quinta-feira, 24 de abril de 2014

ATENÇÃO MÉDICOS GINECOLOGISTAS: CÓLICA FORTE PODE SER SINAL DE ENDOMETRIOSE!





Quem já não ouviu as seguintes explicações para as cólicas menstruais:

“Você sente cólicas menstruais intensas todos os meses? Não se preocupe, quando você casar passa!”
“Você quer se livrar das cólicas? Tira o útero que nunca mais terá problemas!”
“Toma um chazinho de erva cidreira ou de hortelã que sua cólica vai passar rapidinho”

Acredito que muitas de nós já ouvimos um milhão de recomendações para melhorar ou aliviar as cólicas menstruais. O que muitas vezes as mulheres não ouvem é que cólica menstrual, especialmente quando é muito forte, aparece todos os meses e que não passa com chás, remédios naturais e etc, deve ser investigada, pois pode ser um sinal de um grave problema de saúde, chamado Endometriose!

É claro que nem toda cólica é sinal de alguma doença, por isto, fizemos um quadro para tentar diferenciar a cólica menstrual (que podemos considerar “normal”) da cólica menstrual que consideramos patológica e característica da presença de endometriose. Vejam abaixo:


O que queremos chamar a atenção nesta postagem é que saber a diferença entre uma cólica considerada “normal” e uma cólica da endometriose deveria ser uma obrigação de todos os médicos ginecologistas. Porém, o que temos visto, especialmente nos grupos, é que muitas mulheres apresentaram os sintomas de cólicas fortes desde a adolescência, porém, nunca ouviram de seus médicos que aquela cólica poderia ser decorrente de uma possível endometriose.

Isto é um dos motivos que leva a um diagnóstico tardio desta doença! Sabe-se, através de pesquisas, que a endometriose pode demorar, em média, de 7 a 11 anos para ser diagnosticada! Isto quer dizer que as mulheres podem sofrer anos e anos com os sintomas da doença, sem saber o que têm e sem receber o tratamento adequado!

Por isto, é triste saber que ainda existam médicos ignorando as queixas de cólicas menstruais de suas pacientes! Isto tem que mudar!

Não basta apenas conscientizar as mulheres e população em geral a cerca da endometriose, parece que muitos médicos ginecologistas também precisam aprender a reconhecer melhor os sintomas desta doença.

Temos certeza de que muito sofrimento seria poupado se os médicos fossem mais atentos e investigassem a doença logo nas primeiras queixas de suas pacientes.

A imagem que fizemos foi justamente para chamar a atenção da classe médica e também serve como um pedido de socorro de milhares de mulheres que estão sofrendo com cólicas terríveis, sem receber o devido diagnóstico e tratamento!



Se você tem um perfil do Facebook, entre na nossa fanpage “Endometriose Online” e compartilhe as imagens postadas aqui!


Vamos fazer a nossa parte na divulgação e conscientização da Endometriose!

Até a próxima!

Equipe Gapendi
Luciana Diamante
Marília Gabriela

2 comentários:

  1. Olá, sou de Curitiba, tenho 36 anos e só consegui receber um diagnóstico para as minhas dores por não conseguir engravidar. Só então suspeitou-se que eu tinha algum problema, passei por vários médicos que me disseram que sentir toda aquela dor era normal, que eu devia ser mais sensível a dor do que as outras mulheres... enfim, estou com a video-laparoscopia marcada para junho de 2014 com o Dr. Ricardo Schwarz, mas ele não me passou muita segurança, ñ esclarece muita coisa sabe, porém é o único que o meu plano oferece para esse tipo de procedimento. Estou super insegura e gostaria de saber se alguém tem alguma referência sobre ele!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei 5 meses consecutivos sendo internada por cólicas no período menstrual sendo tratada pelo mesmo médico que me dizia: essa dor é normal, é o preço que se paga por querer engravidar.

    ResponderExcluir