segunda-feira, 20 de outubro de 2014

NOVO MUTIRÃO GRATUITO DA CETRUS PARA USG COM PREPARO INTESTINAL



Olá!!!!!

Mais uma vez a Clinica Escola CETRUS realiza um mutirão  gratuito para realização de alguns exames, incluindo a ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL COM PREPARO INTESTINAL!!

Esse exame é de muitíssima importância para nós portadoras de Endometriose, pois ele é um dos exames de imagem específicos para o diagnóstico e acompanhamento da Endometriose profunda!! Infelizmente são poucos os planos de saúde que cobrem esse exame e o SUS praticamente nao oferece. Cabe as portadoras pagarem particular e, quase sempre, é complicado para arcar com esse custo.

A Cetrus é uma clinica escola e os exames serão realizados por estudantes devidamente supervisionados. Desde inicio do ano a CETRUS virou parceira do GAPENDI e tem disponibilizado essas vagas para que as participantes do nosso grupo realizem esse exame importante gratuitamente.

Para quem ainda não conhece, a USG transvaginal com Preparo Intestinal é diferente da Ultrassonografia Transvaginal Tradicional (a que fazemos como exame de rotina) por justamente ter a questão do preparo intestinal. Isto porque ao realizar uma "limpeza" do intestino, as alterações e lesões da endometriose ficam mais evidentes nas imagens do ultrassom, permitindo ao examinador localizá-las, dimensioná-las e descrevê-las em detalhes a fim de ajudar no diagnóstico e posterior planejamento do tratamento proposto pelo médico da paciente.

É um excelente exame para diagnosticar, por exemplo, lesões no retossigmoide ( que é uma das localizações mais frequentemente acometidas pela endometriose intestinal), além de permitir a visualização de lesões em outras regiões/órgãos, que provavelmente não seriam vistas em exames de USG sem o preparo intestinal, já que muitas vezes os gases intestinais causam "zonas de penumbra" que atrapalham, inclusive, a visualização dos ovários e outras regiões que podem estar comprometidas. Para quem tem dúvidas, vale a pena conferir esse texto (clica aqui) que explica exatamente o que é, como é feito e a importância desse exame!

Então é isso, os exames serão realizados nos dias 7, 8 e 9 de novembro na CETRUS em São Paulo. Apesar do exame ser realizado na cidade de São Paulo, mulheres de qualquer local do Brasil podem participar.

Quem tiver interesse, tem que entrar em contato com a CETRUS, informar que faz parte do grupo GAPENDI e que gostaria de participar do mutirão para realização do exame de USG transvaginal com preparo intestinal.

Mais uma vez agradecemos, imensamente, a CETRUS pela parceria com o nosso grupo e por disponibilizar essas vagas as nossas portadoras!!!

EQUIPE GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante

Um comentário: