terça-feira, 27 de agosto de 2013

VOCÊ JÁ CONHECE OS "TRÊS Ds" DA ENDOMETRIOSE?


Olá, seguidoras e seguidores do nosso blog!

Como muitos já devem saber, mantemos no Facebook uma fanpage chamada "Endometriose Online" (click aqui para curtir a página). Na semana que passou, publicamos a imagem acima falando sobre os "Três Ds" da Endometriose, o que chamou a atenção de vários dos nossos seguidores. Por este motivo, achamos interessante escrever um texto, mais completo, a respeito deste assunto para publicar aqui no nosso blog!

Os "Três Ds" da Endometriose referem-se aos sintomas mais comuns que podem indicar a presença desta patologia, e são importantíssimos de serem divulgados, pois sabemos que muitas mulheres apresentam algum ou todos estes sintomas, mas ainda não sabem que podem estar relacionados à endometriose.

E, porque é tão importante falar e divulgar sobre estes três sintomas?

Bom, quem acompanha o blog, os grupos, e mesmo as portadoras, sabem muito bem que o diagnóstico da endometriose costuma ser tardio. Em média, de acordo com algumas pesquisas, uma mulher pode demorar de 7 a 11 anos para descobrir-se com a doença. Por conta disto, muitas vezes, quando finalmente é diagnosticada, a endometriose já está em seus estágios mais avançados, o que não é nada bom!

Queremos mudar esta realidade, ou seja, diminuir o tempo de espera entre o aparecimento de um sintoma, característico da endometriose, e o seu diagnóstico. Afinal, como estamos falando de uma doença progressiva, quanto antes for descoberta, melhores as chances de tratamento e controle dos sintomas. Além, é claro, de melhorar a qualidade de vida da portadora.

Vamos, então, conhecer os "Três Ds" da Endometriose:

1º "D"DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR OU INFERTILIDADE


Este é um sintoma bastante frequente na portadora de endometriose. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 30% a 40% das mulheres que sofrem de endometriose apresentam a infertilidade como um dos sintomas da doença. E, entre as mulheres com infertilidade, 50% delas apresentam a endometriose. Ou seja, a infertilidade é um dos grandes fantasmas que atormenta boa parte das portadoras, podendo estar presente tanto nos graus mais leves, como nos mais avançados da doença. 

Nos graus mais avançados, a infertilidade pode estar relacionada, principalmente, às alterações anatômicas presentes neste estágio da doença. Em outras palavras, a doença causa cicatrizes e aderências que podem "grudar" os órgãos entre si, tirando-os de sua posição habitual. Como consequência, as tubas uterinas não conseguem captar o óvulo, pois estão aderidas à alguma outra parte da pelve, longe dos ovários. O mesmo pode acontecer aos ovários. Além disto, podem existir cicatrizes no interior das tubas uterinas, bloqueando-as e impedindo o encontro do óvulo com o espermatozoide.

Já a dificuldade em engravidar nas portadoras com endometriose mínima e leve, ou seja, quando não há ainda a presença de aderências, endometriomas ou obstrução das trompas causando uma alteração anatômica, pode ter outras explicações, como por exemplo as alterações bioquímicas, imunológicas e/ou endócrinas. Para entender melhor sobre estas alterações CLIQUE AQUI e leia o texto "A Infertilidade e a Endometriose"

O fato é que se um casal mantem relações sexuais frequentes e não consegue engravidar dentro do prazo de 1 ano e meio à 2 anos, então está na hora de buscar ajuda! É preciso investigar tanto o homem quanto a mulher, mas no caso da mulher, nunca se deve excluir a possibilidade de existir uma endometriose atrapalhando o sonho da gravidez!

2º "D": DOR PÉLVICA CRÔNICA OU CÓLICA INTENSA 


Sabe aquela sua amiga que todos os meses faltava uns 2 - 3 dias na escola porque dizia estar com cólica e você achava que ela era fresca? Pois é, a frescura dela pode ter sido por culpa da endometriose!  Este, talvez, é um dos sintomas mais característicos desta doença: a cólica menstrual!

Geralmente, esta dor começa a ser sentida como uma cólica "comum" que aparece durante a menstruação, e que todos dizem ser "normal", mas com o passar do tempo, esta mesma cólica "inocente", começa a se tornar um grande problema para a adolescente ou mulher adulta, a ponto de impedi-la de sair da cama para ir para escola, faculdade, trabalho e etc. Este tipo de cólica que piora com o tempo, não passa com analgésico comum e impede a mulher de fazer suas atividades cotidianas é muita característica da endometriose e nunca deve ser menosprezada nem pela paciente, muito menos pelo médico. 

E o que acontece quando este tipo de cólica não recebe o devido tratamento?

Bom, lembra que falamos que a endometriose é progressiva, pois bem, este tipo de cólica começa, então, a ser sentida mesmo fora do período menstrual. A mulher passa a ter experiências de dor antes, durante e após as menstruações. Em alguns casos, ela também poderá começar a ter dor em qualquer momento do ciclo quando for, por exemplo, evacuar ou urinar - sinal de que a endometriose pode estar atingindo outros órgãos, além dos reprodutores. Um mal sinal. 

Entretanto, é sempre bom comentar que, curiosamente, existem casos de portadoras com endometriose que não apresentam qualquer tipo de dor, e existem casos de mulheres com dores alucinantes, mas com endometriose nos graus mais leves. São dados curiosos sobre esta doença que, por si só, é cheia de mistérios. (Escrevemos um artigo tentando explicar justamente este fato, CLIQUE AQUI e leia mais.) 

Porém, a grande maioria das mulheres com esta patologia, são sintomáticas podendo apresentar algum grau de dor, seja apenas durante a menstruação, ou mesmo antes e/ou depois. Algumas sentem dores o mês inteiro! O fato é que a dor, esta palavrinha tão pequenina, faz um grande estrago na vida da portadora. Portanto, muita atenção para este sintoma!

"3º D": DISPAREUNIA OU DOR DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL


Então você, querida amiga, finalmente encontrou seu príncipe encantado e se entregou de corpo e alma para ele? Claro, né? É tão bom quando encontramos a pessoa certa com quem queremos nos relacionar e trocar intimidades. Mas, o que você não esperava é que iria começar a ter "aquela dor", certamente a pior dor do mundo inteiro para qualquer mulher que está num relacionamento amoroso: a dor na relação sexual! Também conhecida pelos médicos por este nome esquisito: "Dipareunia".

Dispareunia, é uma das queixas mais frequentes entre as portadoras de endometriose. Em geral, aparece quando a penetração é profunda e tende a ser mais intensa no período pré-menstrual. Existem, ainda, alguns casos em que a dor pode surgir quando a mulher atinge o orgasmo. De todo modo, a dor durante a relação é tão incômoda que muitas mulheres passam a ter sua vida sexual prejudicada, e consequentemente seu relacionamento amoroso também se prejudica. Por isto, é muito importante que a mulher não tenha vergonha de contar ao ginecologista (de preferência um que seja especialista em endometriose) sobre esta dor, inclusive explicando como e em que momento é sentida. Esta informação poderá ser uma dica essencial para que o médico comece a pensar na possibilidade da endometriose e, assim, investigue corretamente!

Para concluir:

Logicamente, existem alguns outros sintomas da endometriose. Mas, estes "Três Ds" são os mais frequentes e podem revelar pistas importantes para que o diagnóstico seja descoberto de maneira precoce!

Agora que já conhecemos quais são os "Três Ds" e também sua importância para o diagnóstico precoce da endometriose, pedimos a todos os nossos leitores que nos ajudem a divulgar esta informação para o máximo de contatos possíveis. Seja através de e-mail ou pelo Facebook. Basta copiar a URL deste texto e compartilhar no seu perfil! Uma atitude simples que poderá livrar muitas mulheres de um sofrimento tão grande causado pela endometriose!

Até a próxima!!


Luciana Diamante e Marília Gabriela
Coordenadoras do Gapendi
Entre em contato: gapendi@hotmail.com

3 comentários:

  1. Parabéns, como sempre ótimas matérias bem explicativas! Flavia

    ResponderExcluir
  2. oi,boa tarde eu já tinha contado a minha historia,eu nunca sentir dor na minha menstruação depois da minha da minha terceira filha eu fiz uma laqueadura dai pra comecei a sentir mutas dores no peri do menstrual ai comecei a ir a medico e nada todos os exames n dava nada ater os medicos dizia que era normal ae que fui a ouro medico fiz vários exames e nada ate que o medica disser que ia fazer uma cirurgia para descobrir o que eu tinha pois os exames n esta vão mostrado foi aonde eu descobrir que sofriar de endo depois que conhecio o grupo que fui saber direito o que era quando li uma carta para endo
    hoje continuo sofrendo com as dores,mais porque n tem feito o tratamento direito pois os medicos que entendo esses caso so no particular e no momento estu desempregada

    ResponderExcluir