segunda-feira, 13 de outubro de 2014

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR- ESPECIAL INFERTILIDADE COM A DRA. GENEVIEVE COELHO



Olá


A sessão: "RespondENDO: Pergunte ao Doutor" de hoje vai falar sobre um dos sintomas frequentes na Endometriose e que reflete no sonho de muitas mulheres: INFERTILIDADE!!!
Aproximadamente 30% a 40% das mulheres que sofrem de endometriose apresentam a infertilidade. E, entre as mulheres com infertilidade, 50% delas apresentam a endometriose.

Por isso mesmo, a partir de hoje, esta nossa sessão contará também com o apoio e parceria dos médicos da Clinica IVI, que é uma clinica com grande tradição na Espanha, onde foi fundada, e que chegou ao Brasil em 2009, com o objetivo de ajudar as mulheres a realizarem o sonho da maternidade. 


A IVI tem duas unidades aqui no Brasil, uma em Salvador e outra em São Paulo. E os médicos, de ambas unidades, vão colaborar com a nossa sessão. Além da parceria aqui no Blog, a IVI vai ta apoiando algumas das nossas ações. Desde já agradecemos muito o contato e sabemos que essa parceria dará ótimos frutos!!Fiquem atentas!!!


Quem nos ajudará nest post será a Dra. Genevieve Coelho, da Clinica IVI de Salvador/BA. Hoje vamos tá falando sobre algumas dúvidas frequentes no nosso grupo no Facebook como: adenomiose X gravidez,  opções de tratamento para engravidar, Idade X Infertilidade e Cirurgia ou FIV, qual a seria a prioridade.

Quem tiver dúvidas, mande para o nosso email gapendi@hotmail.com, que vamos encaminhar para um dos nossos médicos parceiros e postaremos aqui na nossa coluna. Lembrando que, de forma alguma, isso descarta a necessidade de procurar um médico especialista na doença! Cada caso é um caso e a avaliação médica é fundamental para um bom tratamento!!!
  


1-Tenho Adenomiose, isto impede a gravidez? 


Dra. Genevieve CoelhoAdenomiose é uma patologia uterina caraterizada pela presença de glândulas e tecido endometrial dentro do miométrio (dentro do músculo que forma o útero), podendo ser focal, envolvendo apenas em uma determinada região, ou difusa, quando se espalha por toda parede uterina. A adenomiose é uma doença diferente da endometriose, mas frequentemente estão relacionadas.
Apesar de existir a relação entre a adenomiose e a infertilidade, com o tratamento adequado é possível engravidar.


2-Eu gostaria de saber se só a fertilização in vitro é uma opção pra infertilidade ou existem tratamentos em clinicas que podem aumentar a chance de engravidar.


Dra. Genevieve Coelho-Depende do problema e da complexidade do problema. Existem vários tratamentos de fertilidade, os principais são:
Inseminação Artificial
Fertilização in Vitro
Fertilização in Vitro com óvulos de doadora


3- A infertilidade pode se agravar pela idade?! Tenho endometriose desde os 15 anos.. acabei de terminar o tratamento com Zoladex.. Como tenho agora 21 anos, é mais fácil engravidar por ser mais nova??



Dra. Genevieve Coelho- Sim. Existe uma relação entre a fertilidade e a idade da mulher, independente da endometriose, pois as mulheres nascem com uma reserva de óvulos que vai liberando ao longo dos ciclos menstruais que envelhece com elas. Por exemplo, segundo a American Society for Reproductive Medicine (Sociedade Americana para a Medicina Reprodutiva) enquanto as chances de gravidez quando a mulher tem 20 anos pode chegar a 25%, após os 35 anos é aproximadamente 15%.


4- O que é mais recomendado para as portadoras de endometriose IV para ter mais chances de engravidar na FIV, fazer depois ou antes da cirurgia?



Dra. Genevieve Coelho Depende da reserva ovariana e das lesões endometrióticas, se localizadas em trompas e/ou ovários. Quando falamos de saúde, cada caso é único e cada tratamento também.



Sobre a Dra. Genevieve Coelho

Diretora do IVI em Salvador/BA.Ginecologista formada pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Pós- Graduada em Video Cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão. Pós- Graduada em Reprodução Humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade na Espanha. Delegada da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.



Até a Próxima!!!

Equipe GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário