sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RESPONDENDO: PERGUNTE AO DOUTOR!

Olá, pessoal!



Vamos tirar nossas dúvidas sobre a endometriose?

Esta é a primeira publicação de 2015 do nosso quadro: “RespondEndo: Pergunte ao Doutor”. (veja todas as publicações deste quadro na aba "RespondEndo" que aparece no início do nosso blog).

Para quem ainda não sabe, periodicamente selecionamos as dúvidas que aparecem com maior frequência entre as portadoras (tanto as que chegam através do nosso e-mail, quanto as que são feitas nos nossos grupos do Facebook) e as enviamos aos médicos (colaboradores do Gapendi) para que possam respondê-las e, assim, nos ajudar a entender um pouquinho melhor sobre a Endometriose.

Você sabe, por exemplo, o que significa o termo "mapeamento da endometriose"? E porque será que na Ultrassonografia Transvaginal “tradicional” (aquela que os médicos pedem “de rotina”) muitas vezes não consegue visualizar os focos da endometriose?

E para aquelas que realizam a Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal periodicamente (para acompanhamento da endometriose) será que também precisam fazer a Ressonância Magnética ou não há necessidade?

Falando em Ressonância Magnética para o diagnóstico da endometriose, será que precisa ser feita com preparo intestinal?

Para responder a todas estas dúvidas teremos, mais uma vez, a importantíssima participação da Dra. Luciana Chamié, médica radiologista especialista no diagnóstico por imagem da endometriose, colaboradora e parceira do Gapendi!

Lembrando que as respostas dadas aqui não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o seu médico! O acompanhamento com um especialista em endometriose é primordial para o sucesso do seu tratamento!

Vamos às respostas:

---------------------------------------------------------------------------------------

1) O que quer dizer “mapeamento da endometriose”?


Dra. Luciana Chamié: O mapeamento da endometriose consiste na identificação dos focos da doença, com uma descrição detalhada da localização, dimensões, estruturas comprometidas, bem como de pontos importantes em relação a possíveis complicações ou dificuldades a serem vencidas pelos cirurgiões (infiltração de nervos, ureteres, intestino, bexiga, etc..). Em alguns serviços, além do laudo detalhado há um diagrama ilustrativo, com o “mapa” da doença, muito útil para a compreensão dos achados, tanto pelas pacientes como pelos seus médicos.

2) Porque a USG transvaginal normal (de rotina) não mostra a endometriose?


Dra. Luciana Chamié: A endometriose profunda pode ser visualizada em um exame realizado sem preparo intestinal (“normal”), porém de forma limitada e muitas vezes incompleta. A utilização do preparo torna o campo de visão mais limpo e claro, possibilitando acrescentar detalhes sobre as dimensões, extensão, e grau de infiltração das lesões, o que é muito limitado em um exame sem preparo.

3) Eu faço USG com preparo intestinal de 6 em 6 meses para acompanhamento da endometriose. Será que é necessário também fazer a Ressonância Magnética?



Dra. Luciana Chamié: Os exames de controle evolutivo devem ser feitos de preferência pelo mesmo profissional e utilizando-se o mesmo método, para poder propiciar uma comparação mais fidedigna. Desta forma, se você realiza US com preparo intestinal a cada 6 meses não há necessidade, a princípio, de realizar também a ressonância magnética. Este método estaria indicado caso houvesse alguma dúvida ou necessidade de complemento. 

4) Para fazer a Ressonância Magnética é preciso fazer preparo intestinal?



Dra. Luciana Chamié: Sim, o preparo intestinal é fundamental para a RM, pois este método é muito sensível aos artefatos causados pelo conteúdo de gás e resíduos fecais habitualmente presentes nas alças intestinais, bem como pelo movimento intestinal constante. Além disso, ao se esvaziar parcialmente as alças se obtém um campo de visão mais claro e melhor identificação dos focos de endometriose na parede intestinal.

-----------------------------------------------------------------------------------

Queremos agradecer imensamente à colaboração da Dra. Luciana Chamié, sempre muito carinhosa conosco e com todas as portadoras que ela atende!

Lembrando que o GAPENDI mantem uma parceria com a Clínica Chamié Imagem da Mulher para a realização da Ultrassonografia Transvaginal com Preparo Intestinal, oferecendo um bom desconto no valor deste exame.
As interessadas devem ser seguidoras do nosso blog e enviar um e-mail para gapendi@hotmail.com para que possam ter o desconto!

E fiquem atentas! Em breve mais dúvidas serão publicadas no blog!

Até a próxima!

Luciana Diamante
Marília Gabriela
Coordenadoras do GAPENDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário