quinta-feira, 6 de junho de 2013

VAMOS NOS UNIR PARA INCLUIR A VIDEOLAPAROSCOPIA NO ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS

Olá queridos (as) seguidores (as)!




Nesta semana recebemos uma notícia muito importante e que precisa ser divulgada!

Bom, como sabemos, a Endometriose é uma doença que pode ter diferentes tipos de tratamentos. Um deles, e talvez, o mais indicado (especialmente nos casos moderados a severos) é a cirurgia por Videolaparoscopia.


A Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões (de 5 a 10 mm) no abdômen, por onde se introduz o laparoscópio que é na verdade uma lente de aumento que permite ao médico examinar com cuidado todas as estruturas pélvicas à procura de focos e implantes da doença. É uma técnica que traz grandes benefícios no tratamento da Endometriose, sendo portanto a primeira escolha entre os cirurgiões especialistas.


Em vários textos médicos sobre o tratamento da Endometriose, fica claro que existem inúmeras vantagens deste tipo de cirurgia em relação às cirurgias convencionais, como a laparotomia (cirurgia de barriga aberta), por exemplo.



Entretanto, por incrível que pareça, a Videolaparoscopia para o tratamento da Endometriose (e também para o tratamento de vários outros tipos de doenças) não se encontra no Rol de procedimentos obrigatórios da ANS (Agência Nacional de Saúde). Para quem não conhece, "o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a lista dos procedimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Essa cobertura mínima obrigatória é válida para planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e é revista a cada dois anos."


E o qual o grande problema disto? É a negativa dos Planos de Saúde em liberarem a cirurgia para a portadora de Endometriose! Alguns planos de saúde (na esperteza) se apoiam no fato de que a Videolaparoscopia não é um procedimento obrigatório que conste no rol da ANS e assim, fica fácil negar o pedido de cirurgia. É preciso muitos malabarismos e procedimentos judiciais para conseguir a liberação!

O Gapendi recebe diariamente em seus vários canais de acessos (blog, grupos, e-mail, fanpage) muitos e-mails, depoimentos e relatos de portadoras que estão tristes e, muitas vezes, desesperadas, sem saber como agir, porque tiveram seu pedido de cirurgia negado pelo Plano de Saúde.




É uma situação terrível, pois a portadora já se encontra totalmente frágil e cansada fisicamente e psicologicamente por conta das dores causadas pela doença. Muitas delas, já demoraram bastante tempo para encontrar um bom médico. E enquanto não encontravam, estavam sem poder trabalhar, estudar, cuidar da casa ou ter uma vida normal com o marido ou a família. Afinal, as dores são tantas, que as paralisam. Por isto, quando finalmente chegam ao ponto de enviar o pedido de cirurgia, as portadoras já estão no limite do limite, e daí recebem mais uma "bomba": a negativa do plano de saúde! Não é justo, não é mesmo? Isto, para não falar daquelas que nem plano de saúde tem e que dependem do SUS, mas aí, é um outro assunto que trataremos em uma postagem a parte, porque é uma boa briga que o Gapendi também vai entrar!

De todo modo, a boa notícia que recebemos esta semana e que queremos divulgar é que felizmente (e finalmente), teremos a chance disto mudar a partir do dia 07/06 até o dia 07/07/2013! É que a ANS está abrindo uma nova consulta popular, onde poderemos votar para que seja incluído no rol de procedimentos obrigatórios, a cirurgia por Videolaparoscopia. 

O que isto significa? Significa que se a ANS incluir a Videolaparoscopia, então os Planos de Saúde não vão mais ter motivos para negar esta cirurgia! E isto será uma preocupação a menos!




Portanto, VAMOS NOS UNIR PARA INCLUIR A VIDEOLAPAROSCOPIA NO ROL DE PROCEDIMENTOS DA ANS!!

É muito simples, a partir do dia 07/06, entrem no site da ANS (http://www.ans.gov.br) e votem!!!! 

Votem mesmo!!! Vamos lá pessoal!!! Todos podem ajudar! Peçam para seus amigos, familiares votarem também! Vamos fazer valer nossos direitos!!!

Unidas somos mais fortes! 

Até a próxima!

O link para votação:http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/2088-consulta-publica-53-consulta-publica-para-atualizacao-da-resolucao-normativa-que-define-o-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude



Equipe Gapendi
Luciana Diamante e Marília Gabriela

8 comentários:

  1. É aqui que se vota:
    http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/2088-consulta-publica-53-consulta-publica-para-atualizacao-da-resolucao-normativa-que-define-o-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude

    Na verdade só tem material de apoio e não tem o formulário pra participar, liguei na ANS e fiz uma reclamação 0800 701 9656

    Eles informaram pra tentar novamente mais tarde porque começou hoje e o site "está sendo atualizado". Todos deveriam ligar e obrigar a colocar o formulário no ar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  2. Nao estou conseguindo votar...como devo proceder!?

    Aguardo um sinal de voces!

    Att. Vivian.

    ResponderExcluir
  3. Meninas! O site da ANS passou o dia todo com problemas, acredito que ainda estejam em manutenção para que possamos votar! Vamos aguardar!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meninas!

    Li sobre esse site na revista Claudia e resolvi vir conhecer e adorei a causa que vocês apoiam!

    Eu tenho 23 anos e há sete meses eu busco um problema intestinal que me causa dores terríveis de cólica intestinal. Isso pelo menos era o que cinco médicos me falaram, até que eu fui a um Gastro amigo da família e ele queria fazer uma Vídeo para ver o que me causava tanta dor, mas antes da vídeo ele me mandou para um Ginecologista amigo dele especializado em fertilidade, esse médico sensacional fez o diagnostico de Endometriose em três semanas com os exames, depois de um semana já foi marcado a cirurgia para a cauterização dela.
    Hoje faz 18 dias que operei e estou ótima e feliz por ter melhorado das dores.

    A Endometriose na minha família atingiu todas as mulheres por parte da minha mãe, minha mãe mesmo perdeu o útero, pois descobriu uma endometriose muito avançada. Mas todas descobriram depois dos 40 anos, fui a única a descobrir nova.

    Apoio à divulgação dessa doença e o aumento de atendimento também, pois foi MUITO difícil para achar laboratórios bons que o convenio cobria os exames, o único que cobre tudo é o Laboratório Cura em SP.

    No que depender de mim, irei fazer muitas mulheres ficarem de olho aberto para a Endometriose para que consigam descobrir cedo igual a mim e que consigam tratar sem causar nenhum problema de fertilidade entre outros.

    Beijos
    Anna Paula Cardoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Anna!! Temos que informar e divulgar a endometriose para todos porque assim podemos ajudar muitas mulheres que até então podem tá sofrendo sem saber exatamente o motivo! Como sempre digo, a informação é a nossa maior arma!!! Bjao

      Excluir
  5. Não consegui votar. Não encontrei nenhuma informação me indicando onde deveria votar. Alguém poderia me ajudar? Obs. Adorei este site. Grata

    ResponderExcluir