quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A ENDOMETRIOSE NA MÍDIA: UMA GRANDE CONQUISTA!

Olá, pessoal!

Como todos sabem, nos últimos dois domingos, o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu dois episódios da série "Mulher: saúde íntima", com apresentação do Dr. Drauzio Varella, em que o tema principal abordado foi a Endometriose.



Consideramos uma excelente vitória poder ver a doença sendo abordada em um canal de televisão aberto e em um programa de grande audiência! Isto porque, nunca antes a endometriose recebeu tanto destaque na mídia.

Para quem tem a doença, sabe muito bem como ela ainda é desconhecida, não apenas entre as pessoas em geral - nossos amigos, familiares -  mas também entre a própria classe médica! A falta de informação adequada, que gera todo este desconhecimento, pode ser apontada entre os motivos que levam ao diagnóstico tardio, prejudicando muitas mulheres não somente no Brasil, mas em todas as partes do mundo.

Por este motivo, o Gapendi vem há quatro anos lutando pela divulgação correta sobre a doença e, costumamos dizer que nosso trabalho é como o de formiguinhas, aos poucos e com pequenas ações, porém com muita dedicação e esforço!

Por isto, o convite para que o Gapendi participasse destes episódios foi um presentão de Natal para todas as portadoras!

Nossa participação se deu, principalmente, através da entrevista realizada com uma de nossas coordenadoras, Marília Gabriela. Além de também termos tido a participação de algumas meninas do grupo para a gravação da abertura da série e para mostrar nossa ação de conscientização entre a população que fazemos através do Projeto AbracEndo.

É claro que em se tratando de endometriose, existem muitos assuntos sérios para serem abordados. Até o momento, a maior parte das reportagens eram muito rápidas e restringiam-se apenas em focar um dos sintomas da doença, a infertilidade, esquecendo-se de falar sobre tantos outros problemas e dificuldades sérias que temos.

Mas, nestes dois episódios, vários fatores importantes relacionados à doença foram lembrados, tanto através da narração de Dr. Drauzio Varella, como através das entrevistas e casos de pacientes que foram mostrados.

Relacionamos, abaixo, todos os pontos importantes que foram mencionados e que muitas vezes são cobrados pela maior parte das portadoras, quando veem a doença sendo falada na mídia:

DOR CRÔNICA E INCAPACITANTE: 


Um dos sintomas mais frequentes na endometriose foi abordado logo no primeiro episódio, ao contarem a história de Raquel e através da entrevista realizada com o Dr. Maurício Abrão que comentou não somente das dores durante a menstruação, mas também entre as menstruações e outros sintomas importantes relacionados à endometriose:

“Cólica menstrual, geralmente severa e muitas vezes incapacitante. Dor na relação sexual. Dor entre as menstruações. Alterações intestinais durante a menstruação. Alterações urinárias durante a menstruação, geralmente dor ou alterações no hábito. E, por fim, infertilidade”.

EXAMES DE DIAGNÓSTICO: 


 O Gapendi já escreveu alguns textos e frequentemente comenta nos grupos a importância em se fazer exames específicos para o correto diagnóstico da doença! Isto também foi lembrado na série e falado nos dois episódios! Tanto sobre a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal, quanto sobre a Ressonância Magnética. Além disto, a reportagem não se esqueceu de mencionar a importância de se fazer estes exames com um especialista na doença.


EXPLICAÇÃO SOBRE A ENDOMETRIOSE E SOBRE O TRATAMENTO: 


Dr. Drauzio Varella explicou brilhantemente o que é endometriose, utilizando imagens e com uma fala muito didática. O tratamento foi também muito bem explicado, nos dois episódios, não apenas mostrando as opções medicamentosas, mas também ao falar sobre a importância da videolaparoscopia para um tratamento mais eficaz da doença.

AS CONSEQUÊNCIAS DA ENDOMETRIOSE PARA A VIDA DAS PORTADORAS: 


Em ambos os episódios, o Dr. Drauzio Varella citou várias vezes algumas consequências difíceis pelas quais muitas portadoras passam: a falta de compreensão das pessoas em relação às dores, o desconhecimentos dos médicos, a perda do emprego, as dificuldades conjugais, como podemos ver exemplificado nestas falas:

“Uma pesquisa americana mostrou que 41% das mulheres que sentem cólicas menstruais fortes já desistiram de um emprego ou foram demitidas. Elas chegam a perder, em média, 86 horas de trabalho, por ano, por causa das dores provocadas pela endometriose.

“Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que a endometriose prejudicou o casamento de 72% das entrevistadas.
E pode ser ainda pior. Ao todo, 10% das mulheres que participaram do estudo disseram que a endometriose levou à separação do casal.”

