quinta-feira, 5 de setembro de 2013

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR!

Olá!!

Estamos de volta com a sessão "RespondEndo: Pergunte ao Doutor!!". Porém dessa vez tem um gostinho especial!!!
Faz tempo que estávamos a procura de um médico especialista em Reprodução Humana que fosse um bom profissional e que topasse se tornar parceiro do nosso grupo, respondendo as nossas perguntas acerca desse assunto que é repleto de incertezas, medos e dúvidas.
Foi então que conhecemos a Dra. Melissa Cavagnoli*, médica especialista em Reprodução Humana da Clinica Genics, que ao ser apresentada à proposta do grupo, aceitou fazer parte desse time nos auxiliando nessas questões!!
Para começar, a Dra. Melissa falou um pouco sobre a questão da reserva ovariana e a cirurgia para retirada do endometrioma. Será que de fato há esse comprometimento? E a adenomiose, pode atrapalhar a Fertilização In Vitro?
Abordamos também uma questão que quase sempre acontece com a portadora quando pensa em fazer a FIV: É melhor tentar engravidar antes de fazer a videolaparoscopia ou a melhor opção é fazer a cirurgia primeiro para depois tentar a fertilização?
Você sabe quais os exames que devemos fazer antes do procedimento da Fertilização In Vitro? Outra dúvida que tentamos esclarecer tem relação com a hidrossalpinge, será que preciso retirar as trompas inflamadas antes de fazer a FIV?

Não esqueçam de que as respostas contidas aqui no blog não descartam a necessidade de procurar um médico especialista em endometriose, ok?

Lembrem-se sempre de que cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento!!!
Quem desejar ter sua pergunta respondida por um especialista parceiro do nosso grupo, entre em contato conosco através do email: gapendi@hotmail.com



1) Descobri que tenho Endometriose Profunda ao tentar engravidar. Fui a vários médicos e fiquei confusa com a indicação de cada um. Um deles disse que o melhor seria tentar engravidar antes mesmo de fazer a videolaparoscopia. O outro falou que eu tinha que fazer a cirurgia primeiro e depois tentar a FIV. E o terceiro disse que o melhor seria partir direto para uma FIV. Afinal, qual é a recomendação correta no meu caso?

Dra. Melissa Cavagnoli - Para saber qual a indicação correta para o seu caso, eu teria que avaliar você com base em todos os seus exames. Geralmente na medicina, existem varias opçoes para um mesmo caso, sendo que nenhuma está totalmente certa ou errada. Na maioria dos casos, as pacientes com endometriose profunda acabam tendo que recorrer a tratamentos de reprodução assistida como a fertilização in vitro. Em casos onde a paciente é jovem, pode-se tentar o procedimento cirúrgico antes da FIV. Porém, em casos onde a paciente já passou dos 35 anos, deve-se avaliar a reserva ovariana e discutir com a paciente a possibilidade de ir direto para a FIV. Em casos de endometriose leve e pacientes jovens, pode-se tentar cauterizar os focos e esperar um tempo para ver se a paciente cosegue engravidar espontaneamente antes de fazer uma FIV.

2) É verdade que posso perder minha reserva ovariana quando me submeto a uma cirurgia para retirada de um endometrioma de ovário?

Dra. Melissa Cavagnoli - É verdade sim, pois em alguns casos alem do endometrioma é retirado tecido ovariano, o que diminui a reserva. Por isso, é importante que a cirurgia seja bem indicada, e normalmente quando os endometriomas são pequenos, a FIV pode ser realizada sem retirá-los. 

3) A Adenomiose pode atrapalhar a FIV? Como isto acontece e como resolver?

Dra. Melissa Cavagnoli - A adenomiose é a endometriose no útero. Geralmente, postula-se que a adenomiose possa trazer dificuldades para engravidar, porém os estudos ainda são controversos. E também ainda não se tem um tratamento específico para esses casos.

4) Quais os exames que devem ser realizados antes da FIV?

Dra. Melissa Cavagnoli - Independente de a paciente ter endometriose ou não, alguns exames devem ser solicitados antes da realização da FIV. O espermograma é um exame muito importante e geralmente é o primeiro exame a ser solicitado quando o casal está tendo dificuldade de engravidar. Na mulher, a reserva ovariana deve ser avaliada através de exames hormonais  e adicionalmente através da contagem de folículos antrais no inicio do ciclo menstrual por ultrassom transvaginal. Alem desses, sorologias do casal como HIV, sífilis, hepatite, etc devem ser avaliados por exames de sangue. Exames hormonais como prolactina e hormônios da tireoide também devem ser avaliados. A histerossalpingografia pode ser solicitada quando o espermograma é normal e quando temos duvida a respeito da função das trompas. Em alguns caso também pode ser solicitada vídeo-histeroscopia para avaliar a cavidade uterina. Esse são os exames mais básicos.

5) Olá! Descobri através de uma histerossalpingografia que minhas trompas estão inflamadas, com hidrossalpinge. O médico me disse que gravidez só por FIV. Mas, queria saber se para dar certo o procedimento preciso tirar as trompas antes, ou posso fazer a FIV com as trompas inflamadas?


Dra. Melissa Cavagnoli- A hidrossalpinge é o acumulo de líquido nas trompas. Esse líquido é tóxico para o embrião e dificulta sua implantação. Então, antes de fazer a fertilização o ideal é fazer uma ligadura de trompas para que esse líquido não volte para dentro do útero prejudicando o embrião ou uma salpingectomia (retirada das trompas). Se a FIV for feita mesmo a paciente tendo a hidrossalpinge, as chances de gravidez diminuem.

__________________________________________________________________
*Sobre Dra. Melissa Cavagnoli:
Médica Ginecologista da Clinica Genics
Contatos: (11) 5051-7047 e 5051-7059



Até a próxima!


Equipe Gapendi
Marília Gabriela
Luciana Diamante




5 comentários:

  1. Conheci a Doutora Melissa, uma delicadeza de pessoa! Fez o tratamento de uma amiga minha! Ela é uma excelente médica, eu recomendo!

    ResponderExcluir
  2. olá tive endometriose profunda e fui aconselhada a fazer a fiv fui operada já tem 3 anos fiz a primeira fiv e não implantou na segunda os folículos amadureceram e não pode transferir e na 3 interromperam o tratamento informaram que teria que cancelar tudo porque a minha taxa de hormônio esta muito alta e não dava pra continua, minha pergunta é a taxa dos hormônios LSH e LH alto interfere em algo meu antmulleriano deu 0,03 eu perdia trompa esquerda e uma parte do ovário esquerdo tb se atrapalha tem algum tratamento para controlar estes hormônios tenho 37 anos

    ResponderExcluir
  3. ESTOU TOMANDO QLAIRA A UM MES E MEIO, E DURANTE ESSE TEMPO MENSTRUEI TRES VEZES, MEU MEDICO DISSE QUE ESSE MEDICAMENTO E PARA SUMIR UM PEQUENO CISTO QUE TNHO NO OVARIO DIREITO, FAZ QUASE DEZ DIAS QUE ESTOU COM SANGRAMENTO, AGORA JUNTO COM O QLAIRA ESTOU TOMANDO TRANSAMIM PARA CESSAR O SANGRAMENTO, MAS FAZ DOIS DIAS QUE JUNTEEI OS DOIS MEDICAMENTO, A SOMENTE A NOITE TENHO SANGRAMENTO, NAO SEI O QUE FAZER, PQ ESTOU COM MUITA DOR DO LADO DIREITO, E NAO SEI O QUE FAZER COM OS MEDICAMENTOS PQ NAO POSSO PARAR, ME AJUDE COM UMA DEFINIÇAO, OBRIGADO ANA

    ResponderExcluir
  4. Ficaremos no aguardo de uma resposta positiva.

    ResponderExcluir
  5. Olá alguém conseguiu engravidar rápido através de fiv tendo endometrioma bilaterais e endometriose profunda? Não sei se faço a laparoscopia ou a fiv primeiro. Tenho 35 anos

    ResponderExcluir