segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

RespondEndo: PERGUNTE AO DOUTOR!




Olá Pessoal!!!


O post de hoje vai dar continuação à nossa proposta de tentar esclarecer um pouco algumas dúvidas sobre a Endometriose e Infertilidade. Nada melhor do que contarmos com médicos especialistas para isso, não é? 

Contamos mais uma vez com o apoio do médico ginecologista especialista em Endometriose Dr. Edvaldo Cavalcante, da Clinica Paulista de Cirurgia Ginecológica.

Dessa vez, selecionamos 4 perguntas deixadas tanto aqui no nosso blog quanto nos nossos grupos no facebook https://www.facebook.com/groups/gapendi/

Temos observado muitas dúvidas sobre o Allurene! Não é para menos, né? Como toda medicação nova, traz consigo muitas dúvidas acerca da sua utilização, possíveis efeitos colaterais, eficácia no tratamento, dentre outras que tentaremos esclarecer nos próximos posts.

Vamos tentar tirar algumas dúvidas também sobre Qual a melhor hora para a Portadora de Endometriose tentar engravidar - antes ou depois de uma cirurgia? 

Para finalizarmos, selecionamos uma dúvida muito comum, não apenas para nós portadoras, mas como para familiares, amigos: “Porque algumas meninas sentem cólicas fortes e não tem endometriose?” Essa foi a pergunta de uma amiga nossa portadora, que é mãe e está bastante preocupada com as cólicas intensas da sua filha.

Esperamos que as respostas esclareçam um pouco das dúvidas mas lembramos que nada substitui a ida ao seu especialista, já que ele é o profissional melhor preparado para responder suas dúvidas pois é ele quem está ciente do seu tratamento, sem contar que cada organismo reage diferente do outro.

Estamos recebendo bastantes perguntas/ dúvidas; aos poucos estaremos encaminhando aos especialistas e em breve vamos postar aqui no blog. Fiquem atentas!!





1) Posso engravidar tomando Allurene?

Dr. Edvaldo Cavalcante: Allurene® não foi estudado diretamente com relação à sua eficácia anticonceptiva e, portanto, se aconselha às mulheres para usarem métodos não hormonais de anticoncepção (p.ex. métodos de barreira- preservativo) como precaução contra uma gravidez não planejada.

2) Qual a melhor medicação: Allurene ou Zoladex?

Dr. Edvaldo Cavalcante: São medicações que possuem ações completamente diferentes.  Há trabalhos demonstrando a eficácia do uso das duas drogas em seqüência (primeiro uso de  Zoladex  e na seqüência uso do Allurene ) para controle da  dor pélvica decorrente da  endometriose. Comparação isoladamente entre os dois medicamentos, ainda não há citações na literatura pesquisada.
            
3) O que é melhor: tentar engravidar primeiro ou fazer a cirurgia e depois tentar a gravidez?
                                  
Dr. Edvaldo Cavalcante: Essa decisão depende de muitos fatores. Presença ou não de infertilidade, qual a causa da infertilidade e, ainda, a presença ou não de dor; bem como qual o grau do comprometimento dessa dor na qualidade de vida da mulher. 
Há trabalhos demonstrando que as pacientes que apresentavam desejo de engravidar e foram submetidas à cirurgia para o tratamento de endometriose, apresentaram maior chance de engravidar após a cirurgia em comparação com as mulheres com endometriose não operadas. Esse aumento na chance de engravidar, foi observado em qualquer via (natural, inseminação ou  fertilização in vitro).

4) Porque tem meninas que tem cólicas fortes e não tem endometriose? Por exemplo, minha filha tem cólicas horríveis, fez USG abdominal (ela não pode fazer a USG transvaginal pois é virgem) e não deu nada,  porque então ela sente cólica?

Dr. Edvaldo Cavalcante: A cólica menstrual ocorre devido à liberação de prostaglandinas pelo útero, na tentativa de eliminar o endométrio durante a menstruação. É um sintoma muito freqüente, estima-se que mais de 50 % das mulheres apresentem cólicas menstruais em alguma fase da sua vida.
Também conhecida como dismenorreia, a cólica menstrual pode ser secundária a outras causas, como por exemplo: endometriose, leiomiomas, estenose canal cervical, processo inflamatório, alteração anatômica, etc.
O fato do USG não apresentar qualquer alteração que sugira o diagnóstico de endometriose, não descarta a possibilidade da presença dessa doença.


Se você também tem dúvidas e gostaria de vê-las esclarecidas, você também pode mandar  para nosso email gapendi@hotmail.com e/ou continuem participando dos nossos grupos no facebook ou aqui pelo blog.

Até a próxima!

Marília Gabriela
Luciana Diamante



3 comentários: