas coisas com minha mãe q é uma desesperada, e nem com meu esposo, nao quero preoculpa-lo, pois ainda nao temos plano de saúde, ele esta em emprego novo, mas tenho duvidas quanto essa doença, por tudo q li acredito q possa ser, ja fui em 2 medicos diferentes e passaram trans vaginal, mas nunca apontou nada,, mas as dores sao terriveis no lado esquerdo do ventre.São dores q vem derrepente dura em média 20 min, e vai embora, pouco tempo depois volta a dor e vai q parece q desce pra minha perna e sinto tipo um latejo na saída do anus. Sera q os sintomas sao disso.
    Desculpa por falar , mas nao posso comentar com mais ninguem as minhas duvidas.

    desde ja agradescida.

    ResponderExcluir
  72. ola meninas, as dores q eu sinto no baixo ventre esquerdo, vem derrepente e dura em média 20 min, e vai embora, pouco tempo depois volta e vai, sinto descer para a perna e um latejo na saída do anus,ja fui a 2 medicos diferentes os dois passarm trans vaginal e nao apontou nada, e dizem q pode ser gazes, mas as dores sao muito fortes, até na relação sexual sinto dores . ai vi esse blog, oq devo fazer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Bom, suas dores podem sim ser da endometriose. Se estas dores pioram quando você menstrua, aí as chances de ser endometriose são ainda maiores!

      Outro sintoma que você aponta e que também é muito sugestivo de endometriose são as dores durante as relações sexuais.

      Dores para urinar ou evacuar que se agravam durante a menstruação, também sugerem a presença de endometriose.

      E toda e qualquer dor pélvica que seja crônica, ou seja, que apareça com certa frequencia, em intensidade forte, relacionada ao período ovulatório ou menstrual, tb pode sugerir a endometriose.

      O importante agora é tentar conversar com o seu médico e dizer que desconfia que possa ser portadora de endometriose. Infelizmente, muitos ginecologistas ainda desconhecem os sintomas desta doença, e não sabem como diagnosticá-la corretamente. Por isto, sempre orientamos que se procure médicos especialistas.

      É importante também saber que, muitas vezes, os exames tradicionais e convencionais que costumamos fazer, como a Ultrassonografia, por exemplo, podem não ser capazes de diagnosticar a doença corretamente. Existem exames específicos para o diagnóstico, do qual falamos na postagem: "O diagnóstico da endometriose - parte 2".

      A grande dificuldade, muitas vezes, é em encontrar bons médicos. Se precisar de algum tipo de indicação, mantemos em nossos grupos do Facebook uma lista com indicações feitas pelas próprias participantes e também uma lista de locais que atendem pacientes com endometriose (ou com suspeita) através do SUS.

      Caso queira ter acesso a lista, procure-nos no Facebook pelo nome de "Gapendi".

      Esperamos que tudo dê certo para você! Qualquer outra dúvida, você também pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail:
      gapendi@hotmail.com

      bjsss

      Excluir
    2. Tenho aderência e vou fazer a videolaparoscopia gostaria de saber quais as chances de melhora,o que esperar da cirurgia,vale a pena fazê-la ?

      Excluir
  73. OI EU TIVE ENDOMETRIOSE PASSEI POR A CIRURGIA O MEDICO TIROU UM NODULO E AGORA VOU TER QUE FAZE O TRATAMENTO POR 3MESES CM AS ENJEÇAO UMA POR MES FAZ 18 DIAS QUE EU FIZ A CIRURGIA SERA QUE COM ESSE TRATAMENTO A ENDOMETRIOSE N VAI VOLTA MAS DEUS ABENÇOE TODOS VOCES QUE NOS AJUDAO COM ESSE PROBLEMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga! Bom, se você realizou uma cirurgia bem feita, com a retirada de todos os focos possíveis, e se seguir adequadamente o tratamento proposto, pode ser que consiga obter um bom controle da Endometriose. Não podemos falar em cura, pois ainda não descobriram a cura completa desta doença, uma vez que ainda não sabem o que exatamente a causa, mas podemos sim falar em controle e qualidade de vida, e é isto que esperamos que você consiga ter! Boa sorte em seu tratamento! bjsss

      Excluir
  74. Triste e feliz ao mesmo tempo, pode?
    Há 6 anos tentando um bebê e nada, de uns anos pra cá, tendo muito sangramento e cólicas que parecem a morte, com vários desmaios e vômitos por tanta dor
    Diversos exames dr sangue c125, e outros e nenhum identificou a bendita endometriose
    Convivo com esta dúvida ha anos, semana passada fiz ums histerossalpingografia, quase morri de dor, peguei o resultado e la veio: útero pélvico e tubas aderidas....vou levar essa semana pro meu médico, mas pelo que li, e pelo que sinto já sei o diagnóstico
    Por essa razão digo que estou triste e feliz, pois feliz em finalmente descobrir o que tenho e tratar, mas infeliz por ser esta doença cruel, sofrível, arrasadora
    Li diversos relatos próximos ao que sinto, e tenho fé e sonho em um dia ter um bebêzinho, e não ter hemorragia e nem dor....
    Aguardo os próximos capítulos de minha novela
    Bom ter um lugar pra desabafar
    Abraços em todas que compartilham a mesma dor
    Andréia (apborges@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  75. Bom dia,
    Tenho endometriose profunda e não consigo achar um medico que faça a cirurgia pelo meu convenio (Golden Cross especial). Estou muito angustiada sem saber como agir. Sou de São Paulo, se tiverem alguma indicação agradeço muito.

    ResponderExcluir
  76. Bom dia,
    Tenho endometriose profunda e não consigo achar um medico que faça a cirurgia pelo meu convenio (Golden Cross especial). Estou muito angustiada sem saber como agir. Sou de São Paulo, se tiverem alguma indicação agradeço muito.

    ResponderExcluir
  77. Ola....gostei mto dessas informacoes sobre endometriose..tenho endometriose faz alguns anos....fui mae mto jovem e tenho 3filhos...depois q meu ultimo filho nasceu fiz uma laqueadura,e depois de alguns anos passei a ter mta colica,no comeco meu ginecologidta dizia q eu tinha mta colica e exesso de fluxo sanguineo pq eu era gordinha....isso q eu estava apenas 10kl acima do meu peso ideal(isso q ele eh um medico famoso na mha cidade)...entao resolvi mudar de medico....achei uma medica maravilhosa q levou mhas queixas a serio...me pediu uma ressonancia magnetica de abdomem q dectou uma endometriose profunda q estava inclusive no meu intestino....ela me passsou um tratamento p suspender mha menstruacao fiz uso de Qlaira,Zoladex,Myrena e atualmente uso Alurene...nd adiantou...apos repetir a ressonancia foi constatado q nd adiantou todo essse tratamento....e pior depois d td isso as colicas estao aqui msm sem menstruacao...mha medica disse q nao tem mais nd a fazer com relacao a tratamento q agora somente uma cirugia vai poder me ajudar...fui encaminhada para um medico especializado no assunto e ele me disse q tem q retirar meu utero e uma parte do meu intestino ja q mha endometriose tomou conta de uma parte dele tbm...confesso q estou um pouco assustada c a ideia de cirurgia no intestino,ja q eh uma parte tao sensivel...mas vou confiar em Deus,pois tenho certeza q somente Ele tem o poder de curar e nos dar oq for melhor pra nos....farei mha cirurgia em novembro,assim q eu tiver as novidades volto pra contar....desejo a todas as mulheres q estiverem passando por um problema semelhante ao meu q confiem em Deus e q tenham boa sorte!...

    ResponderExcluir
  78. Olá, tenho aderência também no útero, bexiga e pelves. Constatado mediante 2 ressonâncias magnéticas.
    Temos quase certeza que elas se formaram porque tive que fazer uma laparotomia em 2011 para retirada de um mioma grande.
    Amanhã dia 20/09/2013 farei minha cirurgia por videolaparoscopia para retirada de uma trompa(pois tenho salpingite) e também remoção das aderências.
    Estamos orando para que o médico consiga fazer todo o procedimento por videolaparoscopia, evitando com isso a laparotomia(incisão abdominal), pois tememos novas aderencias.
    Não me resta fazer nada mais, senão entregar minha vida nas mãos de Deus. Sei que o melhor Ele tem para minha vida.
    À quem sofre de endometriose, adenomiose(que é o meu caso), aderências, infertilidade e etc... deixo minha soledariedade, pois sei que não é fácil. Sei das dores, porque sofro muito todos os meses quando menstruo e é uma dor tão aguda.
    Façamos o que temos de fazer e o que não nos corresponde, entreguemos nas mãos Daquele que tudo vê e tudo pode.
    Um beijo em todos com carinho.

    ResponderExcluir
  79. Olá meu nome é Patricia, estou em tratamento de fertilidade no HC, e lá foi constatada adêrencias na minha tuba direita, e ainda miomas,, fiz a cirurgia, descolaram a tuba, mais então eu corro o risco de ter novamente essas aderencias e ainda sentir dores Ahhhh Meu Deus, ja sofri tanto com Miomas, e agora mais essa!!!
    Aprendi com esse artigo, pois os medicos falavam de aderencias e a gente fica boiando sem saber o que é. obrigada por exisitir!!!

    ResponderExcluir
  80. Olá!! vou contar um pouco da minha historia. eu fiz histerectomia retirada dos 2 ovários e utero vai fazer 2 anos em janeiro. e até hoje sinto dores qdo faço esforço tipo pegar as roupas da máquina p colocar no varal e algum esforço.. doi e fica inchada a barriga..

    ResponderExcluir
  81. Oi gente,meu nome é Hanna e tenho 58 anos. Não sofrí de endometriose mas decidí entrar nesta página pois estou cheia de dúvidas acerca de minha cirurgia para retirada do útero e ovários ,realizada há 7 meses.Eu tinha 2 miomas que, mesmo depois da menopausa,não se alteraram. Há 2 anos apareceram 2 pequenos pólipos que fôram retirados através de uma curetagem. Em janeiro de 2013,após pequeno sangramento,um novo exame mostrou o aparecimento de novos pólipos.Seguindo o conselho de minha ginecologista fiz a histerectomia pois assim evitaria um futuro susto com malignidade nesta região. O interessante é que depois da cirurgia a biópsia revelou que eu só tinha os miomas "amigos" e nada de pólipos ?!?!. Já faz algum tempo que tenho tido cólicas. Quando a bexiga está cheia,pela manhâ,são um pouco mais fortes. A ginecologista diz para tomar anti-inflamatório e que,infelizmente não há tratamento e,que eu dei azar....Não me conformo com isso e não vou ficar assim. Me livrei de um problema para ficar com outro ? E nem pólipo eu tinha....Isto é possível ? Preciso saber que exame fazer para confirmar as aderências. Ela diz não haver. Me pediu um U.S. transvaginal para descartar qq outro problema. Me ajudem,please !

    ResponderExcluir
  82. Olá, tenho 44 anos e fiz histerectomia vaginal ha 54 dias e sinto dores qdo faço serviços da casa ou ando mais q 20 minutos. Fiz ultrassom transvaginal e não acusou nada. É norma essas dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou respondendo a mim mesmo, pois hoje estou muito feliz, pois as dores sumiram após 2 meses, estou limpando a casa normalmente, trabalhando e fazendo caminhada todos os dias por 1 hora. Escrevo pois sei q tem + mulheres em dúvidas iguais a mim, q acabaram d passar pela cirurgia e ficam angustiadas se tem dor por muito tempo. Fez a histerectomia: faça repouso, evite escada e alimentos ácidos (limão, etc) pois a bexiga esta sensível e é muito fácil ficar c infecção de urina (isso meu médico q falou) e faça vista grossa p o serviço caseiro, pois o q vale mais é a sua saúde. Boa sorte à quem operou ou vai operar.

      Excluir
  83. Tenho aderência pélvica,posso esta fazendo massagem linfática?
    E verdade que massagem linfática pode desgrudar os tecidos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shayenny
      infelizmente não!!! O que pode te ajudar a desfazer um pouco as aderências é a fisioterapia osteopata!! Além disso, só a cirurgia.

      Excluir
  84. adorei seus comentários e respostas obrigado!!!

    ResponderExcluir
  85. meninas, se voces puderem, consultem-se e operem por videolaparoscopia com o Dr Homero de Meirelles Junior, no Rio de Janeiro. O consultorio dele fica na rua Paulo Barreto, em Botafogo. Ele so aceita Amil e Petrobras. EMbora seja muito sarcástico e grosseiro, ele é referencia no quesito endometrioses e operacoes via videolaparoscopia. Levando seus exames la nele (ressonancia magnetica e ultrsom), ele vai te dizer se é caso operatório ou não, se é endometrioses ou nao.
    No meu caso,ele me operou por causa de um cisto de 8 cm e na hora da cirurgia estava replete de aderências, ele mesmo disse que ha tempos nao via algo igual. Porém, no meu caso as aderencias nao eram de endometriose. Tive q retirar uma trompa e um ovario, mas hoje estou gravidissima e mto feliz. Todos os enfermeiros e medicos que comento que fiz a cirurgia com o Dr HOmero, admitem q ele é grosso, mas o elogiam como excelente medico. Nao percam tempo, resolvam logo isso!

    ResponderExcluir
  86. Boa noite, meu nome é Luciana, sinto muitas dores do lado esquerdo, sao dores suportaveis mas muito incomodas. Sinto isso desde a minha ultima gravidez. Quando ia amamentar as dores eram muito fortes e parecia que estava tendo outro bebe. De la pra ca ficaram essas dores do lado esquerdo que tem piorado e uma dor forte no "pe da barriga com corrimento, parece uma inflamacao constante que nao cura com as pomadas e antibioticos. Minhas colicas menstruais sao fortíssimas e o fluxo intenso mas o que me afeta mais sai as dores no intestinos durante a menstruacao e as dores nas relacoes..que horror. O ultimo medico que passei disse que no ultrasson deu suspeita de ademoniose. A minha preocupacao maior e a dor do lado esquerdo na direcao do ovario. Estou com muito medo, pode ser aderencia? Dou o tempo todo mesmo fora da mentruacao...o que faço poia alem da dor esquerda sinto eesa dor embaixo na barriga..tenho sindrome do panico e muito medo de fazer exames...ta fogo, choro dia e noite! As dores parecem como facas entrando e dia e noite...to apavorada. Tenho amil e vou tentar consulta com Dr. Edvaldo mesmo com o panico..que medo apavorante mesmo...sera que é aderencia...desculpem o desabafo..por favor em qual regiao o Dr. Edvaldo atende...muito obrigada

    ResponderExcluir
  87. Olá! Muito bom mesmo este blog. Graças a você pude tirar todas as minhas dúvidas que os médicos não tinham paciência de me explicar. MUITO OBRIGADA A VOCÊS PELOS ESCLARECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  88. Olá, sou portadora de endometriose, fui submetida a videolaparoscopia no dia 09/06, não possuo os sintomas mais fortes da doença, mas mesmo assim, em menos de um mês recebi diagnóstico de endometriose profunda, grau IV. Na cirurgia foi retirado o ovário e a trompa direita. Mas havia problemas no útero, no ovário esquerdo e focos no intestino. Voltei na médica ontem, essa pouco explicou em relação ao procedimento, disse que como não tenho vida sexual e não sinto dores fortes, que não devo me preocupar com o intestino. Nem ao menos indicou um médico para que eu possa conferir e decidir o que fazer com o meu corpo. Simplesmente receitou anticoncepcional, que aliás, não pretendo tomar. Ficou mais preocupada em digitar dados e receitar o anticoncepcional, disse também que devo procurar um determinado local para cadastro do remédio, que tenho que tomar e que possui um preço elevado, o tal de gosserrelina. Através do google, descobri que esse remédio é o zoladex, li que provoca efeitos colaterais como aumento de peso, depressão, irritabilidade... Trabalho na área da educação, não posso ficar depressiva e irritada trabalhando com crianças. Muito menos quero engordar (era só o que me faltava) Por favor, pode me explicar o por quê dessa medicação e indicar um médico especialista em endometriose intestinal em Belo Horizonte? Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  89. Olá, tenho endometriose, fiz a videolaparoscopia dia 20/10, sempre tive cólicas no período menstrual, principalmente ao evacuar, sentia dor na relação também, na penetração profunda (doía lá dentro e parece que puxava o ânus também), ainda não menstruei após a vídeo, espero que não sinta mais cólicas, mas fiquei encucada com uma coisa, o médico disse que cauterizou todos os focos que encontrou e descolou parte da bexiga que estava aderida ao útero, perguntei se não tinha aderências no intestino e no reto, ele me disse: LÁ ATRÁS NÃO, então qual seria o motivo de sentir dor LÁ???

    ResponderExcluir
  90. Nome triste, fui diagnosticada com endo profunda está semana. estou apavaroda já está na trompa direita e reto e ovario. vou ter que fazer cirurgia, para retirada da trompa. estou apavorada. desiludida

    ResponderExcluir
  91. Olá após duas cesaria, depois de três anos senti muitas dores no abdômen do lado esquerdo sempre no período menstrual, fico inchada, sinto latejações, mudanças climáticas, é uma tortura quando vai chover, fiz ultrassom que constatou aderência, pois tenho dúvidas se também eu não tenha endometriose, queria saber se é só com a cirurgia ou pode ser feito por videolaparoscopia? Qual é a recuperação mais rápida.

    ResponderExcluir
  92. Olá boa Tarde! Eu descobri que tenho endometriose profunda através de um exame chamado mapeamento da endometriose profunda, foi diagnosticado que tenho nos ovários, reto e intestino, tenho observado que de uns meses para cá venho sentindo muitas dores nas costas e minhas fezes estão mais pastosas e fico sempre com aquela vontade de ir ao banheiro, minha menstruação somente vem um dia, nunca engravidei e tenho 38 anos, já fiz histerosalpingografia deu histerosalpinge e fiz uma videohisteroscopia o diagnóstico foi favorável, com relação essas variações intestinais é normal.

    ResponderExcluir
  93. Sinto o mesmo, procurei o médico e me pediu uma biopsia, disse que estou com um tumor no reto, mas acredito que seja aderência, sinto como se meus órgãos estivessem todos grudados, será que uma aderência pode ser confundido com tumor? Estou com medo

    ResponderExcluir
  94. Aderência pode ser confundido com tumor no reto?

    ResponderExcluir
  95. Bom, pessoal, tb apresentei endometriose. Descobri antes de engravidar de minha filha que hoje está com 5 anos. Fiz cirurgia há 2 anos, tb tive que suspender a menstruação por 6 meses para tentar engravidar logo após esse prazo. Temendo menstruar e me submeter a outra cirurgia para retirada de endometrioma, demorei mais um pouquinho, uns 8 meses, mas não fui além pq não aguentei o mal estar e as dores fortes de cabeça.
    Sabendo que DEUS é a fortaleza nos tempos de angústia e conhece os que confiam NELE, decidi parar os remédios e menstruar até que DEUS me concedesse um filho. Agi por fé. Fiz exames e meu esposo tb, mas não detectou-se nada de anormal para que eu engravidasse. A médica disse que não sabia pq eu n engravidava, assim me passou uns medicamentos para que tomasse por 6 meses.
    Já decidida a esperar somente em DEUS, não tomei absolutamente nada e ainda dei a uma amiga o remédio que ela me deu, e disse a esta amiga que se fosse da vontade de DEUS ela engravidaria, do contrário, só mesmo no tempo DELE, no qual eu iria esperar. PENSEI QUE SE DEUS FEZ NA VIDA DAS ESTÉREIS DA BÍBLIA ,PARA NOS DEIXAR DE EXEMPLO, EM UM TEMPO ONDE SÓ ELE ERA O RECURSO, ENTÃO ONDE UM REMÉDIO SERIA MAIOR QUE ELE?????
    Nesse momento que coloquei a fé em ação e à prova, DEUS chegou e agiu. Fui à médica em novembro e em Dezembro engravidei.
    DEUS É FIEL E A QUEM ELE FAZ PROMESSA, AGE E CUMPRE NA HORA CERTA!!! MELHOR É CRER DO QUE SOFRER!

