quarta-feira, 10 de junho de 2015

TEMOS CÓLICA!! NÃO TEMOS "MIMIMI"!!!!



Começou a ser vinculado ontem uma propaganda bastante infeliz de uma industria farmacêutica onde cita, ironicamente, que cólica menstrual e/ou o estado em que a mulher fica nessa situação seria "mimimi".  Expressão bastante usada no meio virtual para descrever ou imitar uma pessoa que reclama. O "mimimi" é uma conotação pejorativa, sendo muitas vezes é utilizado para satirizar alguém que passa a vida reclamando.

Viemos, portanto, através deste post explicar que ter cólica não é frescura e as mulheres que sentem não vivem de "mimimi"! Muito pelo contrario!!
Nem a cólica ( dor física em si), muito menos o estado e/ou sentimento que ficamos nos dias em que estamos com fortes dores e que precisamos nos ausentar das nossas atividades do cotidiano, como trabalho, atividades domesticas, escolares e etc. Esse assunto não pode ser tratado como piada, com ironia! 

A cólica menstrual é um dos principais sintomas de uma doença crônica, que ainda não tem cura, chamada ENDOMETRIOSE, que acomete mais de 7 milhões de brasileiras; ocasionando além das fortes cólicas menstruais, declínio na qualidade de vida, com destruições de sonhos, adiamento de planos e tarefas.

A mulher que sente cólicas menstruais, que muitas vezes precisa se ausentar das suas atividades e que muitas vezes é taxada de fresca ou com "mimimi" ( assim como refere a propaganda) precisa na verdade é de cuidados médicos!!
Não precisamos de propagandas irônicas e sim de compreensão, respeito e ajuda no sentindo de divulgar que ter cólica não é normal!! Que não é frescura, que não ficamos de mimimi e sim que ficamos de fato mal nesse período, que precisamos de auxilio médico!! 

A portadora de Endometriose, além de sofrer com todos os sintomas, ainda sofre muito com o preconceito das pessoas que acreditam que cólica menstrual é normal, bobeira e até mesmo "mimimi", como se refere esta infeliz propaganda.

Quem tem cólica não pode se medicar sozinha, seja ela a medicação que for! Precisa urgentemente procurar investigar se tem Endometriose, uma doença extremamente séria e que é diagnosticada cada vez mais tarde porque propagandas ridículas como esta, passam a mensagem de que ter cólica é um "mimimi". 

Voltamos a reforçar que esta indústria farmacêutica acaba de prestar um DESserviço a todas as mulheres que lutam para informar e alertar sobre a Endometriose e suas consequências na vida da mulher!!!! Pois enquanto tratarem a cólica e todas as consequências que esta trás na vida da mulher como "Mimimi", como frescura, milhares de mulheres continuarão sofrendo com a Endometriose sem um diagnóstico correto e precoce. Propaganda insensível e que não oferece nada de bom!! 

Nós, portadoras de endometriose, nos sentimos extremamente desrespeitadas com esta propaganda que alias, não deixa de ter também cunho machista.
TER CÓLICA NÃO É NORMAL, MUITO MENOS UM MIMIMI!!!!

Se você nao conhece o que é a Endometriose, seus sintomas e suas consequencias na vida de uma mulher, convido a acessar o nosso blog http://eutenhoendometriose.blogspot.com/ ou a fazer parte do nosso grupo GAPENDI aqui no facebook e verás que a mulher que sente cólicas fortes pode ter tudo, menos o MIMIMI!! Muito pelo contrario, somos mulheres fortes, guerreiras, que enfrentamos tudo o que a doença causa e ainda temos que aguentar esse tipo de ofensa!!

CONVOCAMOS A TODOS AQUELAS QUE TEM CÓLICA MENSTRUAL OU QUE CONHECEM ALGUÉM QUE TENHA E QUE SABE QUE VAI MUITO ALÉM DO MIMIMI, COMPARTILHE ESTA IMAGEM!!!
‪#‎EuSintoCólicaForte‬ ‪#‎EuTenhoEndometriose‬ ‪#‎EuNãoTenhoMimimi‬ ‪#‎CólicaMenstrualNãoÉFrescura‬


EQUIPE GAPENDI
Marília Rodrigues
Luciana Diamante

Um comentário: