sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

OS LUCROS DA ENDOMETRIOSE E A DOR NO BOLSO DA PORTADORA! ISTO TEM SOLUÇÃO?

Olá pessoal!

Bom, como vocês sabem aqui no blog já falamos bastante sobre as “Dores da Endometriose” (as físicas e as emocionais), mas hoje vamos falar de uma “dor” muito frequente entre as portadoras e que, cada vez mais, parece não ter solução nem remédio que melhore: a “Dor no Bolso”!

Suponhamos a seguinte situação: você está cada dia com mais dor e começa a entrar em desespero, pois leu, no blog do Gapendi, que dores fortes que aparecem antes, durante e depois das menstruações podem ser endometriose. Você também leu que a doença é grave, que precisa de um diagnostico precoce e não adianta nada ir a qualquer ginecologista do seu plano, tem que ser um especialista! Então, depois de conseguir algumas indicações, você liga para a clínica de cada um e acaba descobrindo que muitos não atendem mais por planos, e os que atendem, não aceitam o seu plano!


Seu desespero começa a aumentar (e as dores também). Tentando resolver a situação e conseguir logo uma consulta com um especialista, você cogita em passar num posto de saúde, e pedir um encaminhamento para algum hospital do SUS que tenha ambulatório de endometriose. E, então, duas coisas podem acontecer: ou o médico do posto (que com certeza não entende nada de endometriose) considera sua queixa de dor como “normal” e não vê a necessidade de encaminhamento. Ou então, ele te encaminha e quando você consegue consulta no SUS, descobre que seu caso é cirúrgico e a fila de espera para realizar a videolaparoscopia pode chegar a cinco anos! Você não quer ficar sofrendo de dor durante tanto tempo (claro, ninguém quer), até porque as dores continuam piorando e até já te fizeram perder seu emprego!

O que fazer?

Bom, neste ponto listamos quatro possíveis saídas: pedir empréstimo para o banco, vender algum bem material (como o carro, por exemplo), suplicar por ajuda financeira aos parentes, ou ainda, consultar um advogado para que ele entre com uma liminar obrigando o plano de saúde a pagar o seu tratamento. Talvez você pense que esta última é a melhor opção. Afinal, entrar com ação judicial sempre parece ser a solução, mas o que você não imagina é que o valor que um bom advogado irá te cobrar para fazer esta petição, é quase o mesmo que o médico cirurgião te cobra para fazer a cirurgia. E tem outro detalhe: o fato de ganhar uma liminar não quer dizer que você ganhou o processo. O processo continua e existem chances reais do plano sair vitorioso e você ter que pagar ao médico, ao seu advogado, ao advogado do plano e sei lá mais quem! É claro que, se você preferir, também pode procurar a Defensoria Pública de sua cidade, mas só vai adiantar se estiver sem pressa de conseguir tratamento! Portanto, em todos os casos, você ficará com uma dívida que poderá até te trazer mais dores que a própria endometriose!


E, então, você decide pelo “tiro de misericórdia”, quer dizer, sua última opção (a pior que uma mulher com endometriose poderia tomar): marcar consulta com um ginecologista “qualquer” do plano!

Vocês não fazem ideia de como este é um erro terrível para muitas portadoras! Cansamos de ver nos grupos, relatos de mulheres que se submetem a uma cirurgia, muitas vezes, por laparotomia (cirurgia aberta não indicada para o tratamento da endometriose) e que depois de alguns meses, aparecem no grupo no maior desespero em busca de médicos especializados, porque o ginecologista que as operou não fez absolutamente nada na cirurgia para tratar a endometriose! Só as enganaram!

O pior é que quanto mais cirurgias uma mulher com endometriose faz, maiores as chances de se formar aderências pélvicas: outro problemão e que traz ainda mais dores para a portadora. Isto para não dizer daquelas que se submetem à cirurgia com qualquer médico, e saem do hospital mutiladas, sem as trompas, ovários, útero, e mesmo assim continuam com dores, pois a endometriose mesmo, não foi tratada corretamente!

Que situação, não é?


É claro que gostaríamos de poder escrever aqui que já existe uma solução pronta para tanta dificuldade em se conseguir um tratamento adequado para a endometriose no Brasil. Mas, infelizmente não há.

O que parece, na verdade, é que a endometriose se tornou um “negócio lucrativo”. As indústrias farmacêuticas não nos deixam mentir! Talvez elas até queiram que sempre tenhamos dores e que ninguém nunca descubra a cura da endometriose, pois é muito lucrativo vender medicações para as portadoras. Sejam medicações analgésicas, anti-inflamatórias, hormonais, ou as específicas para a endometriose. Além, é claro, dos lucros obtidos na venda da instrumentação cirúrgica necessária para a videolaparoscopia.

Outro ponto a se observar é que cada vez mais médicos especialistas estão abandonando os planos de saúde, cobrando caro pela consulta e uma fortuna pela cirurgia. Eles estão errados em fazer isto? Não, na verdade, não estão! Eles não têm culpa do plano pagar uma mixaria por uma consulta e uma merreca para que passem três, quatro, cinco horas realizando uma operação dificílima e delicadíssima como é a da endometriose.

Mas, é claro que também existe um interesse financeiro por trás disto tudo! Aliás, cada dia temos mais certeza de que existem muitos interesses financeiros e maquiavélicos por trás da Endometriose!


Este texto é só para fazermos uma reflexão e também tentar que o nosso Governo, os médicos e os donos de indústrias farmacêuticas conheçam a realidade das portadoras (muitas estão sem nenhum tratamento) e se sensibilizem em nos auxiliar!

Nós, do GAPENDI, desejamos muito que tenhamos conquistas nesta área do diagnóstico e tratamento da endometriose e estamos abertas em ajudar e fazer parte de toda e qualquer iniciativa em prol das portadoras! Sejam quais forem!



Por isto, se algum político estiver lendo este texto, ou algum médico especialista, ou algum executivo de indústria farmacêutica, que tenha se sensibilizado pela nossa “causa” e queira nos ajudar de alguma forma, por favor, entre em contato conosco! Queremos nos unir a todos aqueles que podem e querem nos ajudar! No final deste texto estão nossos contatos, é muito fácil falar conosco!

E quanto a vocês, familiares, amigos de portadoras, e as próprias mulheres com endometriose, talvez a solução esteja com a gente! Sim, nós que somos as maiores interessadas, precisamos nos unir para reivindicar melhores condições de tratamento, para todas as portadoras, em cada cantinho do País!

Você quer ajudar? Então, faça parte da nossa Campanha de Conscientização e Sensibilização da Endometriose! Estamos fazendo vídeos para mostrar a todos quem somos, o quê passamos e o quê precisamos para viver livre de todas as dores da endometriose: físicas, emocionais e financeiras!


Como ajudar? Simples, você pode:

*Compartilhar nossos vídeos no seu perfil do Facebook;

*Curtir nossa fanpage “Endometriose Online” e compartilhar nossas publicações;

*Adquirir a camiseta do nosso grupo e divulgar sobre a endometriose em sua cidade, comunidade, igreja, vizinhança, seja onde for!

*Participar dos nossos encontros e eventos;

*Se você for um(a) jornalista, por exemplo, pode escrever uma matéria com o nosso grupo, mostrando a realidade que passamos, ou se conhece algum meio de comunicação que queira divulgar nossos vídeos, nos avise para que possamos entrar em contato;

*Talvez você conheça um político disposto a nos ajudar, conte para ele nossa situação e a luta do nosso grupo contra a endometriose;

*Comunique ao seu médico a existência do nosso grupo; quem sabe ele também queira nos ajudar a realizar eventos como palestras, encontros ou de alguma outra maneira!

Enfim, muita coisa pode e deve ser feita para ajudar as portadoras! Basta nos unirmos, porque "ninguém é tão melhor sozinho, quanto todos nós juntos"!

Vamos arregaçar as mangas e começar a transformar as dores em sorrisos?



Contamos com a ajuda de todos vocês!!


Seguem abaixo nossos contatos:

Entrem em contato conosco: gapendi@hotmail.com

PERFIL NO FACEBOOK: 


FANPAGE ENDOMETRIOSE ONLINE: 


YOUTUBE: 
http://www.youtube.com/user/GAPENDI


Até a próxima!

Luciana Diamante
Marilia Gabriela
Coordenadoras do GAPENDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário