quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DA NOSSA AMIGA FABIANE POSSAMAI

Oláa!!

Hoje o depoimento que vamos contar nos chegou por email e é da nossa amiga Fabiane Possamai . Ela assim como muitas de nós, vinha sentindo cólicas fortes no período menstrual que não foram investigadas desde inicio e também sofreu para encontrar um médico que de fato fosse especialista na doença!! A Fabiane teve que ser submetida a 2 cirurgias e, infelizmente, teve uma intercorrência depois do segundo procedimento!! Vale a pena acompanhar a história dela e a luta pelo seu grande sonho: A maternidade!


"Tenho 28 anos e sou casada há 10 anos. Casei-me cedo e sempre pensava: Após terminar minha graduação terei meus filhos. Colei grau em 2009. Depois disso, mudei de cidade, o que me fez adiar os planos de maternidade mais um pouco.
Sou uma pessoa muito cuidadosa com relação a saúde. Ginecologista é um profissional que visito anualmente, pois tenho muito medo de ter qualquer coisinha “desregulada”. Em meados de 2010 comecei a sentir bastante cólica, mas pensei que seria porque tinha parado de tomar anti para engravidar. Foram alguns meses de tentativa sem sucesso até que desisti em função de uma oportunidade profissional... Acontece que mesmo voltando a tomar anti continuei com cólicas terríveis.

No meu trabalho, minhas colegas alertavam para que eu fosse ver o que estava acontecendo, que isso não era normal, pois eu precisava ir para casa, ficar de cama, tantas eram minhas dores durante o período menstrual. Voltei a Ginecologista, que na época me receitou anti-inflamatórios, pois esses remedinhos de cólicas que costumamos tomar desde meninas são muito fracos, segundo ela, e eu precisava de algo mais forte. Saindo do consultório pensei que meus problemas teriam sido resolvidos. Que nada! As cólicas, mesmo com os remédios, quase me matavam! 
Meados de 2011 quis engravidar novamente... Muitos meses se passaram e nada! Chegou o mês de ir na Gineco novamente em Agosto de 2012 e, por uma graça de Deus (é o que eu posso dizer!) a minha antiga médica descredenciou do plano de saúde... E como o plano não é barato, pensei que deveria buscar alguém conveniado... Mudando assim de médica. Quando cheguei na médica nova e contei todos os meus sintomas... Ela já ligou o sinal de alerta. Mandou que fizesse o CA 125 e também um Ultrasom Trans para verificar o que poderia ter de errado. Bom, meu CA 125 deu 135!!! E no Ultrasom deu cistos no ovário e um aumento considerável no tamanho do ovário direito. A Dra. me explicou sobre a endometriose, mas que seu diagnostico seguro só ocorreria depois de uma videolaparoscopia diagnóstica. Já agendei e meu plano autorizou.
Ocorreu um imprevisto na primeira data, que seria em Novembro de 2012, com um dos médicos e reagendei para 8 de Janeiro deste ano. Preparo para a cirurgia, internar... Muitas nóias e medos... tudo passa pela cabeça. Quando acordei da anestesia e fui para o quarto, estava sozinha e a primeira pessoa que chegou lá foi a Dra.... Que me deu a pior notícia que eu tive até aquele momento: eu estava com uma endometriose severa, já estava nos ovários, trompas, intestino, bexiga e útero. Que eu deveria esquecer a possibilidade de ter filhos nesse momento. Que teria que fazer muitos exames, consultar cada especialista para ver o que poderia ser feito e que possivelmente teria que fazer novas cirurgias, acompanhadas de cada especialista, pois tantos órgãos já tinham sido afetados. 


Lágrimas e lágrimas... Depois, sacode  a poeira e vamos lá! Urologista, proctologista, gastro... Fiz uma tremenda via sacra! Fiz 1 Ultrassom com Preparo de abdomem total, duas ressonâncias magnéticas, Colonoscopia. Tudo conforme a médica pediu. Chegou o dia da consulta com ela... Isso 4 meses depois, devido ao tempo de agendar exames, fazer as consultas... Fui a médica esperançosa de ter minha cirurgia marcada, de estar resolvendo o meu problema definitivamente. Mas foi um banho de água fria. Minha médica encaminhou-me para um especialista em Porto Alegre – RS. Fiquei desesperada, pois meu plano era estadual e sei como uma cirurgia com vários especialistas custa caro! Ela me disse que não recomendava ninguém aqui na minha cidade, Chapecó – SC, que eu deveria ir para fora.

Enfim... Meio desnorteada cheguei em casa e fui para a Internet. Cheguei no Gapendi e lá em algum depoimento, que não me recordo mais vi o nome de um medico aqui de minha cidade, que inclusive era conveniado Unimed. Dei pulos de alegria e agendei uma consulta com ele, pois se ele já tinha operado essa moça e dado certo, por que não me operaria? E assim chegou dia 09/05/2013. Consulta com o Dr., por ironia do destino, com seu consultório há exatamente uma quadra de minha casa. Nele eu senti confiança... 
Disse eu ser a típica paciente com endometriose, cheia de exames! Fez o exame do toque e eu pude sentir todas as minhas lesões e, de tabela, muita dor! Me explicou tudinho, desde o começo... Enfim... Explicou-me como seria a cirurgia, os riscos... Que ele não operaria sozinho, mas com uma equipe contando com um cirurgião geral, um Urologista, mais um médico assistente. Já me deu o pedido para autorizar a cirurgia, uns exames de rotina pré-cirúrgicos e me passou o contato do Urologista, que era diferente do que eu consultei anteriormente, portanto, queria que eu consultasse com ele e levasse meus exames. 

Durante toda essa trajetória tive o apoio de meu esposo que sempre estava presente e me apoiando. Desta vez, ele quis ir falar com o Dr. antes da cirurgia. Marcamos um horário e fomos... para que ele também sentisse a confiança que eu tive, pois uma cirurgia que provavelmente tiraria um pedaço de meu intestino, reimplantaria o meu ureter e mexeria em algo muito mais delicado... meu sentimento de ser mãe! 

Tudo preparado... Ansiedade... A cirurgia ficou para 15/06, um sábado pela manhã, já agendado de propósito, pois seria um procedimento longo... Bem, uma semana antes de tudo tive uma crise de dores abdominais muito fortes que me fizeram internar por 3 dias. Isso foi um pouco de stress, ansiedade e peguei um médico no plantão que me disse que eu estava com infecção urinária! Afff. Internei novamente dia 14/06, véspera da cirurgia para fazer o preparo, ficar em jejum... Essas coisas... Dormi muito mal. Na verdade não dormi, cochilei... Imagina o tamanho da ansiedade. 
De manhã às 6 horas me despertaram para mais um laxante e às 7h fui para o centro cirúrgico. Ainda me lembro daquelas conversas que os enfermeiros usam para distrair, no meu caso o mês cabelos ruivos foram o tema central... Quando o Doutor entrou na sala me recordo que eu disse pra ele que aquele seria o dia de acabar com minhas dores... e Já não me lembro de mais nada! O mais temível estaria por vir... Foram 8 horas de cirurgia... Lesões grandes demais... 

Quando voltei da anestesia, gritei muito... Pois estava com muita, mas muita dor nas pernas. Não podiam encostar nela! Tive uma intercorrência gravíssima chamada Síndrome Compartimental¹. Os médicos focaram tanto em minha barriga que “esqueceram” de minha pernas. Dois dias depois tive que fazer uma cirurgia chamada Fasciotomia, na qual foram feitas 6 incisões nas minhas pernas para que diminuísse o inchaço e a circulação pudesse começar a voltar ao normal. Não consegui andar, encostar o pé no chão. Foi um desespero total, até desconfiança que poderia ser algo mais sério ainda...
A cirurgia de endo foi um sucesso, mas as minhas pernas sofreram as conseqüências. Cadeira de rodas, muletas, passos lentos... Hoje fazem  6 meses de tudo isso e ainda luto para a recuperação dessa lesão nas pernas que tive... Foi uma lesão nervosa, por isso a recuperação é lenta... 
Ainda não sinto o meu pé direto em algumas regiões e nem a lateral de minha perna. Ando mancando e ainda tenho muitas dores. Faço fisioterapia regularmente, já fiz duas vezes um exame chamado Eletroneuromiografia, que me deu esperança que poderei andar normalmente, ainda não 100% naturalmente, mas que no máximo uma cirurgia poderá vir a corrigir meus movimentos. E com tudo isso, cadê a endometriose? 
Estou tomando Allurene e farei uma pausa para tentar uma gravidez. Tenho apenas uma trompa, pois a outra a endo “terminou”... e a que me restou ainda está um pouco “torta”. A possibilidade de gravidez natural é difícil, mas vamos fazer algumas tentativas. Sou uma pessoa de muita fé e acredito que Deus não nos faz passar por tudo por acaso, que tudo tem um porquê. 
Espero contribuir com meu depoimento. E espero pode dar um depoimento falando sobre meus filhos no futuro, que já estão sendo gerados primeiro em meu coração, conforme uma mensagem postada há alguns dias atrás! Digo a qualquer mulher que não se conforme quando o médico disser que cólicas terríveis são normais... Eu nunca tinha tido cólicas daquele jeito, por isso, fiquem atentas aos sintomas e, se for o caso, mudem de médico, como eu fiz!"

¹ Síndrome compartimental é o aumento de pressão num espaço anatômico restrito com queda da perfusão sanguínea dos músculos e órgãos nele contido. Caracterizada pela parestesia, dor contínua, hipoestesia, edema e enrijecimento da região acometida. As causas principais podem ser a constrição de membros por aparelho gessado, curativos compressivos bem como uso inadequado de braçadeiras/manguitos para aferição de pressão arterial não invasiva (principalmente em neonatologia), além de um possível aumento de substâncias no compartimento muscular causado por um edema ou hemorragia.

Esperamos que todo o sofrimento da nossa amiga tenha fim, que ela consiga se recuperar plenamente das lesões que estão na sua perna e que ela consiga realizar o seu grande sonho: SER MÃE!!! Estamos na torcida!!!
Mande você também a sua história para que possamos publicar aqui no nosso blog!! Nos envie por email: gapendi@hotmail.com Teremos o maior prazer de publica-la aqui!!

Ate a próxima!!
Equipe GAPENDI
Luciana Diamante
Marília Rodrigues

5 comentários:

  1. Fé em Deus tudo vai dar certo querida. Somos guerreiras e vamos vencer a endometriose

    ResponderExcluir
  2. Ela é uma guerreira, eu creio que logo mais ela vai vim dar o depoimento dizendo......ESTOU GRÁVIDA, que Deus te abençoe muitoooooo bis

    ResponderExcluir
  3. Fique tranquila.. quem tem fé como você, consegue até o impossível... Deus é maior que tudo, e se você teve que passar por isso com certeza tem um motivo... Não desista do seu sonho de ter filhos... tudo vai dar certo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Essa seja apenas mais uma etapa a ser superada!! e impossível é só uma questão de fé!!! Deus é com você!!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus acabei de descobrir que tenho endometriose, varias lesões do intestino até o fígado. ..O depoimento dela me assustou

    ResponderExcluir