quarta-feira, 30 de abril de 2014

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENDOMETRIOSE TRAZ FERRAMENTA QUE AJUDA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE PROFUNDA!!



Olá!!!

A partir de hoje começa em São Paulo o 12° Congresso Internacional em Endometriose! Isso é um verdadeiro marco pois é a primeira vez que São Paulo recebe mais de 1500 especialistas de todo mundo para discutirem e apresentarem novas técnicas para cirurgias, tratamentos e formas de diagnósticos para nós portadoras!!

O evento que acontece a cada 3 anos, começa hoje, dia 30 de abril, e vai ate o dia 3 de Maio e irá proporcionar uma oportunidade única de se concentrar em poucos dias, o conhecimento atualizado, os achados biológicos e as perspectivas de pesquisa global sobre a Endometriose. Além de trazer temas como Tratamento da Infertilidade na Endometriose, Genética e Epigenética, - Mecanismo de Dor, Epidemiologia e Qualidade de Vida. 

O evento será fechado apenas para profissionais de saúde especialistas na doença porém o GAPENDI estará presente, representando as portadoras de Endometriose e depois vamos tá contando um pouco aqui no nosso blog sobre os assuntos abordados!! 

Um deles será o novo dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio, que foi pauta da matéria abaixo, e ajuda a separar tecidos comprometidos sem a necessidade de suturar, cortando e cauterizando a parte indesejada com o calor do ultrassom! Sem dúvidas, isso vai ajudar bastante nas cirurgias e poderá diminuir um pouco as famosas e terríveis aderências!!

Quer saber mais? Vale a pena ler a matéria a seguir e aguardar os novos post do nosso blog, onde contaremos um pouco do que foi discutido ao longo do congresso!!! 

Desde já agradecemos o apoio da Sociedade Brasileira de Endometriose que nos deu a oportunidade de estar presente nesse evento de tanta importância para nós portadoras!!!


Equipe GAPENDI

Marília Rodrigues
Luciana Diamante


Ferramenta ajuda no tratamento de endometriose profunda

Dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio ajuda a separar tecidos comprometidos sem a necessidade de suturar, cortando e cauterizando a parte indesejada com o calor do ultrassom, de forma minimamente invasiva.

"Estima-se que mais de 15% das mulheres em idade fértil, de 15 a 45 anos, sofrem de endometriose, o que representa cerca de 15 milhões de brasileiras. Desse total, aproximadamente 40% sofrem de endometriose profunda, quando é necessária a intervenção cirúrgica para tratamento. A boa notícia é que uma nova tecnologia utilizada em cirurgias minimamente invasivas realizadas para o tratamento da doença acaba de desembarcar no Brasil. O Sonicision®, primeiro dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio, será lançado durante o 12º Congresso Mundial de Endometriose, que ocorre de 30 de abril a 3 de maio no World Trade Center, em São Paulo (SP).
O grande benefício da nova tecnologia é ajudar o cirurgião a separar os tecidos comprometidos sem a necessidade de suturar, cortando e cauterizando a parte indesejada com o calor do ultrassom, de forma minimamente invasiva, por laparoscopia (cirurgia por vídeo).
“A endometriose superficial apresenta-se em pequenas vesículas, que podem ser tratadas com hormônios. Quando esse tratamento não é feito, ou quando a endometriose é muito agressiva, formam-se cicatrizes de mais de 5 milímetros de espessura ao redor dessas vesículas. Essa é a endometriose profunda, quando a intervenção cirúrgica faz-se necessária”, explica o Prof. Dr. Paulo Ayroza, especialista em endometriose profunda. “Nesse caso, é preciso ressecar o tecido doente – a fibrose que cresceu em volta da vesícula – com cuidado, para preservar a integridade do órgão, ou seja, cortar com rapidez e controlar o calor do aparelho cirúrgico, para não lesionar o órgão no qual o tecido está aderido”.
A endometriose é um processo inflamatório no qual as células do endométrio – camada que reveste a parede interna do útero e onde o óvulo se implanta depois de fertilizado -, migram no sentido oposto, em vez de serem expelidas na menstruação. Ou seja, a mulher que sofre desse mal apresenta fragmentos do endométrio fora do útero, que caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
Entre os principais sintomas, estão cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais, dificuldade para engravidar e sangramentos intestinais e urinários. Se não tratada corretamente, a endometriose pode causar infertilidade, dores crônicas e atingir os órgãos vizinhos, como bexiga, intestinos e ovários.
O dispositivo de dissecção ultrassônica sem fio Sonicision® é um avanço sem precedentes na energia ultrassônica. O dispositivo proporciona eficácia clínica comparável às tecnologias líderes do segmento, além de benefícios exclusivos do primeiro projeto sem fio do setor. O Sonicision® permite melhor liberdade de movimento na sala de operações através da inovação da tecnologia sem fio. As características de design aerodinâmico apresentam uma montagem rápida e simples, o que aumenta a eficiência na sala de operações. O dispositivo também utiliza um controle único de ativação de energia dual mode para a transição suave entre dois modos de potência dentro de um único botão. Esta característica permite que os olhos do cirurgião permaneçam no campo cirúrgico, em vez de focar no instrumento para aprimorar o processo.
Vencedor de uma série de prêmios (Medical Design Excellence Awards 2013, Excellence in Surgical Products em 2013, The Red Dot [Design] Award e Excellence in Innovation 2013), o Sonicision® é clinicamente testado e comprovado como um dos mais rápidos e eficazes dissecadores do mercado, além de produzir menos vapor cirúrgico em comparação aos seus concorrentes, o que promove menor obstrução visual durante o procedimento – o que é crucial em cirurgias videolaparoscópicas. Além da cirurgia ginecológica de endometriose profunda, o Sonicision® também é indicado para cirurgias de Urologia e Gastroenterologia (incluindo Bariátrica e Colorretal), entre outras."
Fonte: http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/noticias/ferramenta-ajuda-no-tratamento-de-endometriose-profunda/


Nenhum comentário:

Postar um comentário