“A endometriose é uma doença frequentemente ignorada pelos médicos, e que pode se transformar num trauma para a mulher.
Muitas vezes prejudica o trabalho, o casamento, e ameaça até o sonho de ser mãe” 

AS DIFICULDADES E DESPESAS COM O TRATAMENTO: 


Esta foi  primeira vez que uma reportagem mostrou tão claramente as dificuldades pelas quais muitas portadoras enfrentam para conseguir iniciar seu tratamento. O assunto foi muito bem abordado através da entrevista de Marília Gabriela que contou toda a dificuldade e as despesas que teve e continua tendo para conseguir se tratar, como foi dito na reportagem: 

“Marília tem uma endometriose severa que atingiu os nervos, e já passou por seis cirurgias por causa da doença. Ela precisou arcar com as despesas de três videolaparoscopias. O convênio negou a cobertura dos procedimentos.


Este fato nunca era lembrado em nenhuma reportagem. Muita gente desconhecia este sofrimento e este lado da doença. Como ela mesma disse na entrevista:

“A gente sente dor fisicamente e a gente sente dor emocionalmente e também financeiramente”

Vale lembrar que também foi super importante o esclarecimento a respeito do Rol da ANS. Temos uma postagem em nosso blog falando sobre este assunto, porém muitas portadoras desconheciam que a partir de 2014 os planos não mais terão motivos para negar as cirurgias por videolaparoscopia.

INFERTILIDADE: 


Claro que o tema da infertilidade não podia faltar nesta série. É uma das causas mais frequentes da endometriose. E o legal é que os episódios mostraram dois casos diferentes de infertilidade. Um deles foi o caso de Celsa que ainda está na luta para alcançar o sonho de ser mãe, como muitas portadoras. E o outro caso foi o de Elaine. Uma história linda de superação e com um final feliz, o que com certeza trouxe muitas esperanças para todas as portadoras que são “tentantes”.

PARTICIPAÇÃO DA ATRIZ FERNANDA MACHADO: 


Não podemos deixar de mencionar a inédita participação de uma pessoa famosa, do meio artístico, que não teve medo, nem vergonha de falar que tem endometriose, e melhor ainda, que também mostrou suas dificuldades em conseguir um tratamento especializado. Fernanda Machado nos representou muito bem e o engajamento dela em divulgar a doença vai ajudar com que a endometriose se torne mais conhecida, tenha mais mídia e isto fará com que muitas portadoras se beneficiem. Fernanda Machado também vestiu a camiseta do Gapendi, mostrou nas redes sociais e fez brilhantemente a divulgação da doença! Não temos palavras para agradecer a coragem desta atriz, pois sabemos de várias famosas que têm endometriose, mas nunca quiseram se engajar nesta luta! Temos certeza que Fernanda é guerreira como nós!

SOBRE AS AÇÕES DO GAPENDI: 


Ficamos extremamente felizes quando no segundo episódio foi falado e mostrado sobre as ações do nosso grupo! Há quatro anos que lutamos arduamente em prol da divulgação e informação correta sobre a endometriose. A luta é muito difícil, pois o Gapendi tem um trabalho totalmente voluntário e não está vinculado a nenhuma clínica ou entidade. Mas, saber que nosso trabalho de “formiguinhas” tem ajudado e auxiliado tantas portadoras é de grande satisfação e nos dá mais forças para continuarmos.


Enfim, esta não foi apenas “mais uma reportagem sobre a endometriose”, mas sim uma reportagem completa que falou sobre vários aspectos da doença que nunca antes haviam sido mostrados na mídia.

Entretanto, é importante saber que em relação à mídia referente à endometriose, nunca nenhum programa de TV, reportagem de revista, jornal ou seja qual mídia for, vai conseguir abordar em detalhes todos os aspectos relacionados à doença, seja em relação a dor, ou às dificuldades no trabalho ou de conseguir afastamento pelo INSS, entre tantos outros problemas que temos. Além disto, também é difícil abordar todas as formas com a endometriose pode aparecer. Sabemos que tem mulheres que não sentem dor alguma, já outras não podem nem sair da cama. Existem mulheres que não tiveram problema para engravidar, outras não conseguem de forma alguma. Existem aquelas que conseguem trabalhar e outras que não, e assim por diante! A conclusão e que não existe uma só endometriose, mas sim “endometrioses”, por isto é tão difícil abordar todos os mínimos detalhes.

Mas, sinceramente? Depois de uma reportagem como esta não temos nada a reclamar! Afinal, só o fato de falar sobre a doença e falar corretamente (o que para nós é o mais importante), na mídia, seja de qual tipo for, já é um grande avanço e grande conquista, já que estamos falando de um doença que até "ontem" ninguém sabia o que era! E temos certeza que muitas mulheres poderão ser ajudadas e beneficiadas com esta exposição da doença ao público em geral, através destes dois episódios exibidos pelo Fantástico!

Toda a equipe envolvida no programa está de parabéns. Sabemos que fizeram o trabalho com o coração e por isto que ficou tão excelente!


Vamos divulgar! Ficar sentada reclamando não adianta nada! Temos é que agir, fazer nossa parte e divulgar cada vez mais a doença! Cada conquista deve ser sempre comemorada!

Até a próxima!

Equipe Gapendi
Luciana Diamante
Marília Gabriela

Um comentário:

  1. Eu tenho endometriose, adorei a matéria que foi feita no fantástico.
    Parabéns pela iniciativa da Gapendi.

    ResponderExcluir