sexta-feira, 21 de março de 2014

"RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR"




Olá!!!

Demorou mas a nossa sessão "RespondEndo: Pergunte ao Doutor" voltou!!! Como estamos no Mês da Conscientização da Endometriose, nada mais justo que um médico especialista na doença resposta algumas das dúvidas que acaba sendo bem frequente nos nossos grupos!!!
O Dr. Edvaldo Cavalcante, que é Mestre em Ginecologia e Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp, Especialista em Endometriose, Videolaparoscopia e Cirurgia Robótica, vai ta respondendo algumas dúvidas relacionadas a cirurgia por Videolaparoscopia e sobre aderências provocadas pela endometriose. 
Ele aproveita também para responder alguns dos possíveis sintomas da endometriose na bexiga e explicar a diferença entre a Adenomiose e a Endometriose. Já que muitas portadoras possuem as duas patologias e acreditam se tratar da mesma coisa.
E o esforço? Será que quando fazemos uma atividade que solicita um esforço maior, sentimos mais dores?!! E porque muitas portadoras relatam dores nas pernas?!!!
Se você tem dúvidas e gostaria que elas fossem respondidas aqui no blog, manda para o nosso email: gapendi@hotmail.com
Lembrando que, de forma alguma, isso descarta a necessidade de procurar um médico especialista na doença! Cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento!!!



1-Uma dúvida: como é feita a videolaparoscopia? É o próprio médico q faz? Resolve mesmo as dores? Eles retiram as aderências? Mesmo do intestino?

Dr. Edvaldo Cavalcante: A Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões (de 5 a 10 mm) no abdômen, por onde se introduz o laparoscópio . Na verdade é uma lente de aumento com alta definição, que permite ao médico examinar com cuidado todas as estruturas pélvicas e do abdômen. Este procedimento é obrigatoriamente realizado em Centro Cirúrgico e sob feito de anestesia geral.
Tem que ser realizado por equipe médica que tenha formação (especialização) nessa técnica cirúrgica. É uma técnica que apresenta uma curva de aprendizado lenta, exige profundo conhecimento de anatomia e necessita de muitas cirurgias até que o profissional se sinta habilitado a operar por essa técnica.
A videolaparoscopia permite que o cirurgião retire qualquer tipo de aderências localizada em diferentes locais do abdômen, inclusive no intestino. É lógico que depende da experiência de cada cirurgião.


2- Adenomiose é a mesma que endometriose?Qual a diferença? Quais as chances deu ser mãe com adenomiose e endometriose?

Dra. Edvaldo Cavalcante: Não! São duas patologias distintas, a endometriose é a presenta do tecido endometrial (endométrio) fora da cavidade uterina. Já a adenomiose é invasão desse endométrio para dentro da camada muscular do útero (miométrio). As duas patologias podem alterar a chance de engravidar, mas torna-se difícil quantificar essa chance quando as duas patologias estão presentes.



3-Meu médico disse que eu não tenho focos de endometriose e que minhas dores são provocadas pelas aderências pélvicas, qual o melhor tratamento para as aderências? Podem me dizer se as dores das aderências pélvicas doem mais quando andamos e fazemos mais esforços?
Dra. Edvaldo Cavalcante: O próprio foco de endometriose produz substâncias que desencadeiam as dores. Esse focos também ocasionam aderências e podem evoluir para estado de fibrose, que por sua vez retraem estruturas vizinhas (músculos , nervos etc) podendo levar ao processo de dor. O caminhar, abaixar, levantar e correr, ajuda na tração desses órgãos , podendo desencadear a dor. Em pacientes que não tem endometriose e apresentam aderências por outro motivo, nós médicos nos questionamos se a cirurgia é o melhor tratamento. As aderências geralmente voltam após o tratamento cirúrgico.


4-Quais os sintomas da endometriose na bexiga?!!! Como faço para descobri se tenho foco lá?

Dr. Edvaldo Cavalcante: A endometriose de bexiga apresenta sintomas inespecíficos como: aumento da frequência urinária, dor para urinar , hematúria (sangue na urina) cíclica, dor lombar e as vezes incontinência urinária ou ainda tumoração pélvica. O seu diagnóstico pode ser realizado através dos inúmeros exames como: ultra-sonografia, tomografia /ressonância magnética, urografia excretora e cistoscopia).



5-Tenho visto nos grupos que muitas portadoras referem dor nas pernas. Isso é causado pela endometriose e por efeitos colaterais de medicações?!! E o cansaço? Porque quando fazemos um esforço maior ou até mesmo quando vamos arrumar a casa, as dores aumentam? As vezes sinto muito cansaço físico a ponto de não ter vontade de sair da cama...

Dr. Edvaldo Cavalcante: As dores nas pernas e cansaço generalizado podem estar associado ao estado de dor crônica incapacitante e ao fato da privação de atividade física. O uso de analgésicas e medicações hormonais, também podem contribuir para esses sintomas.



Até a próxima!!!!

Equipe GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante

5 comentários:

  1. OLÁ,BOM DIA...ENTÃO,SEMANA PASSADA,FUI AO GINECOLOGISTA,PRA LEVAR O RESULTADO DA RESSONÂNCIA, E LÁ ELE VIU QUE MINHA ENDO,JÁ CICATRIZOU,E DISSE QUE QUER,MA TENTATIVA PARA EU ENGRAVIDAR DO MODO NATURAL,PORQUE SE NÃO DER,VAMOS FAZER O TRATAMENTO,SE EU QUISER,E DEPOIS SE EU ENGRAVIDAR QUANDO FOR TER O BEBE,VAI SER CESARIA,PORQUE ELE VAI TER QUE RETIRAR TUDO,E TAMBÉM JÁ ATINGIU O RETO....QUERIA SABER MAIS DISSO... obs: O NOME É DO MEU MARIDO,MAS QUE FALA É A PATRICIA....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr.meu nome é cristina tenho 41 anos e Gostaria de saber quais as consequências de uma histerectomia total e quais os riscos de tomar hormonio e se a mulher perde o libido obs.tenho endometriose muita aderencias e não vou mais ter filhos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sua pergunta, Cristina. Vamos ta separando e enviando para um dos nossos médicos parceiros responderem, ok?!!!
      Fique atenta as próximas edições!!

      Excluir
  3. tenho 2 cistos endometrioticos e tomo gestinol 28 e minha medica me receito allurene pois minha menstruação estava vindo e na quarta cartela veio com vontade e ja dura 7 dias agora nao sei se espero acabar a cartela pra começar com o allurene ou se espero o gestinol acagar. Minha grande duvida é nao conseguir engravidar!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostaria de perguntar ao doutor quais são os critérios para a utilização de colostomia em mulheres com endometriose intestinal. Estou tratando minha endo no HMIB (DF) e já sabemos que dentro do intestino não há problemas, porém a médica quer se certificar que não há focos fora do intestino (farei uma transvaginal com preparo). Estou horrorizada com medo de ter que usar isso (a médica disse que se eu tiver isso há possibilidade. Mas já estou com medo).

    ResponderExcluir