    ResponderExcluir
  96. Estou sentido dores na região da incisão cirúrgica cesariana, minha ginecologista já havia me alertado sobre está doença, estava lendo o artigo, me esclareceu bastante sobre a patologia, obrigada.

    ResponderExcluir
  97. alguem ja operou de aderencias fiz uma video a 40 dias e estou com pontadas na barriga e no umbigo aindo sinto dores quanto tempo demora pra cicatrizar por dentro alguem ja fez e pode me dizer como foi nao tenho endometriose mas as dores sao horriveis

    ResponderExcluir
  98. Olá meninas!

    A dois iniciou-se uma batalha em minha vida.
    Eu e meu marido decidimos ter o nosso sonhado baby. Eu, como 26 anos, ele com 29 anos. Após muitas tentativas frustrantes, descobrimos a minha aderência peritubária bilateral, após realizar duas histeros, ambas como resultados diferentes. Após procurar vários médicos para ter uma segunda opinião, confirmo o diagnostico. Confesso que chorei muito e não aceitava o fato de eu não ter um baby da maneira "normal", sem complicações e tantos exames. Hoje retornei a minha médica, pois fechava o período das tentativas. Amanhã inicio os exames e irei encaminhar o laudo para realizar a vídeo, a suspeita é endometriose. Quando ela me comentou isso, não fiquei assustada nem triste, já chorei bastante e gritei para o mundo muitas vezes o por que disso tudo. Mas hoje penso que precisamos lutar, sem cobranças, sem querer saber os "por ques". Sei que gostaríamos que fosse tudo mais simples e mais fácil, mas não podemos mudar isso.
    Vamos em frente!
    E como diz uma amiga minha:
    "Seremos muito mais mães, isso nos torna especial."
    Espero que a minha esperança ajude muitas. Não desista, estamos juntas!
    Caso tenha alguém que passou pela vídeo e conseguiu alcançar seu objetivo em pouco tempo, gostaria de saber. :)


    Obrigada!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  99. Olá , meu nome Josi, sofro desse mal a muito tempo, 7 anos que sinto fortes dores a regiao esquerda da pelves. ja tirei uma trompa e um ovario, fiz laparotomia exploratoria, mas nao resolveu, sinto que minha aderencia é muito grande, preciona minha bexiga, meu intestino, sinto dores de morrer no ato sexual, ou seja nao tenho vida, acho meu medico um bundão, a internet me instrue mmelhor que ele. vou tentar fazer outra cirurgia, pois a que fiz foi aberta e a dor so piora, faz 15 dias que to de cama com dores pra morrer e o medico nao faz nada pra melhorar.

    ResponderExcluir
  100. Vim aqui contar o meu caso, passei por 3 cesarianas , na terceira meu marido e eu , decidimos q eu passasse por uma laqueadura pra não termos mais filhos , ocorreu td bem, chegando em casa , logo após ter tido auta do hospital, tive dores fortíssimas do lado direito , dores insuportáveis... Procuro Minho GO , a msm disse q era normal essa dor.. Resumindo a história , continuei a sentir dores horríveis no abdômen e na parte da bexiga , foi qd resulvi procurar uma segunda opinião , uma outra GO .. Fiz uns exames e constatou , aderência ..foi marcado uma videolaparoscopia, no decorrer na cirurgia a médica viu q eu estava com aderência em toda a parte abdominal.. Bexiga colada no útero, trompas coladas com tripas, intestino obstruído , usando as palavras da própria médica , VC ESTAVA TODA COLADA POR DENTRO..ela disse q conseguiu desgrudar quase td , só q a região da bexiga e o útero ficaram um.pouco pq se não ela iria perder uma parte da minha bexiga...agora estou de repouso absoluto ..qd passar alguns meses farei outros exames e se tiver aumentado as aderências, terei q infelizmente tirar meu útero.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia.Fiz minha cirurgia de endometriose a quase 3 meses, precisei retirar os ovários e as trompas, porém meu médico conservou o útero,devido ter só 36 anos, mas voltei a ter dores fortes no abdômen, vocês acham que pode ser aderências?

    ResponderExcluir