terça-feira, 8 de abril de 2014

A ENDOMETRIOSE PODE SE TORNAR UM CÂNCER?


Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer! E uma dúvida que sempre surge entre as portadoras, é se a Endometriose pode se tornar um Câncer ou não!

Ouvimos de um médico, certa vez, uma frase que resumia bem a resposta para esta dúvida: “A endometriose é como um câncer que não deu certo.” 

Ou seja, somos portadoras de uma doença que se comporta como um câncer, uma vez que as células do endométrio (camada que reveste internamente o útero) crescem fora de seu lugar habitual, porém dificilmente podem se tornar malignas. 

Dizemos “dificilmente”, porque existem sim, na literatura, alguns dados demostrando uma relação entre a endometriose e o aparecimento do câncer, numa proporção bem pequena, em torno de 0,5% a 1% dos casos.

Aprofundando-se ainda mais neste assunto, alguns médicos pesquisadores do Hospital da Universidade de Karolinska em Estocolmo, Suécia, conseguiram mostrar, pela primeira vez, que o surgimento de alguns tipos de canceres, podem ter sido originados da endometriose, especialmente relacionados ao câncer de ovário. Porém, a pesquisa ainda tenta descobrir se o tratamento da endometriose, cirúrgico e/ou hormonal, tem relação com este aumento no risco de desenvolver o câncer.

Seja como for, ainda podemos dizer que esta relação é pequena, entretanto, não podemos deixar de falar que apesar de não termos uma doença maligna, sabemos que ela traz vários transtornos à vida da mulher, diminuindo sua qualidade de vida e a impossibilitando de fazer muitas das suas atividades diárias. (A endometriose não mata, mas maltrata!).

Mesmo assim, é importantíssimo lembrar que uma mulher com endometriose jamais deve deixar de fazer seus exames preventivos anualmente e cuidar da saúde como um todo. Afinal, a prevenção é essencial, quando se trata do câncer!

Vamos, então, nos unir, hoje, no Dia Mundial do Combate ao Câncer, para também divulgarmos e apoiarmos a luta de várias mulheres que bravamente e corajosamente lutam contra o câncer!

Compartilhem! Divulguem!

Até a próxima!

EQUIPE GAPENDI
Luciana Diamante
Marília Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário